CACIC – Um poderoso recurso para controlar os seus ativos de TI

Boa noite pessoal!

Para minha felicidade e de muitos administradores de sistemas de código aberto, a iniciativa do governo federal e suas secretarias em produzir software livre para sua própria utilização colaborando também com toda a comunidade de TI tem se mostrado muito forte nos últimos anos, e foi capaz de gerar soluções muito aderentes as necessidades da maioria das redes corporativas de hoje em dia. Um exemplo de solução nascida para este meio foi o CACIC.

Hoje conseguimos recorrer a ferramentas em sua maioria disponíveis para utilização através de um simples browser (que também pode ser GPL 🙂 ) e no ambiente web sabemos que o software livre respira com tranquilidade utilizando tecnologias como o PHP, Java, Perl, Python e etc para o desenvolvimento de produtos.

O CACIC comentado aqui, é um recurso que utiliza do PHP e suas extensões para propiciar em uma console web altamente organizada informações a respeito de todos os seus ativos de software e hardware existentes na empresa.

Baseado em software agente, o CACIC coleta automaticamente em intervalos pré-definidos pelo administrador, dados a respeito de todo o software e hardware de um determinado servidor ou estação de trabalho catalogando (através de um cadastro eficiente de nossa parte é claro 😀 ) estas informações de forma organizada em estrutura de árvore.

Capaz de emitir relatórios para cada tipo de software presente em sua rede, o CACIC também é capaz de alertar alterações de hardware que são efetuadas em seu parque computacional atualizando também o registro daquela máquina em específico em seu banco de dados. Trabalha com SGBD MySQL armazenando todas as suas informações em objetos de banco, fáceis de serem “backupeadas”.

Qualquer um de nós que precise hoje de uma solução para controlar os ativos de hardware e software da empresa de forma automatizada, precisa implementar o CACIC! Você só tem a ganhar com este software e ele por si só causa um bom impacto sob a ótica administrativa da empresa, pois administrar o TCO envolve gerenciar os ativos de software e hardware de uma companhia, decidindo por licenciamento ou substituição por software livre muitas vezes. Onde implementei foi só felicidade… rsrsrs

A título de exemplo, veja abaixo página principal do console web do CACIC exibindo um resumo do parque de ativos de software da Justiça Federal do Ceará, imagem disponível no próprio site da JFCE.

Conheça também o Guia Prático do CACIC de Jarbas Teixeira.

Abraços!

CACIC

Junieh Byegmann

Mais artigos deste autor »

Formado em Sistemas de informação pela UNIASSELVI de Blumenau, analista de suporte especializado em soluções em software livre utilizando Linux e DBA Oracle.


8 Comentários

Emerson
1

É isso aí Junieh….ter o controle dos ativos é fundamental para mantermos uma certa organização…..pois hoje qualquer um inventa de instalar softwares, inclusive sem licença..o que pode ocasionar porblemas para as organizações….

Junieh Byegmann
2

Grande Emérson! Obrigado por prestigiar o post! 😀
É uma grande verdade! O CACIC até mesmo no modelo ITIL que vem sendo muito bem explanado por você auxilia na tarefa do “Gerenciamento da configuração” um dos itens da base de dados de informação que é possível montar com a ajuda desta biblioteca que vem sendo adotada até como uma metodologia pelas organizações, o que é muito interessante!
Grande abraço cara!!

Gustavo Oliveira
3

Junieh,
Tudo bem?
Estive lendo o arqtigo e achei muito interessante ainda mais com comentários do itil.
Estou desenvolvendo/projetando/pensando em fazer meu TCC na area de
ITIL, para aproveitar minha certificação aprofundar meus
conhecimentos.
Assim, penso em desenvolver um software orientado a Web para auxiliar
o processo de gerenciamento de configuração… tipo um software que
permita cadastrar IC definindo seu status/nivel/relacionamento,
consultando um BDGC.
Para a fundamentação teorica precisaria de softwares
monstrar/comparar/analisar softwares existentes no mercado ou
soluções adotadas por alguma organização.
Acho que o cacic pode me ajudar… tens algum overview ou manual, ou até mesmo experiência propria tentando relacionar ele com ITil.
No aguardo de seu contato. Gustavo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!