Windows 7 – Migrando seu usuário para outro local

Passamos recentemente por um problema com uma atualização da Microsoft. Com a urgência que algumas máquinas precisavam ser utilizadas e sem tempo de esperar por uma solução oficial da Microsoft, tive que reinstalar o sistema operacional em algumas delas para que o pessoal voltasse a trabalhar.

Percebi então que os usuários perderiam seus arquivos se eu formatasse o drive onde o sistema operacional estava instalado, porque os dados dos usuários ficam dentro do mesmo drive por padrão. Não formatei, simplesmente reinstalei o sistema operacional e essa instalação criou uma pasta “Windows.old” com tudo do sistema anteriormente instalado. Mas isso não era a minha melhor opção. Vou tentar explicar aqui como deixar os dados dos usuários em outro local para numa necessidade dessas ser possível formatar o drive e reinstalar o sistema operacional sem perda de arquivos.

Inicialmente seu sistema operacional deve ser instalado em um drive e deve-se ter outro drive para os arquivos dos usuários.

Partições

Na imagem acima temos 3 partições no mesmo HD. Observe que o sistema operacional fica no drive C, mas as coisas do usuário e dos trabalhos profissionais estão em outras partições. Com isso, sempre que precisar formatar a máquina por qualquer problema, basta formatar o drive C sem afetar os arquivos dos usuários ou seus trabalhos.

No windows 7, quando você entra com seu usuário, ele coloca um atalho no menu inciar que te leva direto para seus arquivos. O problema é que esse atalho aponta para a pasta padrão do usuário no drive de instalação do sistema operacional. Abrimos então a pasta do usuário:

Pasta do Usuário

Temos então todas as pastas que o usuário já possui no computador e que estejam vinculadas a ele. Agora é só clicar com o botão direito sobre cada uma dessas pastas e escolher propriedades:

Propriedades

Na aba Local, clicar em mover para escolher um novo local em outro drive que não o drive do sistema operacional. Confirme a mudança de local e refaça os passos para todas as pastas que encontrar dentro do usuário.

Com isso, seus arquivos deixam de ser guardados dentro do drive do sistema operacional e você tem a liberdade de formatar o computador sempre que algum problema exija solução imediata, sem medo de perder seus arquivos.

Só mais um detalhe: Quando terminar de reinstalar seu computador com o sistema operacional, refaça esse redirecionamento apontando para as pastas com o novo usuário. Assim o usuário criado na nova instalação ficará como usuário dos arquivos do usuário que foi apagado durante a formatação.

Sandro Mucio

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas no MaisDocs.com.br
Webmaster em sandromucio.com
Pai das duas meninas mais lindas do mundo.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!