Comp-lan apresenta ao mercado o serviço de monitoramento de rede Monday

A Comp-lan, empresa de infraestrutura em TI do interior de São Paulo, lança para o mercado de tecnologia o Monday, serviço que integra as melhores ferramentas para o monitoramento eficaz e inteligente de redes locais.

A solução nasceu de uma necessidade interna da Comp-lan, que precisava monitorar constantemente o funcionamento dos serviços de firewall e antivírus em diversos clientes ao mesmo tempo. “Algumas ferramentas de monitoramento que existiam não tinham todos os recursos de que necessitávamos, por isso acabamos formatando nossa própria solução”, explica Alexandre Alem, diretor comercial da Comp-lan. Após um ano de desenvolvimento e testes, a empresa chegou ao Monday. “Na prática, fomos percebendo como o monitoramento era importante, como nos ajudava a antever problemas, o que nos facilitou muito o atendimento aos clientes. Antes mesmo do cliente ligar para informar algum tipo de problema, nós já entrávamos em contato para definir a solução”, prossegue o diretor.

Cada vez mais a informática é parte integrante do cotidiano corporativo e, portanto, seu perfeito funcionamento é decisivo para a manutenção dos níveis de produtividade das empresas, indústrias e até escritórios. Problemas técnicos são necessariamente sinônimo de prejuízos financeiros. Máquinas e equipamentos estão sujeitos a falhas e a primeiro grande dficuldade, em geral, é, justamente, conseguir identificar a causa exata do problema. “O serviço de monitoramento traz respostas rápidas, de modo que a tomada de decisão possa ser baseada no raciocínio e na visão global do negócio, dentro de um planejamento mais programado”, afirma Alem.

Dentre as vantagens do Monday, que monitora servidores, equipamentos de alta disponibilidade e todos os serviços indispensáveis para o bom funcionamento da área de informática das empresas, está a facilidade total para a empresa cliente, que não tem nenhum tipo de gasto com equipamentos, profissionais ou softwares. “Instalamos somente um appliance dentro do cliente. Ele não tem mais nenhum trabalho e passa a receber os alertas do modo como achar melhor”, explica Alem.

Ao detectar qualquer problema, o Monday emite diversos tipos de alertas, através de sinais sonoros, e-mails, SMS, entre outros. “Em conversa com cada cliente, definimos o tipo de alerta mais eficiente para cada caso”, explica Alexandre.  “Como o Monday é totalmente customizado, os investimentos acompanham o perfil de cada cliente. É um serviço totalmente acessível”.

De acordo com o diretor da Comp-lan, o monitoramento para a detecção prévia de problemas ainda não é comum no cotidiano das empresas. “Os custos para isso eram muito altos, ou a empresa precisava ter um setor específico para desenvolver e customizar ferramentas existentes. O que algumas empresas fazem é monitorar manualmente alguns servidores de grande importância, que são fundamentais para o bom funcionamento da empresa”.

A Comp-lan já implementou o Monday em empresas de ramos bastante distintos, como usinas de cana de açúcar e o Hospital de Base de São José do Rio Preto.  Rodrigo Verna, coordenador de suporte em TI da Usina São José da Estiva, de Novo Horizonte/SP, mostrou-se bastante satisfeito. “Dentro da usina tudo é automatizado e qualquer falha atrapalha toda a logística da produção. O Monday alertou-nos, por exemplo, para uma falha no armazenamento dos dados das balanças, que pesam os caminhões que saem das usinas. O alerta chegou antes mesmo que os funcionários do setor tivessem percebido o problema, então pudemos parar a pesagem, resolver as falhas, sem nenhum tipo de prejuízo para a empresa”, comenta Verna.

Redação PTI

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