Sua campanha de e-mail marketing mais assertiva com Fun Characters (emoticons)

Em um mundo em que o e-mail marketing √© o canal que apresenta a melhor taxa de convers√£o em vendas para os sites de e-commerce ‚Äď no Brasil, 2,53% ‚Äď e √© utilizado por nove em cada dez lojas virtuais, conforme aponta o estudo recente da Serasa Experian Marketing Services, buscar diferencia√ß√£o e maior atratividade √© fundamental.

A pesquisa também indicou que, em termos de recursos, 48% dos anunciantes investem mais de 10% da verba neste canal. Quanto ao retorno sobre o investimento (ROI), 65% deste subgrupo afirma que o e-mail marketing está gerando ROI e que continuará investindo (48%) ou aumentará o aporte no canal (17%). Outros 17% afirmam que vão começar a investir no segmento porque acreditam que isso gerará ROI.

Isso significa que veremos um cenário ainda mais acirrado. Então, como chamar atenção e aprimorar o engajamento do usuário com as campanhas?

O assunto do e-mail pode ser considerado a porta de entrada, o convite para que o usuário abra e leia sua mensagem, o que torna a elaboração de uma boa chamada essencial para o sucesso de uma campanha.

Muito j√° foi discutido quanto √† cria√ß√£o de um t√≠tulo, decretando algumas palavras, como “promo√ß√£o”, “teste agora” e “√ļltimas oportunidades”, entre outras, expressamente proibidas. Al√©m disso, o assunto deve ser o mais curto, descritivo, informativo e verdadeiro poss√≠vel.

Por√©m, quando todos pensavam que a cria√ß√£o se limitaria a frases de express√£o e bons slogans, o e-mail marketing passa por uma “febre”¬†que j√° tomou conta de redes sociais, SMS e comunicadores on-line: os emoticons, ou fun characters.

Aquelas carinhas engra√ßadas, estrelas, cora√ß√Ķes e outras tipologias tornaram-se parte dos caracteres utilizados para compor o t√≠tulo de um e-mail marketing. Imagine, em meio ao mar de mensagens que voc√™ recebe diariamente, observar um t√≠tulo assim:

Talvez não seja o primeiro e-mail que você lerá, mas certamente será aquele que chamará sua atenção. Dependendo do navegador utilizado, os emoticons poderão ainda aparecer coloridos e até brilhar. Esse é o mais alto grau de visibilidade criado para conquistar o cliente.

Como o e-mail marketing vive a era do engajamento, ao levar mais personalização e atrativos ao usuário, a possibilidade de conquistar maior adesão aumenta, melhorando o relacionamento, garantindo maior entregabilidade e abrindo, assim, um caminho livre para a caixa de entrada.

Autora: Juliana Azuma – superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e respons√°vel pela Virtual Target.

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certifica√ß√Ķes, empregos, not√≠cias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informa√ß√£o).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!