Você realmente precisa de um diploma para fazer uma Carreira Em TI?

É claro que uma faculdade de renome irá ajudar em sua carreira profissional, principalmente no Brasil, onde ter um diploma de graduação ainda é tido como obrigatório para o alcance de certos níveis salariais.

A questão é que este diploma não será o suficiente para o sucesso em sua carreira de TI (e em qualquer outra carreira, IMHO). O que percebo atualmente é a valorização, pelas empresas, das certificações (emitidas por entidades confiáveis) que fornecem aos alunos o conhecimento focado e concentrado em determinada tecnologia ou área de conhecimento.

Certificações são importantes, mas uma carreira de sucesso é o resultado de muitos fatores e decisões. Meus conselhos para quem deseja obter sucesso em TI são:

Tenha paixão pela área

A tecnologia de hoje estará obsoleta em alguns anos. Seu arcabouço de conhecimentos irá mudar constantemente. Tenha ciência também de que tudo o que você criar não terá uma vida longa. Já fui desenvolvedor de sistemas e olhando para o passado, posso afirmar com quase absoluta certeza de que todos os sistemas que criei não existem mais devido à mudança de tecnologia ou mudanças no negócio das empresas.

amor-carreira-tecnologia-computador-informatica

Isto me desmotiva? Claro que não! Estes sistemas foram importantes na sua época e contribuíram muito para o sucesso das empresas que os utilizaram. Quando passei a trabalhar com infraestrutura, implementei datacenters inteiros que hoje não existem mais devido à obsolescência dos equipamentos e tecnologias. Fiquei desmotivado? Não! Eles foram primordiais para a competitividade das empresas que os utilizaram. O profissional de TI deve estar preparado para este ciclo de construção, destruição e renovação de seus conhecimentos e criações. Esta é a regra do jogo. A paixão pela área irá transformar este ciclo em algo motivacional para você.

No início de sua carreira não busque um bom salário e, sim, boas empresas

Nesta fase o importante é ter contato com as melhores práticas e com a excelência. Isto formará a sua competência como profissional e lhe dará condições para uma carreira de sucesso. Antes de iniciar minha carreira em TI eu era bancário. Larguei o banco e fui trabalhar como estagiário em TI ganhando 5 vezes menos. O expediente era de 6 horas por dia, mas eu trabalhava 10 horas por dia com um sorriso no rosto, pois esta empresa era um centro de excelência.

caminhos-mercado-carreira

Já como programador de computadores e trabalhando em uma empresa de renome com mais de 5.000 colaboradores, recebi uma proposta para ganhar um salário 2,5 vezes maior em uma empresa pequena com 10 colaboradores para fazer a manutenção do único sistema da empresa. Aceitei? Não! A oportunidade de ter contato com novas tecnologias e de crescimento profissional na empresa atual era muito maior.

Conviva com outros profissionais que também cultuem a excelência

Afaste-se daqueles que só reclamam e que enxergam tudo de forma negativa. Lembro especialmente de 2 pessoas que ajudaram a forjar o meu lado profissional. Um deles, gerente de projetos de TI, sempre me falava: “você pode fazer melhor do que isto“. O outro, gerente de sistemas, me disse uma frase uma única vez e que mantenho sempre em minha mente: “Já que você vai investir tempo nesta atividade, faça-a da melhor maneira possível“.

equipe-desafio-quebra-cabeca-puzzle

Dizem que se conselho fosse bom, vendia-se. Mas aqui eu quis expor a minha opinião, o que me fez evoluir em minha carreira como Profissional de TI e espero poder ajudar aqueles que estão iniciando nesta área sempre tão promissora.

Concorda? Discorda? Deixe sua opinião abaixo 🙂

SERGIO SANCHEZ

Mais artigos deste autor »

Executivo Sênior de TI com +30 anos de experiência em empresas de grande porte (Halliburton, Accenture, Brahma, Grupo H. Dantas, Novartis, Nestlé, Aspen Pharma), atuando como Gerente de Projetos, Gerente de TI e CIO / Diretor de TI.


12 Comentários

Izaac Baptista
1

Parabéns pelo texto, concordo e muito na questão de nos aproximarmos de gente que quer sempre o melhor de nós. Quase desisti da carreira de TI de tanto ouvir falarem mal dela, mas continuo firme, trabalho na área de suporte em horário comercial, e a noite estudo redes de computadores, e aos finais de semana estudo programação. Procuro sempre melhorar meu inglês, leio artigos, aprendo técnicas e ferramentas novas, procuro cada vez mais aperfeiçoar meu relacionamento com o cliente e com o usuário final. Creio que não me arrependerei daqui alguns anos quando olhar para trás.

