O que é SD-WAN? Entenda mais sobre esta tecnologia e como funciona!

Com uma grande quantidade de dados, seja de consumidores, fornecedores, filiais ou dos profissionais de uma empresa, os negócios necessitam estar sempre conectados a outros departamentos, assim é fundamental contar com uma infraestrutura ágil e eficiente, e é exatamente isso que o SD-WAN oferece para os mais diversos cenários.

Essa tecnologia se baseia em uma rede determinada por software que facilita a gestão e a operação de uma WAN. Isso ocorre pelo fato de que essa tecnologia separa o hardware de rede de suas aplicações de controle. O SD-WAN oferece um valor de utilidade considerável para as companhias, disponibilizando maior agilidade e capacidade de otimizar a largura de banda da internet.

O que é SD-WAN?

Software-Defined Wide Area Network (SD-WAN) é um tipo de rede de computador que permite a vinculação de vários recursos de acesso à internet — como DSL, cabo, celular ou qualquer outro transporte IP — para disponibilizar canais de informações confiáveis ​​de alto rendimento.

Assim, SD-WAN abstrai opções de conectividade, como Multiprotocol Label Switching (MPLS), para criar uma rede corporativa virtual de longa distância (WAN).

Um SD-WAN conta com uma arquitetura WAN virtual e uma tecnologia baseada em software. Um elemento importante de uma SD-WAN é seu controle centralizado, de modo que as conexões de rede, mecanismos de segurança, políticas, fluxos de aplicativos e administração geral sejam separados do hardware associado.

Por questões de segurança, as comunicações de dados entre filiais de empresas são, geralmente, transmitidas via VPN e canalizadas por meio das instalações da sede. É fundamental ter um túnel IP de alto rendimento que seja confiável para essa conexão de informações.

Se uma filial usa uma única conexão DSL, T1 ou modem a cabo para se comunicar com a central, pode haver rendimento e velocidade insuficientes — notadamente para enviar dados da filial para a matriz. Da mesma maneira, apenas uma linha de banda larga na filial não disponibilizará o tempo de atividade correto que os aplicativos fundamentais aos negócios exigem.

A arquitetura SD-WAN possibilita uma estrutura de comunicação IP de alta velocidade entre uma filial e a matriz mesmo em grandes proporções geográficas. Os dois dispositivos formam um túnel de informações transparente e de grande rapidez, combinando recursos de acesso em cada lado.

Qual a diferença entre WAN e SD-WAN?

Uma WAN se trata de uma rede de computadores que cobre uma grande área geográfica — geralmente englobando uma série de redes locais LANs. As conexões podem se constituir de satélites, sistemas telefônicos ou linhas alugadas.

Com a propagação de serviços em nuvens privadas e públicas, bem como serviços que dependem muito de aplicativos confiáveis ​​e de alto desempenho, as empresas, às vezes, ultrapassam as limitações dos serviços WAN disponíveis. Embora possa ser economicamente viável disponibilizar conectividade de alta largura de banda de internet para o setor principal, ofertar a mesma velocidade de conexão para cada filial é bastante caro.

Uma rede de longa distância definida por um programa é diferente do modo como uma WAN é implantada e gerenciada. Um SD-WAN é uma tecnologia baseada em software que se sobrepõe a uma rede existente.

Com um SD-WAN, a rede física é separada da rede lógica. Ele divide a rede do plano de gerenciamento e desconecta o gerenciamento de tráfego das atividades de monitoramento do hardware. Por exemplo, as WANs tradicionais só podem lidar com conexões com várias plataformas de nuvem. SD-WANs não são limitados pelo hardware subjacente que compõe a rede.

A tecnologia SD-WAN disponibiliza conectividade de dados de forma muito rápida, confiável e relativamente barata entre a sede do negócio ou o data center da empresa com suas filiais. Em comparação com a alternativa de utilizar uma única linha de internet, um SD-WAN é capaz de cortar significativamente as despesas de WAN. Além dessa economia de custos, as empresas podem obter acesso geral confiável à internet por meio da conexão entre todos (sede e filiais).

Quais são seus benefícios?

Muitas empresas estão recorrendo à tecnologia de rede de longa distância definida por software para resolver os problemas de desempenho e conectividade de rede, além de impulsionar os resultados comerciais. Veja, a seguir, quais são os benefícios dessa tecnologia para as organizações.

Economia

SD-WAN oferece as vantagens de um serviço WAN confiável e seguro a preços de internet. A banda larga é mais econômica e flexível do que as caras conexões MPLS de nível de operadora, as quais, geralmente, têm longos tempos de provisionamento e contratos custosos. Com essa tecnologia, as organizações podem utilizar todas as conexões de rede disponíveis em sua capacidade total, sem manter links de backup não usados.

Segurança

A tecnologia SD-WAN transmite a segurança no nível da filial, evitando as limitações de informações tendo que retornar a um data center para proteções de segurança adicionais, como gateways de firewall ou aplicação de sistema de nome de domínio (DNS). SD-WANs criptografam o tráfego WAN de acordo com a mudança de local. Ele segmenta a rede, minimizando os danos em caso de violação.

Além disso, essa aplicação também pode ajudar os profissionais de TI a detectarem ataques mais rapidamente, permitindo que monitorem o volume e os tipos de tráfego em uma rede. Há segurança adicional pelo fato de que os SD-WANs permitem o uso de Redes Privadas Virtuais (VPNs).

