Estudo do Site Blindado S/A identifica motivos que levam o consumidor a não comprar pela Internet

Com o objetivo de conhecer o comportamento do internauta ao realizar a primeira compra online, o Site Blindado S/A – empresa que realiza blindagem em sites e disponibiliza o selo Site Blindado, caso esses sites tenham sido aprovados em todos os testes – realizou um estudo no qual identificou os motivos que levam as pessoas a comprarem ou não pela internet.

Pela pesquisa ‘Perfil da Internet Brasileira’, o Site Blindado S/A teve como objetivo desvendar a questão do número de pessoas que confiam no internet banking e fazem transações financeiras pela web, em relação ao número de internautas que compram pela web, buscando entender a diferença desses números.

O mote principal foi: “Se *40 milhões de usuários utilizam a internet para realizar transações financeiras – na qual precisam digitar dados pessoais como senha e número de cartão –, porque somente **17,6 milhões são e-consumidores?”

O estudo, realizado com 4.000 internautas, de perfil entre 18 e 40 anos,  apontou que um dos principais motivos que inibem o consumidor a comprar pela internet, em 30% das situações, é o fator segurança; seguido pelo medo de não receber o produto (18%); possíveis problemas com troca de produtos (16%); e consumidores que não querem pagar frete (15%); entre outros. Dos motivos para comprar, estão inseridos fatores como: comodidade e acesso 24 horas, com mais de 50% das respostas.

Para a tomada de decisão da primeira compra online, a pesquisa avaliou que auxiliam neste processo o hábito dos usuários acessarem extrato bancários e comparar preços em sites. Porém, experiências de compras de amigos e parentes são referências para trazer novos usuários para o e-commerce.

Segundo Mauricio Kigiela, Diretor do Site Blindado S/A, enquanto os bancos oferecem soluções de segurança para seus clientes realizarem ações pela web, os sites e-commerce ainda não fazem uma campanha forte junto aos internautas sobre como identificar um portal que permite realizar transações com mais segurança.

“Poucos sistemas de buscas – a exemplo do Zura e Yahoo! Shopping – mostram ao e-consumidor os sites que oferecem selos de segurança. Por isso, o consumidor precisa saber identificar e conhecer os diferenciais de adquirir produtos por sites blindados contra hackers e outras formas de roubo de dados, para que se sintam seguros na hora de efetivar sua compra”, avalia Kigiela.

*Fonte: Febraban
** Fonte: eBit

Mais informações no site: www.siteblindado.com.br

Fonte: NB Press Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!