Como fazer backup no Windows através de uma mídia live do Linux

Neste artigo vou demonstrar uma opção para fazer backup através de uma mídia live do Linux, ou seja, o sistema inteiro roda através do pendrive.

No artigo anterior, demonstrei como fazer backups de arquivos no Windows através de um pendrive bootável do Windows devido a sistema estar dando erro na inicialização.

Pode ser que alguns passos sejam procedimentos repetidos do artigo anterior, porém, necessário para a demonstração. É um procedimento bem simples e que acredito que muitos profissionais de TI já devem ter feito.

Recuperando arquivos no Windows através do Linux

A primeira coisa a ser feita, é sempre ter um pendrive com os sistemas para bootar e instalar, caso não tenha nenhum outro computador por perto para criar uma mídia bootável.

Então, iremos conectar o pendrive no computador com a live do Linux e em seguida ligá-lo.

Podemos alterar a ordem de boot através da BIOS no computador ou pressionar a tecla de atalho logo após aparecer a primeira tela ao ligar o computador. No caso aqui, que é um laptop Dell, a tecla de atalho é a F12.

Se alterou na BIOS do computador, irá iniciar direto o boot do pendrive. Caso tenha utilizado a tecla de atalho, aparecerão as opções de boot como demonstrado na imagem a seguir e então selecionaremos a opção referente ao dispositivo USB.

BKPPeloLinux_02

Para criar a midia live do Linux, utilizei o aplicativo “YUMI”, no qual tem um artigo meu aqui no Profissionais TI explicando como criar um pendrive multibootável com o Yumi, com Windows e Linux no mesmo pendrive.

Então, selecionaremos a opção referente às distribuições Linux e em seguida apertaremos a tecla <Enter> (se existisse Windows bootável neste pendrive, iria aparecer nesta tela).

BKPPeloLinux_03

Ao pressionar <Enter> vão aparecer as distribuições Linux que estão no pendrive.

Aqui, iremos utilizar o Linux Mint como exemplo, por ser uma distribuição fácil e prática de ser usada, então iremos selecioná-la e apertar a tecla <Enter>.

BKPPeloLinux_04

Existirá duas opções de boot do Linux Mint, iremos selecionar a primeira opção que é apertar a tecla <Enter>.

BKPPeloLinux_05

A seguir, o sistema Linux começa a ser inicializado.

BKPPeloLinux_06

Com o Linux Mint inicializado, iremos conectar o HD Externo em outra porta USB para efetuarmos o backup.

Poderemos observar que na área de trabalho do sistema, aparecerá o atalho do HD Externo (é o nome que dei a ele mesmo).

Muito parecido com o Windows, iremos clicar em “Files” situado na barra de tarefas na parte inferior da área de trabalho e, então, abrirá o gerenciador de arquivos do sistema.

Na coluna da esquerda do gerenciador de arquivos, estão os atalhos da pasta pessoal do usuário do Linux. Notaremos também que aparecerá o armazenamento SSD que está no laptop, os dispositivos USB conectados, além de se tiver conectado na rede, aparecerá os locais compartilhados da rede.

BKPPeloLinux_08

Ao clicar no dispositivo SSD que está no laptop, mostrará todos os diretórios que estão na raiz, no qual consta o Windows instalado.

BKPPeloLinux_09

Ao clicar na pasta “Users”, iremos visualizar todos os diretórios dos usuários que utilizam o computador pelo Windows.

Aqui, além dos diretórios padrões, notaremos que contém o diretório do usuário “lqgusso”, que é de onde vamos recuperar os arquivos. Então iremos clicar no diretório deste usuário.

BKPPeloLinux_10

Aparecerá todas as pastas referente ao usuário “lqgusso”, incluindo das configurações e customizações deste usuário.

Aqui, no caso, iremos fazer o backup apenas da pasta “Documentos” que necessitamos recuperar, então vamos selecionar a pasta “Documents” e clicar nas teclas de atalho de copiar “ctrl c”, ou clicar com o botão direito do mouse em cima da pasta e depois clicar em “Copiar”.

Se quiséssemos escolher mais de uma pasta para fazer o backup, precisa apenas ficar com a tecla “Ctrl” pressionada e com o botão esquerdo do mouse, ir selecionando as pastas e em seguida clicar nas teclas de atalho “Ctrl C”.

BKPPeloLinux_11

Em seguida, iremos clicar no lado esquerdo do gerenciador de arquivos e clicar no dispositivo onde serão salvos os arquivos e que aqui no caso é “HD Externo”. Podemos criar uma pasta para o backup clicando com o botão direito do mouse em qualquer espaço em branco do HD Externo e com o botão esquerdo clicar em “Criar uma pasta”.

BKPPeloLinux_12

Aqui, no caso, criei uma pasta com nome “Backup note”. Acesse esta pasta e então dentro dela clique nas teclas de atalho “Ctrl V” para colar na pasta o que selecionei anteriormente com as teclas “Ctrl C”.

BKPPeloLinux_13

Depois que fizer os backups necessários, poderemos utilizar as teclas “Ctrl + Alt + Del” para aparecer as opções de desligar e reiniciar o PC.

Se neste mesmo pendrive conter o Windows para a formatação e instalação do HD, basta clicar em reiniciar e iniciar o procedimentos de instalação pelo dispositivo USB. Caso não queira fazer isso de imediato, basta clicar em “Desligar”

As opções de reiniciar e desligar, também estão entre as opções no botão com  o ícone do Linux Mint. Para quem tem prática em backups, com certeza não fará todos os passos que fiz, podendo “cortar caminho”. Aqui tentei fazer um tutorial o mais didático e simples possível.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a fazer backup no Windows através de uma mídia live (pendrive) com Linux.

Até a próxima.

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!