Clipchamp: um editor de vídeos online robusto e eficaz

Conteúdos em vídeo dominaram a Internet e são um verdadeiro sucesso. Um exemplo disso é que, em 2020, cerca de 500 horas de vídeos eram enviadas ao YouTube a cada minuto por isso, para aqueles que necessitam de um editor de vídeo robusto, vou apresentar uma solução interessante que possui recursos profissionais e nada complicado de usar.

Estou falando do Clipchamp, uma excelente solução para quem procura uma forma de editar vídeos de forma eficaz e alcançar resultados incríveis.

De forma resumida, o Clipchamp é um editor de vídeos online que roda diretamente no navegador e possibilita criar vídeos para as mais variadas plataformas como YouTube, Instagram, TikTok entre outros.

Tudo através de uma interface muito bem desenhada, limpa e objetiva, que permite até mesmo quem não tem conhecimento em edição de vídeos criar conteúdos profissionais.

Editor de Vídeos - Clipchamp

Editar vídeos nunca foi tão fácil com Clipchamp

Para começar a usar o Clipchamp basta fazer um breve cadastro que em questão de minutos você terá acesso à plataforma, lembrando que a ferramenta possui uma versão gratuita com algumas limitações e outra versão paga com mais recursos.

Ao acessar a plataforma pela primeira vez você será direcionado ao seu Painel de Criação, onde poderá escolher entre criar um vídeo ou iniciar utilizando um template.

Selecionar template - Clipchamp

Portanto, caso queira criar um vídeo com as especificações exatas para o YouTube, por exemplo, basta clicar no template “YouTube” e selecionar um dos inúmeros templates disponíveis no Clipchamp.

Selecionar template Youtube - Clipchamp

Você pode usar um template para criar um vídeo jogando o seu game favorito, ou até mesmo criar introduções profissionais para vídeos ou propagandas.

Basta selecionar o template e clicar para usar que você será direcionado a Central de Edição de Vídeos online diretamente no seu navegador.

Uma vez dentro da Central de Edição você poderá realizar personalizações no template escolhido, tais como alterar texto, cor, inserir trilha sonora e etc.

Interface limpa e objetiva com recursos exclusivos

Apesar de oferecer recursos profissionais de um editor de vídeos, sua interface é bem limpa e segue o conceito da intuição, portanto se você nunca editou nenhum vídeo não se preocupe, o processo flui de uma forma quase mágica.

Editando vídeo - Clipchamp

Você pode ajustar a cor do seu vídeo, girar, recortar e ajustar os efeitos de transição, os recursos são os mais diversos e possibilitam ao usuário criar vídeos muito atraentes de forma rápida.

Na parte superior do editor é possível controlar os aspectos de cada elemento e realizar as personalizações necessárias na cor, efeitos e alterar textos inseridos nos vídeos.

Já na parte inferior podemos ajustar as trilhas sonoras, tempo de vídeo e dos elementos que irão aparecer ou sumir do vídeo, tudo isso de forma simples, praticamente arrastando e soltando.

Ou seja, você não precisa ficar abrindo inúmeras janelas para editar aspectos dos elementos, o que certamente economiza muito tempo de edição.

No canto esquerdo temos acesso a mais recursos, onde podemos selecionar arquivos de mídia para inserirmos no projeto, tais como imagens, vídeos ou áudio.

Além disso o Clipchamp fornece acesso a conteúdos prontos para serem usados, um bom exemplo é a galeria de vídeos prontos que estão divididos por tipos.

O mesmo se aplica a conteúdo de áudio, a plataforma oferece acesso a centenas de arquivos de áudio com músicas, efeitos sonoros, além é claro de imagens.

Um recurso em especial é muito interessante, o Clipchamp possui integração direta com o serviço Giphy’s, portanto inserir gifs engraçados (memes) não vai ser um problema.

Uma vez que o projeto estiver pronto, basta clicar no botão “Export” no canto superior direito para que o processo de exportação do vídeo seja iniciado.

Exportando vídeo - Clipchamp

Lembrando que na versão gratuita a qualidade do vídeo fica limitada a 480p, para liberar resoluções maiores e mais recursos é necessário utilizar a versão paga do software.

Todo processo de exportação ocorre de forma automatizada, uma vez finalizado você pode salvar o arquivo no seu computador, salvar no Google Drive, enviar diretamente para o YouTube ou até mesmo compartilhar um link de acesso ao vídeo.

Prós e Contras do editor de vídeos Clipchamp

Prós

  • Interface objetiva e fácil de usar.
  • O fato de não precisar baixar nada para usar é um diferencial.
  • É possível criar vídeos profissionais em questão de minutos.
  • O Clipchamp fornece a possibilidade de gravar vídeos usando a WebCam sem nenhuma complicação.
  • Os efeitos disponíveis são impressionantes.
  • Possui integração com muitos serviços úteis.
  • Permite configuração da marca com logo, fontes e cores padrões

Contras

  • Não tem suporte nativo ao idioma Português.

A plataforma de edição de vídeos do Clipchamp funciona com maestria e todo o processo de edição de vídeos ocorre naturalmente de forma rápida sem nenhum travamento.

Além de poder utilizá-lo diretamente no navegador, o Clipchamp oferece uma versão para Desktop que possui um desempenho ainda melhor do que a versão online.

Se você busca uma solução de edição de vídeos online, que seja simples, mas com recursos profissionais vale a pena testar o Clipchamp.

Felipe Ferraz

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas, pesquisador de temas relacionados a segurança, internet e privacidade, entre uma pesquisa e outra escreve artigos sobre tecnologia.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!