Os benefícios do uso do email marketing

O email marketing modificou a forma com que as empresas se comunicam com seus clientes e potenciais clientes, pois o uso dessa ferramenta impacta positivamente no marketing da companhia.

Primeiramente, o email é um sistema de comunicação, onde uma pessoa pode enviar e receber uma mensagem eletrônica através do uso da internet, podendo estar conectado à web através de diferentes dispositivos eletrônicos: PC, notebook, tablet, celular etc.

email-marketing-beneficios

Assim como, o Marketing é uma área responsável pelo desenvolvimento de ações estratégicas que permitam melhorar a comercialização dos produtos e serviços de uma empresa.

Dessa forma, o email marketing é um mecanismo de comunicação e fidelização dos seus clientes, para que eles recebam o envio dessas mensagens eletrônicas sobre os produtos oferecidos, promoções e novidades.

 Além disso, o email marketing se caracteriza pela sua efetividade na transmissão de informações  utilizando um canal de comunicação direto e interativo com sua clientela. 

Do mesmo modo, os benefícios para as empresas e o empreendimento digital que utilizam esse excelente recurso podem ser medidos e constatados através de relatórios mensais,  sendo eles: o grande alcance desse meio de comunicação, além da possibilidade de fazer uma estimativa do seu público, os investimentos econômicos não costumam ser elevados e essa ferramenta é bastante flexível.

Os tipos de email marketing

Com base nos avanços tecnológicos, atualmente estão disponíveis alguns tipos de email marketing com os quais você poderá gerar maiores resultados nas suas vendas.

A lista dos tipos de email marketing incluem 6 formas de utilizar esse recurso como: newsletter, email promocional, email sazonal, email de boas vindas, email convite para participar de eventos e os emails de nutrição de leads.

As newsletter são os emails informativos enviados com as principais atualizações feitas nos blogs e canais de comunicação da empresa, a frequência desse tipo de mensagem pode ser semanal ou mensal.

Talvez, o email promocional seja um dos mais conhecidos pelos clientes, devido a esse tipo de email ter a intenção de divulgar um produto em oferta que se deseja vender ou oferecer algum conteúdo ou material exclusivo grátis com o objetivo de que esta ação seja convertida em vendas.

Nesse sentido, o email sazonal se refere aos emails elaborados para serem enviados em ocasiões especiais ou em épocas importantes, como por exemplo: Aniversário ou Natal.

Em relação ao email de boas-vindas, este é um meio muito interessante de apresentar o seu negócio para o potencial cliente que acaba de fazer a assinatura para o recebimento de emails, pois é nesse primeiro contato que uma comunicação cordial e criativa podem ajudar bastante no engajamento da sua marca.

Segundo a  necessidade do seu empreendimento, você poderá ir modificando ou adicionando outros tipos de email marketing.

Por último, se tem o email convite e o email de nutrição de leads, o primeiro se refere a uma mensagem comunicando sobre eventos vinculados a sua empresa em que o cliente possa participar e o email nutrição de leads são os conteúdos direcionados aos usuários segundo seu interesse e preferências.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!