Aplicativos híbridos ou nativos: o quê levar em conta na escolha?

Várias discussões mantém o mundo mobile aquecido, desde o notável crescimento de algumas fintechs mobile based, passando pelas novas versões de sistemas operacionais ou devices (smartphones e wearables) e é claro, as diferenças do desenvolvimento mobile frente a outras plataformas. A escolha da tecnologia para criar aplicativos é também uma destas discussões e a seguir discorro sobre como enxergo a diferença entre lamentar prejuízos e escolher com louvor:

Falando em bom senso

Nada melhor do que o bom senso para conduzir reuniões, sejam elas de planejamento de escopo de projeto ou definições técnicas relacionadas a arquitetura do aplicativo. O fato é que a presença ou ausência do bom senso traz consigo elogios e críticas, respectivamente.

Este comportamento será o amigo número um durante a escolha da tecnologia a ser utilizada para desenvolvimento de aplicativos. Digo isso, pois a primeira vista é muito simples considerar o desenvolvimento híbrido ou cross-platform como as melhores opções, afinal, quem não quer desenvolver um aplicativo em menor tempo e ainda vê-lo operar em todos os Sistemas Operacionais mobile?

Agir desta maneira ou criar projetos para atender nativamente os SOs mais expressivos (Android, iOS, W. Phone)?

A diferença é insana e parece injustificável, contudo, nem tudo deve ser levado a ferro e fogo, keep reading.

dev, development

“Escolhi a melhor tecnologia” vs “Escolhi uma boa tecnologia” para desenvolvimento de aplicativos

Observo que, na esmagadora maioria dos casos, o desenvolvimento híbrido é levado em conta nas situações abaixo:

  1. “Não tenho tempo para desenvolver um aplicativo nativo para cada Sistema Operacional.”
  2. “Não tenho dinheiro para desenvolver um aplicativo nativo para cada Sistema Operacional.”

O que as situações 1 e 2 têm em comum é que são cenários nos quais o dev. híbrido está sendo levado em conta pois falta algum recurso – tempo ou dinheiro – alegadamente requerido para o desenvolvimento nativo, e não por ser a melhor opção. Caso a decisão não leve outros fatores em conta, agir assim pode ser equivalente a beber óleo por falta de dinheiro ou tempo para buscar água. O exemplo anterior parece extremo, mas observe as situações 3, 4 e 5 abaixo, nas quais os motivos do desenvolvimento híbrido ser considerado me parecem muito mais plausíveis:

  1. “O escopo do meu aplicativo é enxuto, de modo que seu uso não será recorrente ou este manipulará dados em um cenário de baixa complexidade (integrações e carga)”;
  2. “O grau de exigência de meu público alvo frente a performance do app não é alto”;
  3. “Meu aplicativo não abriga funcionalidades específicas que requerem desenvolvimento nativo para sua operação adequada.”

Nestas situações, o desenvolvimento híbrido foi tratado como a melhor opção para desenvolvimento de aplicativos por motivos baseados no projeto e público alvo, e não como uma medida paliativa ao desenvolvimento nativo. Compreende a diferença?

Haters gonna hate

O desenvolvimento híbrido e também o cross-platform são excelentes abordagens de desenvolvimento para aplicativos, entretanto, devemos avaliar sua escolha sob os mesmos parâmetros que utilizamos ao avaliar o dev. nativo: os seus prós e contras se encaixam na realidade e expectativa atuais e futuras do projeto? (Quem sabe tema de um próximo artigo, rs).

Enxergo que surgem várias opiniões fanáticas sobre essa escolha, principalmente porquê aqueles que formam tais opiniões buscam escolher o que lhes é mais favorável como fornecedores e não o que é mais favorável ao projeto/cliente.

Gato por lebre

É responsabilidade do fornecedor explicar tais diferenças ao patrocinador do projeto e embasar a decisão em argumentos concretos. Quando isso não acontece, a negligência entra em cena e a tecnologia mais favorável ao fornecedor (nativa ou híbrida) é utilizada, seja para aumentar sua lucratividade ou até mesmo por este não possuir uma equipe especializada que atenda o que o projeto precisa. Sabemos quem paga essa conta.

A verdadeira lebre não é o desenvolvimento de aplicativos nativos ou híbridos, mas sim desenvolver algo mais robusto do que o necessário ou algo que atenda a necessidade momentânea mas falhe na evolução. Copy?

Contrate certo

A contratação de um bom fornecedor mitiga as situações adversas que abordei neste artigo.

Seja tempo: caso o projeto grite por dev. nativo, a boa fábrica de software mobile deve possuir equipes de desenvolvimento especialistas em cada Sistema Operacional. Isso permite que o desenvolvimento seja realizado paralelamente e que haja entrega única.

A garantia de que os profissionais (analistas, designers e desenvolvedores) envolvidos em seu projeto sabem como o SO funciona e, ainda mais, como os usuários do referido sistema se comportam durante o uso de um app trará absurdo ganho na aceitação de seu aplicativo.

Seja custo: neste cenário creio que a argumentação é um tanto contextual, visto que declinar o uso de uma tecnologia por custo pode ou não ser viável de acordo com a realidade do seu projeto/empresa. Além disso, existem diversas abordagens para que o projeto seja bem sucedido com orçamento reduzido, isso nos leva ao Mínimo Produto Viável 🙂

Espero que a reflexão acima contribua de alguma maneira com seus projetos atuais ou futuros.

Publicado originalmente no Blog Capptan | mobile expert.

Paulo Cheles

Mais artigos deste autor »

Mobile Experiences Builder pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) aos 20 anos.
Atuante em projetos de aplicativos (adware e shareware) que somam +90 milhões de downloads nas stores.

Bacharel em Engenharia de Software, Certificado HBX, London Business, Nanodegree Google, ITIL-FL, SAP R/3, CSM e CPRE-FL.

Concebe negócios embasados na plataforma mobile (Android, iOS e W. Phone). Planeja aplicativos a serem desenvolvidos com tecnologias nativas (Java, Obj. C, Swift, C#) e híbridas (até o momento Ratchet, Ionic, Xamarim, Sencha Touch e Titanium), integradas ou isoladas.

Atua na área de TI desde os 16 anos e se interessa por temas relacionados ao desenvolvimento humano, modelos de negócios e finanças.

Nos últimos três anos:

• Fundou a Capptan (capptan.com): fábrica de software especialista em aplicativos reconhecida em plataformas como Clutch.co e Top App Developers. Posicionada como a maior empresa mobile expert em sua região do Paraná, atua em Maringá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.

• Escreveu artigos sobre TIC para Sydney e Stanford (alumni);
• Obteve Tech Entrepreneur Nanodegree pela Google / Udacity;
• Obteve certificação internacional em Finanças Corporativas e Leading with Finance pela London Business School e HBX (Harvard Business School), respectivamente;
• Obteve certificação internacional em Engenharia de Requisitos pela IREB;
• Trabalhou diretamente na implantação de SCRUM e ITIL.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!