Transformando os “curtir” em vendas

Tudo o que os “Gerentes de Marketing” de grandes empresas tem trabalhado em mídias sociais parece estar valendo a pena. Cerca de 70% dos consumidores, em um estudo realizada pela GfK, relataram fazer uma compra como resultado de sua participação com uma marca em alguma rede social.

No entanto, nem todas as notícias são animadoras. Outros 22% dos consumidores disseram que não veem valor em permanecer conectados, indicando que as empresas ainda têm muito trabalho a fazer para manter os fãs e seguidores interessados, de acordo com o estudo da SocialVibe.

Cerca de 19% dos consumidores fazem compras “muitas vezes”, enquanto 29% fazem compras “às vezes” por causa dessas conexões sociais. Outros 22% são um pouco mais mornos, tendo feito uma ou duas compras por causa de uma conexão da marca no Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest ou Google+.

A conexão entre clientes e marca é muito forte com o uso das redes sociais.

Kraft Foods, por exemplo, tem uma página no Facebook chamada de “Receitas e Dicas” dando aos fãs  informações úteis (receitas), enquanto, ao mesmo tempo, apresenta produtos aos consumidores.

O site tem cerca de 1 milhão de fans. A Kraft também tem um perfil Pinterest dedicado ao pino receitas, que tem mais de 41.000 seguidores.

Aproveitando a mesma ideia a NESTLÉ no Brasil também criou sua pagina no Facebook, trazendo diariamente dicas e receitas fortalecendo os produtos da marca.

Isso ilustra o desejo do consumidor em aprofundar a experiência com a marca e um passo importante à fidelização da marca.

Conteúdo interessante é o que seu fã quer consumir. Pegue carona com assuntos que interajam com seu produto como nos exemplos citados acima. É praticamente impossível pensar em uma receita de brigadeiro sem lembrar do “Leite Moça” – isso é engajamento! Não é forçado é natural. Se a sua marca é uma revendedora de carros não se apegue apenas a postagens sobre vendas. Dê dicas sobre customização, limpeza, estofados, acessórios, enfim, saia do óbvio e torne sua página e seu conteúdo mais interessantes.

Desta maneira, conhecendo seu fã, seu comportamento e o que ele gosta, você saberá o que o atrai para a sua marca.

Leila Matias

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Graduada em Administração de Empresas com 2 especializações em WEB. Trabalhou 12 anos a frente de projetos WEB para Coca-Cola. Atualmente trabalha na Câmara dos Deputados desenvolvendo projetos de comunicação para Internet.


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