Agilidade

O SD-WAN possibilita que as empresas adicionem ou removam facilmente conexões WAN, bem como possam combinar conexões por meio de smartphones ou telefones fixos. As ramificações se tornam mais ágeis porque as SD-WANs possibilitam que vários links, dispositivos e serviços coexistam com a infraestrutura mais antiga.

Assim, com o uso dessa tecnologia, a empresa pode implementar os serviços WAN em um ambiente distante sem ter que enviar pessoal de TI para isso. As empresas podem diminuir os tempos de implantação e configuração com a tecnologia SD-WAN. A agilidade da rede é um dos principais motivos pelos quais as organizações estão adotando SD-WANs.

Simplificação da gestão

SD-WAN torna a implantação de serviços WAN no nível de filial rápido e fácil. Como os SD-WANs são baseados em uma arquitetura de nuvem central, as organizações terão facilidade em escalar entre os vários endpoints. Os negócios podem otimizar a infraestrutura das filiais inserindo serviços de rede — seja na nuvem, borda da filial ou em data centers.

O time de TI conta com a capacidade de automatizar globalmente a implantação zero-touch com uma única interface de gerenciamento. Assim, essa tecnologia disponibiliza serviços como otimização de WAN, exigindo, dessa forma, menos dispositivos de rede necessários em cada local.

Otimização da experiência do usuário

Como um SD-WAN utiliza uma função de controle central para direcionar o tráfego pela WAN, há um aumento do desempenho do aplicativo e aprimoramento da experiência do usuário, junto à ampliação da produtividade e redução dos custos de TI.

Essa aplicação pode fornecer um desempenho de aplicativo em nuvem superior para os usuários finais que se encontram em diversas localidades. Se um link falhar ou houver degradação, o SD-WAN pode rotear dinamicamente o tráfego entre circuitos dedicados e conexões seguras de internet — sem interrupções para aplicativos essenciais.

Obtenção de melhor desempenho

A tecnologia SD-WAN utiliza a internet para criar conexões seguras e de alto desempenho, removendo as penalidades de backhaul da rede MPLS. A otimização de aplicativos de negócios pode ser fornecida de maneira econômica, ao mesmo tempo em que aprimora muito o Software as a Service (SaaS) e outros serviços baseados em nuvem.

Além do mais, os usuários remotos normalmente experimentam menos latência de rede e conexões mais rápidas ao usar os aplicativos baseados em nuvem / SaaS.

Como implementar a SD-WAN na sua empresa?

As empresas estão adotando rapidamente essa tecnologia de rede por causa de seus vários benefícios operacionais e financeiros. SD-WANs é capaz de resolver um grande problema comercial que é a garantia de conectividade confiável com a internet. Sem conectividade robusta, uma empresa pode enfrentar interrupções causadas por falhas de link, latência de rede ou blecautes de WAN.

Independentemente do tamanho da sua empresa, o SD-WAN pode ser implementada, no entanto, como qualquer outra solução, alguns pontos devem ser observados e analisados antes de começar. Veja quais são a seguir!

Promova um mapeamento interno

Em primeiro lugar, é fundamental mapear seu negócio e entender qual a sua meta atualmente. Entenda como tudo está funcionando e conteste suas vantagens e desvantagens com sua equipe de TI.

Analise onde você quer chegar, quais são as soluções que a empresa utiliza, qual o tipo de negócio adotado etc. Cada organização conta com um foco específico e, a partir dessa perspectiva, torna-se viável detalhar quais as aplicações mais importantes para a contratação do SD-WAN.

Cheque a infraestrutura

Para fazer uso da tecnologia SD-WAN, não é necessário criar uma rede completamente nova, uma vez que, a partir da estrutura já presente na organização, será possível concretizar a instalação dessa aplicação de modo muito prático e barato. É interessante checar a infraestrutura de ponta a ponta e assegurar que todos os componentes sejam adequados para o SD-WAN.

Priorize a segurança

A segurança deve ser uma preferência em qualquer negócio no momento de optar por uma estrutura de redes. Isso pelo fato de que é na rede que se encontram os dados confidenciais que necessitam de proteção contra ataques virtuais. Analise constantemente os serviços de criptografia e firewall apresentados pelas empresas que trabalham com o fornecimento dessa tecnologia.

Realize testes antes da contratação

Para implementar o SD-WAN, é fundamental que você busque por empresas que sejam especializadas no setor, as quais poderão oferecer todo suporte necessário para o bom desenvolvimento das organizações.

Antes contratar serviços de SD-WAN, é preciso promover para ter conhecimento necessário das funcionalidades desse tipo de solução. Isso permite que você saiba exatamente o que o negócio precisa.

Disponibilize treinamentos para colaboradores

Os times devem estar alinhados às inovações aplicadas dentro da organização e, por isso, é interessante ofertar treinamentos com o intuito de orientar e explicar as funcionalidades da ferramenta. Lembre-se de que esse processo de migração deve ser colocado em prática aos poucos. Ou seja, os gestores precisam compreender qual o melhor momento para implementar esse tipo de solução a fim de treinar sua equipe corretamente.

Utilizar a SD-WAN proporciona diversas vantagens para as empresas e profissionais de TI. Quando isso é realizado de maneira correta, com a ajuda de parceiros que oferecem soluções de qualidade, fica mais fácil manter um alto padrão de segurança, latência e qualidade.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!