Parabéns a todos os profissionais de informática

Parabéns a todos que ralam pra caramba pra fazer esse mundão da TI girar!


Dia do Profissional de Informática!
Dia 19/10 – Dia do Profissional de Informática

A informática hoje tem papel fundamental no dia-a-dia das atividades humanas. Terminais bancários, arquivos de empresas, tudo hoje está devidamente informatizado. A tecnologia existe para facilitar nossas vidas, mas é importante lembrar que por trás dela está o trabalho árduo de profissionais que precisam desvendar a aparente difícil linguagem dos computadores.

O profissional de informática é uma criação dos últimos quarenta anos. Os primeiros computadores apareceram no país no início dos anos 60, e, logo em seguida, encontraram aplicação em toda espécie da atividade: no governo, nos bancos, na indústria, no comércio, na academia, e, mais recentemente, no cenário doméstico. Em todas estas áreas, podemos distinguir entre os usuários, e a retaguarda de “suporte”, assistência técnica prestada por profissionais da área. Estes profissionais têm se mostrados essenciais, em função da relativa complexidade da tecnologia de computação, e para ser bom profissional requer muito estudo e prática do ofício, como é também o caso de outras profissões mais antigas, por exemplo, da engenharia ou da medicina. Porém, os engenheiros e os médicos admitem explicitamente sua subordinação à sociedade através do seu juramento ao ser admitido na profissão, e através do trabalho fiscal dos CREAs e CRMs, que têm poderes até de cassar o registro dos seus profissionais.

Isto não acontece com os profissionais da informática, por uma série de razões, entre as quais a existência de muitos caminhos para chegar ao exercício da profissão, não sendo sequer essencial realizar um curso universitário para adquirir competência. Existem vários profissionais de muita experiência que estão nesta situação, porque entraram nesta atividade quando ela ainda era bastante jovem, sem a oferta de cursos profissionais que hoje existem.

A principal sociedade profissional do ramo no País, a Sociedade Brasileira de Computação, defende esta variedade de formação, se opondo à regulamentação da profissão nos moldes exclusivistas tradicionais, com entrada na profissão controlado por um conselho regional, através da obtenção de um diploma de curso superior específico. Ao invés disto, a SBC prefere que seja promovido um reconhecimento mais informal da competência do profissional, e adotado um código de ética e conduta profissional. Infelizmente, ainda não foi resolvida esta questão, e atualmente não existe uma regra nacional para examinar o comportamento e a eficiência destes profissionais.

Fonte: Estadão

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


2 Comentários

Carlos Amoroso Bastos
2

Manual Básico para utilizar um profissional de “TI”
COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER:
1) PROFISSIONAL DE TI dorme. Pode parecer mentira, mas PROFISSIONAL DE TI precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o escritório.
2) PROFISSIONAL DE TI come. Parece inacreditável, mas é verdade. PROFISSIONAL DE TI também precisa se alimentar e tem hora para isso.
3) PROFISSIONAL DE TI pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um PROFISSIONAL DE TI, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar de redes, sistemas, computadores…
4) PROFISSIONAL DE TI, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, mas PROFISSIONAL DE TI também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar…
5) Ler e estudar também é trabalho. É trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.
6) De uma vez por todas, vale reforçar: PROFISSIONAL DE TI não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal. Ele precisa planejar, consultar fornecedores, fazer visita técnica para poder maturar as propostas e superar as expectativas.
7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o PROFISSIONAL DE TI deixa de ser PROFISSIONAL DE TI e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas … ele tem direito de se divertir.
8) Não existe, apenas um upgradezinho – qualquer upgrade é um projeto, requer atenção, dedicação, precisa ser pensado, estudado, analisado e, é claro, cobrado. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população mas servem para tornar a vida do PROFISSIONAL DE TI mais suportável.
9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o PROFISSIONAL DE TI pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.
10) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, não significa que você pode ligar as 11h55. Se você pretendia cometer essa gafe, ligue após o horário do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.
Fonte: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/18522-Manual-Basico-para-utilizar-um-profissional-de-TI

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!