Criando uma classe Python para cálculo do Sistema de Amortização Constante (SAC)

“Amortizar pode ser definido como o processo de saldar uma dívida, originada por meio de empréstimo ou financiamento, de forma parcelada em um determinado período de tempo e de acordo com um sistema previamente estabelecido em contrato” – Livro: Introdução a Administração Financeira com HP12C

A amortização de uma dívida pode ser feita por meio de diferentes tipos de sistemas de cálculo. Em alguns financiamentos imobiliários, como no caso do programa Minha Casa Minha Vida, é utilizado o sistema de amortização constante (SAC). A principal característica do SAC é que a amortização é feita por meio de parcelas iguais, desta forma os valores dos juros e prestações são decrescentes. 

Neste tutorial iremos aprender como criar uma classe Python para o cálculo do SAC. 

Criando a classe SAC

Na Figura 1 temos a representação em UML da estrutura da classe SAC a ser criada. Como pode ser observado ela é composta de três atributos e dois métodos.

sacclass

Figura 1: Classe SAC

As fórmulas a serem utilizadas são:

amortizacao = saldo devedor / parcelas

juros = (taxa * saldo devedor) / 100

pagamento = juros + amortizacao

saldo devedor = saldo devedor anterior - amortizacao

A seguir temos a implementação da classe em código Python. 

Agora iremos criar um código para testar a classe criada. Para isto podemos utilizar o seguinte problema:

Um advogado comprou uma sala para instalar seu escritório por $ 120.000,00 utilizando o sistema de amortização constante (SAC). O banco financiou a compra dessa sala em 24 meses com juros de 2% ao mês. 

A seguir temos a solução utilizando a classe SAC:

Ao ser executado o código acima retornará à seguinte saída:

Com isso concluímos o nosso tutorial da classe SAC em Python. Logicamente, é possível criar essa classe em outras linguagens de programação, basta que sejam aplicadas as mesmas regras usando os recursos da linguagem que deseja usar. 

Sergio Ribeiro

Mais artigos deste autor »

Atualmente sou professor da Briercrest College aqui no Canadá onde ministro as disciplinas de Introdução a Computação, Gestão de Sistemas de Informação, Empreendedorismo, e outras. Fui pesquisador visitante e pós-doutorando do departamento de computação na University of Regina, Canadá.

Sou doutor em Gestão Urbana pela PUC/PR. Mestre em Computação Aplicada pela UEPG. Especialista em Educação Especial pela Faculdade São Luis. Graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/Campinas, e Administração de Empresas pela UNOPAR.

Embora esteja agora envolvido com pesquisa e docência, tenho mais de 20 anos de experiencia na área de TI atuando como desenvolvedor de sistemas e consultor para automação de processos administrativos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">