É hora de investir na sua carreira de TI!

O crescimento do mercado de informática e algumas medidas de incentivo por parte do governo e de empresas do setor dão novo gás às profissões desta área.

Hoje, a TI é considerada um insumo fundamental para o desenvolvimento e a expansão dos negócios em praticamente todos os segmentos da economia brasileira, por isso, esse setor vem crescendo a taxas expressivas e deve crescer ainda mais por conta da Copa do Mundo e Olimpíadas que acontecerão por aqui em 2014 e 2016.

Com a falta de profissionais qualificados em quantidade suficiente para atender a esse aumento de demanda, se nada for feito para reverter esse quadro, a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) alerta que o déficit de mão de obra especializada em tecnologia da informação poderá chegar a 200.000 profissionais em 2014, justamente na época da copa. De acordo com o levantamento realizado recentemente pela revista Exame, quatro profissões em funções ligadas à TI estão entre as quais a carência de profissionais é mais crítica no país: Analista de Sistemas, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Gerente de TI e Administrador de Banco de Dados.

Com um diploma de curso técnico, já dá para conseguir emprego na área de TI. Mas, se a intenção for mesmo seguir essa carreira profissional com qualificação, o próximo passo deverá ser o curso superior. Os principais cursos superiores (bacharelado) em TI são os de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, que estão disponíveis em diversas faculdades e universidades em todo o país.

Além do curso superior, deve-se considerar a obtenção de certificações! Certificação é diferencial (em alguns casos, exigência!) e, na grande maioria das vezes, garante melhores salários. Só não pense que só decoreba para certificação é o suficiente. Você deve saber realmente o que está fazendo e aplicar este conhecimento em seu dia-a-dia, pois teoria só é válida com prática – que lhe trará experiência.

Uma dica para quem tem interesse em certificações pode ser vista aqui mesmo no PTI. A empresa TI Exames, que é bem conceituada no mercado, oferece cursos preparatórios para certificações em ITIL, COBIT, ISO 20000, ISO 27001, SOX, BSC, BPM, Gestão de Projetos e outros com 12% de desconto para os que utilizarem o cupom PTI no ato da matrícula. Ter certificação em ITIL, por exemplo, pode abrir várias portas em grandes empresas que fazem uso deste framework de boas práticas para gerir suas áreas de TI.

Para quem precisa de uma iniciação técnica ou mesmo aperfeiçoar o que já conhece, o Treinaweb é uma ótima opção. A grande maioria dos cursos oferecidos pela empresa são da área de desenvolvimento de sistemas web e desktop e, assim como na TI Exames, também oferece um desconto (10%) quando a matrícula é feita com o cupom TW-PTI.

Para aqueles que não querem gastar muito ou nada para adquirir conhecimentos, existem diversas opções disponíveis. Vários exemplos foram citados no texto publicado por Carolina Kadix, onde a mesma abordou sobre “Cursos online e gratuitos das 16 melhores universidades do mundo“, e no texto do  que aborda os 50 melhores cursos grátis de toda a internet.

Bom, estas são apenas algumas opções e dicas. Nunca esqueça que a atualização profissional deve ser constante!

Espero que eu tenha lhe ajudado a dar um empurrão em sua carreira de TI.

5 Comentários

Guilherme da Cunha
1

Muito bom texto Allan! Gostaria de um conselho seu a respeito de construir uma carreira em analista de sistemas? Me formei recentemente em Ciência da Computação, já trabalhei dois anos com desenvolvimento web, mas quero seguir para área de análise de sistema, estou estudando para tirar as certificações rup e uml, acredito que seja um bom começo.
Obrigado.

Fabiana
2

Com relação ao que você diz: “Com um diploma de curso técnico …” não ficou bem claro, vale a pena mencionar que o o curso tecnólogo também é de nível superior, por exemplo: o curso de análise e desenvolvimento de sistemas que é autorizado pelo MEC e forma um profissional em 2,5, esse tem mais prática em laboratório do que um bacharelado em ciências da computação ou engenharia. no demais, parabéns pelo artigo.

Leandro Roberto
3

Concordo plenamente com a Fabiana!
Além de ter mais prática em laboratório, é um tempo menor que deixa o profissional mais experiente para atuar no mercado. O Inglês hoje em dia também é fundamental para a carreira de TI.

Ano que vem farei Tecnólogo de Redes de Computadores e talvez ainda no mesmo ano, farei intercâmbio para Londres e irei tirar uma certificação Cisco!

Parabéns pelo artigo!!!

Roberio
4

Parabéns, pelo Artigo, mas acredito que a areas como rede e suporte tbm deveriam ser citadas, afinal são de extrema importancia, levando em consideração os pontos citados, faço Tecnologo em Redes de computadores, e falo bem, mas preciso mesmo e de pratica e boa escrita, bem como a lingua Inglesa que é considerada por muitos a mão de TI. Também penso em ter a certificação cisco e gostaria de saber quais são as mais indicadas para quem tem o curso Técnico em Informática com conhecimento em Suporte, sabendo que estou cursando Tecnologo em Redes como dito antes, Obrigado.

Raphael Barbosa
5

Ola, meu no e Raphael eu moro fora do Brasil tem um tempo. Eu sou CCNP certified, alguem poderia me informar como e o mercado pra profissionais CISCO ai no Brasil.

Obrigado

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


+ nove = 14

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>