Como a Esteganografia pode ajudar a evitar a divulgação de informações confidenciais

A idade pré-histórica, onde remetemos a figura do “homem das cavernas”, foi um momento crucial e importante que reflete nos dias de hoje. As “invenções” criadas naquela época, utilizando ferramentas rudimentares para a caça e a pesca, nos permitiu avançar e poder hoje, fazendo um paralelo rudimentar das ideias, ter acesso à tecnologia que inventou o celular, aviões e a internet.

Desde esse tempo histórico, já sabemos que os nossos antepassados faziam desenhos nas cavernas para gravar os momentos daquela época, usando os pigmentos rudes disponíveis no meio ambiente que permitiam gravar figuras de mamutes, renas e outros animais existentes e que eram vistos diariamente.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Essas figuras, em uma primeira análise, representam meramente as figuras de animais que eram encontrados no meio ambiente. Mas pode haver um outro significado ou alguma intenção na “mensagem” (figura) não entendível que o “homem das cavernas” gostaria de transmitir à humanidade futura.

Nos dias atuais, existem algumas técnicas forense para que um indivíduo possa transmitir diversos documentos digitais importantes usando arquivos de áudio, figuras e outros formatos para “mascarar” a aparência do documento, o qual chamamos de Esteganografia.

A Esteganografia é uma técnica que permite ocultar um texto ou documento sigiloso dentro de outro arquivo, que pode ser uma imagem, música, vídeo ou mesmo em outros textos. O seu objetivo é garantir que a mensagem oculta inserida em outro arquivo digital, consiga chegar ao seu destino sem que ninguém perceba que existe arquivo inserido em uma foto, por exemplo.

Seu computador irá abrir a imagem utilizada no processo e o usuário vai enxergar somente uma foto, nada mais do que isso. Mas na verdade, com a esteganografia, o destinatário vai realizar o processo inverso feito na origem do envio da imagem e assim, subtrairá os documentos que estão interligados na imagem, concretizando a ocultação e a transmissão de informação sigilosa de forma tranquila e sem levantar suspeitas.

Desse modo, eu fico analisando qual o motivo dos órgãos públicos não adotarem essa medida para transitar na internet mensagens confidenciais e sigilosas, buscando garantir que em nenhum servidor, no meio da transmissão, acontecerá a cópia de dados.

Seria uma forma interessante de manter armazenado no computador das autoridades públicas somente arquivos de imagens (bandeira do Brasil, do Estado, do Município, da bandeira do Partido Político, enfim… somente figuras) e dentro de cada figura constarão os dados sigilosos, protegidos com senha, obviamente, que só permita desfazer a esteganografia mediante o uso de uma senha.

Assim, mesmo que o computador seja “invadido” por hacker, aqueles que não tiverem conhecimento da técnica de esteganografia, não vão desconfiar das imagens estenografadas, que na verdade, são documentos importantes. Vale ressaltar que isso é apenas uma ideia, pois a dificuldade de se colocar em prática pode estar na necessidade de se pesquisar um determinado documento que se encontra armazenado no computador da autoridade pública. Pesquisar que imagem?

E você, já usou a técnica de esteganografia em algum momento?

Até a próxima!

Roney Medice

Mais artigos deste autor »

CEO na Cybero Consultoria, Especialista em Segurança da Informação com mais de 26 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance - Capítulo Brasil, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!