E-E-A-T: não, isso não é um erro de digitação

Engana-se o especialista em SEO ou desenvolvedor que conhece um termo bem similar ao do título e pensou que havia um erro. É apenas o Google pregando mais uma das suas (tantas outras) peças com atualizações.

O agora antigo conceito de EAT ganhou uma letra a mais e está gerando dúvidas para inúmeros profissionais. Afinal, trata-se da principal base para o Avaliador de Qualidade de Busca, ou Search Quality Rater, do Google.

O Avaliador, para quem não sabe ou se recorda, providencia feedbacks sobre a qualidade de Landing Pages e SERPs (Search Engine Results Page) na internet levando em consideração as métricas do EAT.

E quais métricas são essas?

ExpertiseAuthoritativeness Trustworthiness. Vamos relembrar:

  • Expertise diz respeito a quanto domínio o conteúdo da webpage tem sobre o determinado assunto, produto, etc.;
  • Authoritativeness é a autoridade da página para determinado conteúdo e se há algum profissional capacitado por trás disso;
  • Trustworthiness é sobre a confiabilidade da webpage e se suas informações são verdadeiras e seguras.

O que significa, então, o novo E? Simplesmente Experience.

Não se trata da experiência do usuário em relação à performance da webpage, caso você já tenha pensado nisso. Diz respeito, na verdade, a tópicos que podem ser esclarecidos ou informados ao usuário apenas baseados na experiência de quem desenvolveu determinado conteúdo ou utilizou um produto.

Ou seja: reviews de produtos; conteúdos do tipo unboxings; vlogs e blogs com experiências pessoais sobre um determinado assunto. Em outras palavras, a vivência demonstrada no conteúdo é o que afeta essa métrica.

Na diretrizes do Google — agora atualizadas para sua versão 9.0, precisamente por conta desta novidade —, o fator Experience é explicado da seguinte maneira:

“Considera até que ponto o criador do conteúdo tem uma experiência em primeira mão necessária para o tópico. Muitos tipos de páginas são confiáveis e atingem bem seu objetivo quando criadas por pessoas com uma vasta experiência pessoal. Por exemplo, em qual você confiaria: uma avaliação de produto de alguém que já usou o produto pessoalmente ou uma “avaliação” de alguém que não usou?”

As outras letras da sigla, E, A e T, prosseguem com o mesmo significado, mas vale mencionar que T deixou de ser Trustworthiness para se tornar apenas Trust. E, agora, é o ponto mais importante de todo o conjunto de métricas — tanto que as diretrizes agora deixam a interpretação de que ele seja um resultado combinado dos três elementos anteriores, abarcando todos.

Conceito visual de Trust e seus outros elementos de suporte – Fonte: General Guidelines 9.0

A confiança é o fator de maior importância em qualquer página, mas é ainda mais relevante naquelas chamadas de YMYL (Your Money Your Life) ou, em tradução literal, Seu Dinheiro Sua Vida, que são webpages onde o usuário pode estar sujeito a gastar dinheiro ou ser influenciado de forma errônea por informações sensíveis.

Por exemplo, são espaços onde alguém pode:

  • Comprar produtos ou serviços ou registrar informações financeiras;
  • Descobrir serviços ou informações relacionadas à saúde, desde um simples artigo sobre alguma doença até a compra de um plano de saúde;
  • Ter acesso a informações de interesse público, como artigos sobre política, instituições públicas, causas humanitárias ou de minorias etc;
  • Receber qualquer outro impacto financeiro não especificado acima.

O impacto do EEAT para os profissionais

Seja na produção de conteúdo ou no desenvolvimento de sites, o SEO é parte do trabalho de muita gente. Como, então, o novo E-E-A-T impacta esses profissionais?

Infinitos tópicos poderiam ser citados como explicação, mas vamos falar dos mais importantes relacionados à atualização.

Em primeiro lugar, é preciso considerar que reviews sinceras de produtos são mais importantes do que nunca. Muitos e-commerces, até hoje, relutam em colocar seções com esse propósito em seus produtos por medo de reviews negativas. Porém, mais do que nunca, apenas a concorrência tem a ganhar com isso!

Depois, vale ressaltar que nosso novo colega Experience entrou com o mesmo peso que seus pares Expertise e Authoritativeness, então ele deve receber o mesmo nível de atenção! Não pense que por ser uma novidade, ou por Trust ser o principal, que é possível deixar esse elemento de lado.

Por fim, lembre-se: absolutamente TUDO conta para a confiabilidade de um site a partir de agora!

Mesmo que não seja um assunto YMYL, será necessário um bom conteúdo para atingir um bom nível de Trust. Não que antes isso não fosse um diferencial, mas o novo EEAT é muito, mas muito mais completo que o anterior no quesito variedade de páginas em que essa métrica é aplicável, sem margens errôneas de interpretação por parte dos avaliadores.

Sim, é chato toda vez ter que se readaptar a cada nova atualização. Mas, no fim do dia, é para a satisfação do usuário que a gente trabalha, e essas métricas existem justamente para isso!

Agora, mais completas e justas, elas certamente ajudarão os profissionais de SEO e desenvolvedores a alcançarem bons rankeamentos. E, do outro lado da tela, os usuários serão agraciados por conteúdos ainda mais confiáveis e completos. Com um pouco de reorganização, todo mundo ganha.


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