Transformação Digital com plataformas Low-code

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

No momento de transformação digital acelerado em que vivemos, cada vez mais a capacidade de entrega da equipe de TI tem se tornado um diferencial.

A demanda por novas ideias e soluções cresce em grandes proporções, porém os prazos para que estas soluções sejam implementada acabam sendo mais curtos.

Todos os dias novos aplicativos e sistemas são lançados no mercado, portanto, conseguir publicar uma solução de forma rápida, é extremamente importante para alcançar vantagens competitivas.

Neste cenário, as plataformas de desenvolvimento low-code tem adquirido bastante espaço. Estas ferramentas oferecem maior produtividade, acelerando o processo de desenvolvimento e permitindo que projetos sejam entregues em prazos menores. 

Em geral estas ferramentas oferecem uma gama de assistentes que apoiam a equipe de programação através de interfaces intuitivas, empoderam o programador para atingir suas metas de forma mais rápida.

São ótimas alternativas para as empresas que buscam agilidade, rapidez e praticidade no desenvolvimento dos seus aplicativos.

transformacao-digital-cloud-negocios-futuro

O que é uma plataforma low-code?

Plataformas low-code são ferramentas de desenvolvimento de software que fazem uso de metodologias não tradicionais de programação, através de assistentes que permitem uma programação mais simples e rápida. 

Estas plataformas propõem modelos de programação em formato visual, não necessitando de aplicação de sintaxe de tecnologias específicas.

Isto é possível devido a utilização de bibliotecas e funcionalidades pré-compiladas, permitindo desenvolvimento rápido, aplicando principalmente técnicas de reuso de código. 

A reutilização de código estimula também uma maior padronização, fornecendo maior qualidade e segurança dos aplicativos desenvolvidos.

Por possuírem interfaces mais simples e intuitivas, as ferramentas low-code também facilitam manutenções e evoluções de software, o que economiza tempo e dinheiro. Portanto, com pouca ou nenhuma codificação de sintaxes, as plataformas low-code permitem desenvolver, manter e evoluir softwares.

15 vantagens de utilizar plataformas low-code

  1. Redução de custos: alcançar maior produtividade impacta diretamente nos custos de desenvolvimento de um software. Quanto mais produtiva uma equipe de desenvolvimento puder ser, menor serão os custos com os projetos;
  2. Agilidade e velocidade: recursos nativos, bibliotecas pré compiladas, reuso de código e interfaces mais simples e amigáveis, são características de ferramentas low-code. Este conjunto de características permite o desenvolvimento de soluções em prazos menores.
  3. Metodologias de desenvolvimento rápido: podem atender a negócios que demandam mudanças constantes e atualizações entregues de modo contínuo;
  4. Facilidade de implementação: interfaces e modelos visuais de programação que tornam o desenvolvimento mais fácil.
  5. Ganho de tempo e produtividade: técnicas de reuso de código e modelos visuais de programação, permitem que equipes de desenvolvimento alcancem maior produtividade.
  6. Estabilidade: uso de blocos de código amplamente testados garantem maior estabilidade para suas aplicações; 
  7. Capacitação profissional: por não necessitar de implementações de sintaxes específicas, ferramentas low-code tornam a capacitação profissional mais simples.
  8. Segurança: as plataformas low code são projetadas e evoluídas para lidar com os desafios mais comuns, como segurança ou privacidade de dados; 
  9. Simplicidade: modelos de desenvolvimento mais simples e intuitivo, permitindo acesso mais fácil a desenvolvimento de sistemas e aplicativos.
  10. Desenvolvimento para todos: todos em uma organização podem colaborar para entregar as melhores soluções;
  11. Flexibilidade: o sistema é modular, e por isso mais simples e ágil para manter e evoluir.
  12. Autonomia: a facilidade em usar aplicações do Low Code permite que mesmo quem não possui background técnico crie aplicações simples e teste novas ideias; 
  13. Modelos intuitivos e visuais: o modelo visuais através de técnicas de arrastar e soltar,  tornam o desenvolvimento mais simples e rápido.
  14. Escalabilidade: plataformas low code podem ser dimensionadas tanto para pequenas empresas e equipes como para organizações com uma estrutura bem maior e exigente, provendo soluções de curto a longo prazo;
  15. Alto poder de engajamento: fácil de usar e entender, agradável, intuitiva, barata e acessível.

Conheça uma plataforma low-code: Maker Studio

O Maker Studio é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile. 

Focada em um desenvolvimento visual, a plataforma sugere uma programação de alto nível, abstraindo sintaxes específicas de tecnologias. Desta forma, o Maker permite que as equipes de desenvolvimento estejam mais focadas na regra de negócio, alcançando melhores índices de produtividade.

Além dos inúmeros benefícios comprovados nestes mais de 10 anos de mercado, a nova versão do Maker está integrada, nativamente, com o framework Bootstrap: Maker Studio Bootstrap.

A edição Bootstrap, eleita pela própria Softwell Solutions como a melhor versão do Maker, inclui em seu pacote de bibliotecas os recursos do Bootstrap 4. 

Desta forma, as aplicações desenvolvidas no Maker se tornam muito mais fluídas e adaptáveis a diferentes tamanhos de telas. É fácil perceber os avanços em layout e usabilidade, o que afeta positivamente a experiência do usuário final.

Além disso, a edição Maker Studio Bootstrap conta com uma repaginação estrutural, reconstruindo componentes, temas, recursos nativos, estrutura de pastas, etc. 

Esta nova roupagem é um dos maiores processos de reestruturação do Maker e Webrun e permite que as aplicações estejam mais otimizadas,  obtendo resultados mais leves e com melhor desempenho.

Conheça a Softwell Solutions

A Softwell Solutions, fundada em 2007, nasceu com o propósito de simplificar os processos e valorizar as estratégias de negócio através da sua plataforma de desenvolvimento de softwares, o Maker.

São mais de 12 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.

Ao longo dessa trajetória, com a distribuição do Maker, a Softwell se torna cada vez mais um Full Service em tecnologia Maker, buscamos desta forma facilitar a rotina dos nossos clientes e parceiros, oferecendo cada vez mais uma completa linha de serviços, tais como:

  • Maker Studio Bootstrap e Maker Mobile
  • Fábrica de Software
  • Inteligência Artificial
  • Chatbot
  • Outsourcing / Consultoria
  • Hospedagem

A lista de serviços complementa a atividade principal da empresa, comercialização de licenças para desenvolvimento com a plataforma Maker Studio, trazendo novas possibilidades em que a Softwell pode apoiar seus clientes a extrair o máximo da ferramenta.

Somos uma empresa especialista em soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes, quando o assunto é Desenvolvimento Web, Aplicativos.

QUERO-SABER-MAIS

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

Silvair Leite SoaresSilvair Leite Soares
1

Eu nunca tive a oportunidade de trabalhar com uma ferramenta dessas, mas me parecem interessantes.
Acho que poderiam ter abordado também, além das vantagens, as desvantagens e desafios na adoção deste tipo de tecnologia.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">