SERGIO SANCHEZ
2

Izaac, obrigado pelo comentário. Não desista. É possível sim, ganhar um bom salário na área de TI mas é preciso se destacar da multidão e para isto, além das dicas acima, é necessário que você tenha uma pós-graduação em uma faculdade de renome e também fluência em inglês. São investimentos que serão importantes para a sua pessoal e também profissional. Em breve irei postar novos artigos sobre crescimento profissional

sylvio lia
4

Com toda certeza concordo com o senhor.
A parte de ser forjado pelo ato de seguir somente aqueles que lhe trazem conhecimento de fato é a chave. Estou bastante identificado com seu texto, parabéns e mais uma vez muito obrigado.

SERGIO SANCHEZ
5

Thiago Augusto Borella, obrigado pelo comentário. Fique de olho, em breve irei postar novos artigos sobre crescimento profissional.

SERGIO SANCHEZ
6

Sylvio Lia, obrigado pelo comentário. Procure um mentor que tenha bastante experiência em sua área de atuação. Não tenha medo de pedir conselhos. Tenho certeza que ele gostará de lhe ajudar. Fique de olho, em breve irei postar novos artigos sobre crescimento profissional.

Juliana
7

Sérgio, ótimo texto e conselhos! Estou animada com a carreira de TI!
Gostaria de saber a sua opinião, se possível claro, estou no último semestre de ADM e estudo programação através de plataformas como o alura, udemy.. ainda estou tentando me identificar com uma área exata no TI. Alguma dica? Estou no caminho certo? Acha viável investir numa pós graduação em alguma área próxima ao TI? Obrigada!

SERGIO SANCHEZ
8

Juliana, boa noite. Obrigado pelo comentário. Minha opinião é que se você trabalhar com TI em empresas de renome, o que você estudou na faculdade (Adm, Economia, Letras, etc) terá pouca importância. Trabalhar em grandes empresas irá lhe conferir o status inicial de ser uma boa profissional. O problema de não ter uma faculdade em TI é que será impossível você fazer algum concurso público para a área de TI pois todos os editais pedem formação nesta área. Estudar via WEB (Alura, etc) é uma realidade atual. O importante é você conseguir um estágio assim que se sentir preparada. Como você sabe, TI possui várias especializações. Escolha a que despertar a sua paixão. Eu apostaria na área de analista/cientista de dados. É uma área promissora que lhe deixará mais próxima das áreas de negócio da empresa, lhe dará mais visibilidade interna e diversas possibilidade de progressão profissional. Faça no mínimo uma pós (se possível faça 2) em uma instituição de renome. Boa sorte.

Akalai Amim Butstowiski
9

Olá. Estou a terminar a minha graduação em TI agora. Gostaria muito de fazer uma pós, mas vejo que na área de TI não é muito valorizada. Qual caminho seguir? Focar em certificações ou fazer uma pós?

SERGIO SANCHEZ
10

Akalai, boa noite. Obrigado pelo comentário. É possível sim, ser valorizado e ganhar um bom salário na área de TI mas é preciso se destacar da multidão e para isto, além das dicas acima, é necessário que você tenha uma pós-graduação em uma faculdade de renome e também fluência em inglês. São investimentos que serão importantes para a sua pessoal e também profissional. O caminho natural de um profissional de TI é iniciar na área técnica e migrar posteriormente para a área gerencial. Desta forma, acredito que seria importante no início de sua carreira obter certificações na área de sua escolha profissional (suporte, desenvolvimento, banco de dados, etc). Assim que você se estabelecer profissionalmente, faça uma pós-graduação relacionada com gestão de TI. Boa sorte.

Jeferson Christofer
11

Pós-graduação eu acho que não compensa o valor agregado eu percebo que é pífio, focar nas certificações e no inglês é primordial pois é isso que irá fazer o profissional se destacar o inglês então abrirá um mundo de possibilidade pois libera o profissional para poder trabalhar em qualquer parte do mundo, não ter o inglês deixa o profissional restrito ao seu país de origem, além de que todas as noticias cursos ficam acessíveis direto pelas fontes originais

Marcelo Strapazon
12

Olha, não é querendo desanimar ninguém aqui, mas tem um cara lá na faculdade que eu estudo (FATEC de Santos) e ele já tem 2 graduações (Informática c/ ênfase em Gestão de Negócios e Sistemas para Internet) e está cursando o penúltimo semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e até agora NÃO CONSEGUIU UMA COLOCAÇÃO NO MERCADO. Ele trabalha como assistente administrativo a uns 15 anos em uma empresa e ele não ganha um ótimo salário mas com o que ganha, sustenta a si próprio e a família, e por isso pediu para a empresa onde está, assinar os estágios dessas graduações, porém ele tentou, tanto na empresa onde está trabalhando como em outras e até agora NÃO CONSEGUIU, acredito que seja pela idade dele (43 / 44 anos)…. se fosse comigo, já teria desistido a muito e muito tempo.
Bom é isso, pra quem ainda está tentando, boa sorte na sua jornada, mas que está difícil para profissionais desta área, sim está e muito!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!