Acessibilidade: Usando WhatsApp Web Com Autonomia

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Post de hoje é pra você que tem ou conhece alguém que tenha deficiência visual.

Certamente você já ouviu falar do WhatsApp Web, não?

Bom, é um meio simples e prático de utilizar o WhatsApp no PC através do seu navegador sem precisar instalar nada. Quer dizer, talvez nem tão simples assim para os cegos.

Se você nunca acessou o site do WhatsApp Web, eu te explico.

Basicamente, ele é inacessível e chato de mexer com os leitores de tela. Sem falar que as conversas na página inicial ficam muito bagunçadas e confusas. 

Pois bem, agora é a hora da notícia boa, recentemente chegou a solução.

No dia 03/12/2015, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi lançado o F123 Access, um software que reformata as páginas da Internet de modo a torná-las acessíveis a pessoas que fazem uso de leitor de tela. Seu maior impacto foi sobre o site do WhatsApp Web, mas ele também deixa mais acessíveis as páginas do Facebook e do Youtube.

Mas falarei sobre essas opções mais adiante. Vamos ao que interessa.

É importante ressaltar que o F123 Access é um complemento para o navegador Mozilla Firefox, mas será disponibilizado para o Google Chrome em breve. Portanto, tenha o Mozilla Firefox instalado no seu PC. 

Para poder instalar o complemento, você precisa Ses inscrever neste link. A página é bem intuitiva e dará as devidas instruções de cadastro e instalação do software.

Depois de instalado, você pode personalizar suas configurações. Na janela do Mozilla Firefox, acesse o menu com a tecla “Alt”, e vá com a seta para a direita até “F123 Access”, ou com o atalho “Alt 3″. O interessante é que as configurações ficam no menu das configurações do navegador, o que facilita bastante para o usuário.

A primeira opção se refere à ativação do complemento. Se estiver marcada, indica que ele está ativado. Se quiser navegar sem o complemento, basta desmarcar a opção e recarregar a página.

Para ativá-lo novamente, basta fazer o mesmo procedimento, marcando a opção correspondente.

Logo abaixo, existe a opção “Minhas Preferências”. Basta pressionar “Enter” nela, e a janela de opções será aberta como uma aba no navegador.

A primeira configuração diz respeito ao leitor de tela que você usa. Isso é muito importante, já que o F123 Access vai funcionar de acordo com o seu leitor. 

Em seguida, a configuração de Sistema Operacional. Existem duas opções nessa configuração: “MAC OS” ou “Outro”. Logo, se não usa o Sistema Operacional da Apple, deixe na opção “Outro”.

Clique no botão “Atualizar” logo abaixo para salvar as alterações. 

E, por fim, a configuração de Pacotes de Acessibilidade. É aqui que existe a opção de marcar o Facebook e o Youtube. O WhatsApp Web já está automaticamente marcado.

Logo abaixo, existe outro botão “Atualizar”, que deve ser pressionado para salvar as alterações dos pacotes.

Pronto! Agora o seu F123 Access está configurado, basta pressionar “Control W” para fechar a janela.

Bom, agora vou explicar, mais exatamente, como usar o WhatsApp com o auxílio do F123 Access.

Importante: Você deve ter um smartphone com o WhatsApp instalado e funcionando corretamente, pois o WhatsApp Web só pode ser usado por quem tem uma conta ativa no celular. Ele simplesmente permite que você utilize o serviço no PC, mas o celular deve estar conectado à Internet, de preferência em uma conexão Wi-Fi, para não consumir muito o seu plano de dados, já que tudo o que é feito no computador é sincronizado com o celular o tempo todo.

O WhatsApp Web está disponível para os seguintes dispositivos: Android, iOS 8.1 ou superior, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 EVO, BlackBerry e BlackBerry 10.

Se você tem um desses, mãos à obra!

  1. Acesse o WhatsApp Web no Mozilla Firefox.
  2. Entre no WhatsApp pelo seu smartphone.
    • No Android, Nokia S60 e Windows Phone, acesse: Menu > WhatsApp Web.
    • No iPhone, acesse: Ajustes > WhatsApp Web.
    • No BlackBerry, acesse: Chats > Menu > WhatsApp Web.
    • No BlackBerry 10: Deslize de cima para baixo na tela > WhatsApp Web.
    • No Nokia S40: Deslize de baixo para cima na tela > WhatsApp Web.
  3. Agora é hora de escanear o código QR que aparece na tela do seu PC com a câmera do seu smartphone. Recomendo que você peça ajuda a uma pessoa que enxerga para fazer esse procedimento.

Dica: Na página do WhatsApp Web, existe a opção “Mantenha-me conectado”. Recomendo que marque esta opção, para não precisar escanear o código toda vez que for acessar o site.

Depois de escanear o código, basta usufruir do WhatsApp diretamente do seu PC.

A seguir, alguns comandos do F123 Access para melhor usufruir do WhatsApp Web:

  1. Na página inicial do WhatsApp, você pode usar os comandos “2” ou “Shift 2″ para adiantar e retroceder na sua lista de contatos e grupos, e também os comandos “H” e “Shift H”.
    Observação 1: Os comandos “2” e “Shift 2″ só funcionam quando o cursor está posicionado no título “Lista de Conversas” ou depois dele, diferentemente de “H” e “Shift H”.
    Observação 2: Se você estiver antes da “Lista de Conversas” e pressionar o comando “H” você vai direto a ela.
  2. Para iniciar uma conversa com um contato ou grupo, basta pressionar “Enter” sobre o mesmo.
  3. Dentro de uma conversa, os cabeçalhos de nível 4 indicam as mensagens recebidas, e cabeçalhos de nível 5 indicam as enviadas.

Se quiser ouvir todos os detalhes das mensagens, basta usar as setas para cima e para baixo.

Bom, espero que você consiga usufruir ao máximo desse software que é de grande valia para os deficientes.

Se você quiser trocar ideias, fazer sugestões e perguntas sobre o software, a equipe oferece uma lista de e-mails. Para se inscrever, basta enviar um e-mail em branco para um dos endereços a seguir:

  • Grupo F123 Access em português: F123-Access-portugues+subscribe@GoogleGroups.com
  • Grupo F123 Access em inglês: F123-Access-English+subscribe@GoogleGroups.com

Quer trocar uma ideia comigo?

Você pode me contatar por meio da página Computação Acessível ou participando do grupo Computação Acessível no Facebook.

Você pode ainda me seguir no Twitter e no Instagram

Conhece algum deficiente visual? Acha que esse software pode ser útil? Compartilhe!

Fonte: Computação Acessível

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">