Como gerenciar a Tecnologia da Informação?

Não é novidade para nós, profissionais da TI, que o ambiente onde trabalhamos é muito dinâmico e está em mudança constante. A dúvida que surge é como gerenciar isso, todas essas mudanças que ocorrem diariamente no nosso ambiente profissional.

Com tanta coisa acontecendo, precisamos de infraestrutura para tanta informação!

As pessoas envolvidas não precisam saber gerar informação, elas precisam saber usar essas informações da melhor forma para o seu tipo de negócio. A TI não é apenas mais um setor da empresa, não deve ser vista apenas do ponto de vista estrutural, deve ser considerada um fator chave determinante para o sucesso do negócio. Afinal, a informação é o maior patrimônio da empresa! Por isso, deve ser gerida de forma única.

Integrar os processos de negócio com toda a tecnologia existente exige um esforço contínuo dos gestores e profissionais responsáveis pela organização. Só poderá ser tirado o máximo de desempenho de tecnologias e aliar aos procedimentos quando a importância dessa integração estiver clara para todos envolvidos.

Para os gestores é mais do que importante saber que é preciso digitalizar processos antigos que são realizados manualmente, para agilizar de alguma forma e utilizar a tecnologia a seu favor. Sabe aquela velha tabela de custos? Ou a agenda de telefones de clientes? Que tal digitalizar tudo isso e facilitar o acesso, tendo informação disponível sem ter que pegar velhos papéis nos arquivos.

A palavra chave aqui é inovar! Sair na frente daquelas empresas que estão no mesmo tipo de negócio mas que não conseguem pôr a tecnologia a seu favor.

O maior desafio é quebrar a cultura que a empresa criou ao longo dos anos, aderir a novos modelos de gestão, de práticas, unir os setores do negócio em torno de um único objetivo:  alavancar os negócios!

A TI entra com a grande importância que é fazer com que os recursos trabalhem para o negócio, atraindo novos clientes, agregando valor aos serviços prestados e mantendo qualidade impecável.

E o nosso gestor para tudo isso, de preferência, deve ser muito flexível e conseguir montar estratégias que possam fazer tudo isso acontecer de maneira correta, deve estar consciente do ambiente constante de mudanças em que vivemos, onde empresas são moldadas todo dia, onde conflitos aparecem diariamente entre colaboradores, onde clientes se envolvem cada vez mais com produtos e querem sempre a qualidade em primeiro lugar.

Então, as empresas que conseguirem tirar o melhor desempenho de seus recursos terão muito mais chances de permanecer competitivas nesse mercado que é tão surpreendente e inovador.

Marília Balbé

Mais artigos deste autor »

Marília atua com Gerenciamento de Projetos, liderança de equipes de desenvolvimento de software. Habilidades em engenharia de software, levantamento de requisitos e análise de negócio. Influenciadora Microsoft, certificada Scrum Master. Hiperativa e eterna aprendiz. Folow me: @maribalbe

3 Comentários

Marcelo Costa Almeida
1

Marília.
Ótimo texto, esta realidade está presente na maioria das empresas novas e em algumas empresas já consolidadas. Porém, em outras empresas que ainda mantém uma mentalidade retrógrada ainda persistem na idéia de que o departamento de TI serve apenas para “apagar incêndios” na rede, no sistema e dos usuários, nada mais que uma departamento de apoio ao invés de ser um departamento estratégico para a empresa.
Muito obrigado.

THIAGO TEIXEIRA SANTOS
2

OLA GOSTEI, MUITO DE SUA ENFAZE SOBRE O TI

TENHU 26 ANOS E NAUM TENHU O 2°GRAU COMPLETO, MAS ADORO MUITO AS NOVIDADES TECNOLÓGICAS, POR ISSU ACABEI DE COMEÇAR O CURSO DE TI, SOU FORMADO PELA ESCOLA “SENAI” EM MECANICO DE USINAGEM-INDUSTRIA…….

SOU DE ORIGEM HUMILDE, POR ISSU GOSTARIA DE SABER SE TENHU CHANCE NESSE MERCADO……..E POR ONDE COMEÇARIA EX: UMA FACULDADE DE ANALISE DE SISTEMAS…….SEI LA QUERIA QUE VC PUDESSE ME DAR UMA LUZ…….

SÓ DESDE ESSA IDADE QUE VI LUZ ESTA NO CONHECIMENTO……….E ESTOU PRECISANDO DE UM TUTOR NO MOMENTO OU TUTURA……..ESTOU ESCREVENDO, MAS NAUM SEI QUEM VAI LER ISSU, NEM SEI SE ALGUEM IRÁ LER……..PORQ A MINHA FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE A INTERNET……..

QUERIA SABER SE VC PODE ME AJUDAR!
FICARIA MUITO GRATO

ATENCIOSAMENTE

THIAGO TEIXEIRA SANTOS

Fabiano Rony
3

Muito boa a matéria, pretendo fazer MBA em Gestão da tecnoligia da informação e expandir meus horizontes voltado a gestão. Thiago, óbvio que tem chances a área de T.I é muito ampla, mire um objetivo e corra atrás dele, é preciso sempre estar atento as novas tecnologias e estudar muito, participe de foruns, busque por matérias no google você achará muita coisa. Busque uma faculdade sim, mas atente-se a ementa do curso. No mais caso precise de ajuda me escreva. fapriapus@gmail.com.

Marília parabéns.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


5 × = cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>