Como mudar o visual do GLPI com o plugin Trademark

Fala galera, tudo bem? 

Esse post é destinado para quem já conhece o sistema GLPI e seus benefícios, mas está buscando dar um UP no visual do sistema!

Com a crescente evolução para melhoria de processos internos e indicadores de serviços, a utilização do GLPI já ultrapassou a fronteira das áreas de Help Desk e Gestão de Ativos de TI, sendo estendido para outros departamentos como RH, Setor de Compras, Comercial, Setor Administrativo, etc. Em conjunto com a expansão, é comum surgir a necessidade de alterar a identidade visual do sistema como um todo, incluindo a nossa logomarca, paleta de cores internas e alterações na página de login, o que não é uma tarefa fácil para quem não tem conhecimento com desenvolvimento.

Plugin Modifications

Grande parte da comunidade que já utiliza o GLPI, com certeza já precisou efetuar algumas customizações no sentido de melhorar a aparência do sistema. Sem óbices em fazer propaganda, um dos plugins mais utilizados para essa finalidade é o “Modifications“, desenvolvido pelo grande Stevenes Donato, que tem um número expressivo de mais de 27 mil downloads (até o momento desse artigo). O plugin pode ser obtido por meio do catálogo oficial do GLPI ou em seu projeto oficial no github. Contudo, o Modifications, apesar de prático, limita-se a uma página de login única e, ainda assim, se faz necessário alguns tipos de customizações no código oficial do projeto.

Plugin Branding

Para quem tem a subscrição do GLPI  pode usufruir do plugin “Branding“, desenvolvido oficialmente pela Teclib, e que permite com que os Administradores do sistema possam alterar as logos do sistema de maneira muito simples. Contudo, para ter acesso ao Branding, temos que pagar pelo menos a subscrição Basic, a uma “bagatela” de 1,200€ o seja, R$ 7.896,00 (fora impostos) em valores com a cotação do Euro na data deste artigo. Bem caro hein?

Plugin Trademark

O plugin Trademark foi desenvolvido pela Nextflow, empresa especializada em customizações, desenvolvimentos e consultoria sobre o GLPI, e visa facilitar a vida de quem busca personalizar o GLPI sem a necessidade de ter um conhecimento técnico avançado para isso.

As principais funcionalidades do trademark são:

  • Alterar o Logotipo da sua Home Page;
  • Incluir uma imagem de fundo a pá
  • Alteração do título das páginas do GLPI que são exibidas no navegador;
  • Customização do rodapé original, retirando as mensagens originais do sistema;
  • O Favicon do seu sistema, substituindo a logo original do GLPI pela da sua sua empresa;
  • Alterar a Cor da caixa do botão “enviar” da Home page conforme necessidade;
  • Permite criar um código customizado com as cores da sua empresa (neste caso precisa de um pequeno conhecimento de CSS);

Templates para Home Page

O GLPI possui uma interface simples em sua página inicial, com uma logo superior e uma coloração simples, o que não é bem visto por todos, pois falta um ar de modernidade ao sistema.

tela-padrao-login-glpi

O plugin Trademark possui 9 templates e permite a alteração da página de login do sistema para quem, assim como eu, não tem muita criatividade para criar novos temas.  A página conta com um botão lateral que permite pré-visualizar o tema antes de aplica-lo.  

Menu de seleção dos temas no GLPI

Menu de seleção dos temas no GLPI


Preview dos temas oferecidos pelo plugin Trademark

Preview dos temas oferecidos pelo plugin Trademark

  • Aurora Boreal: tema mais escuro, com destaque a imagem de fundo com as caixas transparentes
  • Ballons: tema moderno, com belíssimo pôr do sol, e caixas em 3d;
  • Cloud: muito utilizado por empresas de Tecnologia voltados a cloud computing e caixas mais abaloadas;
  • Desktop: destaca-se o login para a lateral, podendo ter o foco na imagem de fundo, viabilizando campanhas internas e imagens informativas; 
  • Power Red: outro tema moderno, com destaque para cores mais vivas;
  • Light: com cores mais neutras permite uma bela imagem ao fundo, e caixas de logins centralizadas (uma das minhas preferidas);
  • Neon: tema mais futurista, com o login lateral e completamente transparente;
  • Night: Similar ao Neon, porém com uma suave transparência na caixa de login;
  • Prompt Developer: mais utilizado por empresas de desenvolvimento, e com uma “pegada” mais dark collor;

Os templates não te agradaram? Tudo bem, faça o seu!

Se os templates ofertados pelo plugin Trademark não te agradaram, ainda é possível fazer o upload de imagens e logotipos para montar o seu.

A aba “Página de Login” permite que você possa escolher a cor dos botões; selecionar uma imagem para ser a logo da home page do sistema (podendo inclusive ajustar o tamanho conforme sua necessidade); e alterar a imagem de fundo que mais te agrada.

trademark-templates-glpi-03

Também é possível trocar estilos da sua página sem ter que alterar o código fonte, basta usar a sessão “CSS personalizado para Página de Login” e inserir o seu tema customizado criando você mesmo o seu próprio estilo. Para quem tem pouco, ou nenhum conhecimento de código, em buscas rápidas no Google pode-se obter templates prontos para páginas de login. 

Na imagem abaixo há um CSS customizado, com destaque para a caixa de Login e logotipo centralizado, e uma bela imagem de escritório ao fundo. 

trademark-templates-glpi-04trademark-templates-glpi-05

Alterar Favicon e Título da página no GLPI

Outra alteração bastante procurada é a alteração do logotipo interno, o Favicon e rodapé do sistema, o que sutilmente chancela a identidade visual do seu GLPI.  Para isso, a aba “Favicon e Título” torna essa alteração extremamente simples, bastando apenas fazer o upload da logo e a alteração do título do navegador conforme desejar.

Título da página e Favicon personalizados no GLPi

Título da página e Favicon personalizados no GLPi

Seu logotipo no GLPi Rodapé personalizado no GLPi

Quem quiser conhecer mais sobre o trademark, estou sempre disponível no TelegramLinkedin ou se preferir, mande-me um e-mail para paulo.henrique@nextflow.com.br que respondo assim que puder.

O trademark  foi criado com o objetivo de simplificar a vida de pessoas e empresas que buscam melhorar a interface do sistema, de maneira simples e objetiva, sem impactar no código oficial do sistema, o que na maioria dos casos pode ocasionar problemas em atualizar o ambiente produtivo.

Bom, é isso.. espero que gostem do plugin!

Paulo Henrique de Albuquerque Morais

Mais artigos deste autor »

Analista de Processos e ITSM, ITIL, SCRUM, Green Belt, KMP-1, GLPI Especialist


7 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">