Transformação digital: apoio especializado é fundamental!

É fato que a pandemia do COVID mudou o planeta de leste a oeste e de norte ao sul. E no mundo dos negócios não foi diferente.

Desde o fatídico fevereiro de 2020 processos foram transformados, a geração e consumo de dados se intensificou, a segurança da informação ganhou ainda mais destaque e os negócios nunca estiveram tão conectados e digitais.

A “primeira onda” da transformação digital que vivemos por conta da pandemia deu origem, pela IDC, ao conceito de “Future Enterprise” (Empresa do Futuro).

Dentro deste conceito, a IDC afirma que, no pós-pandemia, as empresas passarão por uma “segunda onda” de transformações, onde 9 grandes jornadas transformacionais se destacam:

Conectividade; Clientes e consumidores; Inovação Digital; Infraestrutura de TI; Ecossistemas da indústria; Inteligência; Operação Inovadora; Segurança; Futuro do Trabalho

Para superar os desafios intrínsecos em cada jornada e surfar com tranquilidade esta “segunda onda” de transformação tecnológica, é necessário que as empresas busquem no mercado fornecedores com experiência e portfólios robustos em TI para atender às demandas emergentes.

Apoio especializado é fundamental

Uma empresa brasileira que tem expertise de sobra para apoiar empresas nas jornadas do conceito “Future Enterprise”, é a Algar Telecom. A empresa está preparada para apoiar fortemente seus clientes em 5 das 9 grandes jornadas listadas pela IDC, que são:

Infra de TI: Tem como propósito apoiar as empresas para que façam a transição da sua infraestrutura digital de forma mais segura, escalonável e resiliente, garantindo a disponibilidade cada vez mais rápida de hardware, software, abstração de recursos e tecnologias de processo inovadores para apoiar o desenvolvimento e o refinamento contínuo de experiências digitais.

Segurança: Para que as empresas possam gerir sua estrutura de TI com confiança afastando riscos, entrando em conformidade e garantindo privacidade nos seus negócios.

Conectividade: As empresas precisam ter uma conectividade onipresente, confiável e robusta para garantir uma excelente experiência digital para os funcionários e clientes da sua empresa, a Algar Telecom pode apoiar tais empresas com soluções que colaborem para isso.

Futuro do Trabalho – É preciso trabalhar com ferramentas que permitam melhorias de processos e gestão, dinâmica de colaboração, e agilidade na realização de tarefas dos funcionários das empresas, e, trabalho remoto.

Operação Inovadora – Garantir a evolução com inovação na operação, utilizando IoT para tornar possível a automatização de processos de forma inteligente com interação entre máquinas, veículos, produtos e ambientes. A Algar Telecom também pode apoiar clientes e empresas nesta Jornada.

Foco nas jornadas de infra e segurança

Apesar de apoiar seus clientes nas 5 jornadas listas acima, a Algar Telecom destaca 2 jornadas como prioritárias, que são: JORNADA DE INFRA e JORNADA DE SEGURANÇA.

Jornada de infraestrutura de TI

Ainda de acordo com a IDC, a grande maioria dos executivos de tecnologia irão repensar suas arquiteturas de infraestruturas para serem mais flexíveis e escaláveis como reflexo da pandemia que vivenciamos.

A IDC estima que hoje ainda 80% dos workloads rodam em ambientes OnPremises no Brasil. Durante os próximos anos uma parcela importante irá migrar para ambientes externos, principalmente para a nuvem.

Nesta jornada, a Algar Telecom está preparada para apoiar seus clientes com serviços de Hosting,
Cloud Plus (Cloud Pública), Cloud Backup (Backup as a Service) e outros.

Jornada de segurança

Em recente pesquisa, intitulada Future Enterprise Resiliency and Spending (FERS), a IDC revela que o futuro dos investimentos em TI ainda está em estágio inicial, com as atualizações de segurança cibernética continuando a ser o principal foco, à medida que as organizações estendem seus ecossistemas dentro e fora de seus setores e migram para modelos de negócios de dados, aplicativos e operações compartilhados.

Para esta importante jornada transformacional, a Algar Telecom tem em seu portfólio produtos e serviços como SD-WAN Super Seguro, Gerenciamento de Segurança (SOC), Endpoint Gerenciado Vision MEDR, Disaster Recovery e outros.

SD-WAN Super Seguro

O destaque na jornada de segurança fica por conta do produto SD-WAN Super Seguro, uma tecnologia de virtualização de redes, em que as definições de tráfego são controladas por software, criando uma sobreposição virtual.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas que possuem mais de uma unidade é fazer a gestão de sua rede de forma segura, simples e otimizada. Nesse contexto, é comum que o gestor se depare com uma baixa performance da rede, falta de balanceamento e redundância de links, dificuldade em gerenciar múltiplos links de dados e inexistência de privacidade entre as conexões de suas unidades.

O SD-Wan Super Seguro resolve esses problemas.

Além disso, no novo contexto imposto pela pandemia, que impulsiona soluções de segurança, as empresas não estavam preparadas para lidar com segurança em nuvem, por isso, o SD-WAN Super Seguro vem ao encontro de uma necessidade crescente do mercado corporativo por serviços gerenciados de rede e segurança.

Quais são as vantagens de se adotar SD-Wan?

O SD-Wan faz a medição contínua de todos os caminhos da rede e fornece a capacidade para a tomada de decisões, sem que o usuário precise tomar qualquer ação. Isso significa que os dados serão sempre enviados para o caminho correto, com base nas condições de rede. Além disso, ele irá reagir a qualquer problema.

O SD-WAN Super Seguro monitora o tráfego com o objetivo de garantir estabilidade e disponibilidade, com a otimização e melhoria de performance de aplicações que trafegam na WAN, fazendo o balanceamento dos links e garantindo a alta disponibilidade e desempenho dos acessos.

Nunca ouviu/leu sobre SD-WAN? Aqui no PTI já abordamos o tema. Vale a leitura!

Se você faz parte de uma corporação que necessita garantir o bom funcionamento da sua TI e deseja surfar com tranquilidade a segunda onda de Transformação digital, não deixe de manter contato com o time de especialistas da Algar Telecom.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

Luiz
1

Muito interessante artigo.
Vejo que a transformação digital é o uso da tecnologia como centro dos processos empresariais.
Nesse sentido a cultura da empresa e a forma como os colaboradores lidam com a tecnologia é fator essencial para o sucesso da transformação digital.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!