Como monitorar anúncios do Facebook Ads no Google Analytics

Um dos grandes problemas que muitas vezes ocorre ao criarmos uma campanha de Facebook Ads, é a discrepância entre as informações que o painel do Facebook apresenta em relação aos cliques no anúncio e o que efetivamente está ocorrendo nos nossos relatórios do Google Analytics.

O que está aparecendo de número de cliques no meu anúncio do Facebook Ads não refere-se a cliques para fora do Face, mas sim, ao número de interações que ocorreram nele e envolvem cliques no link externocliques de curtir, cliques de compartilhar e assim por diante.

Selecionei um exemplo de um anúncio de um cliente feito recentemente que simula exatamente o que ocorre:


Modelo de painel de anúncios no facebook

No exemplo mostrado o cliente recebeu 405 cliques no anúncio, mas recebeu no site apenas 106 sessões oriundas do Facebook para o artigo impulsionado em sua página – conforme relatório abaixo:

numero-sessoes-facebook-ads

Pode ocorrer também de o tráfego gerado pelo Facebook Ads estar sendo monitorado como Tráfego Direto no Google Analytics, e não como vindos da rede social.

No Google Analytics, o tráfego direto é o tráfego para o qual um referencial não foi especificado. O Código do GA recebe as informações de referência no cabeçalho HTTP. No entanto, se o cabeçalho HTTP não inclui um campo de referência, o Google Analytics não pode descobrir de onde está vindo o pedido.

Por muitas razões, o tráfego de anúncios do Facebook muitas vezes não incluem um referencial, e que faz com que GA classifique-o como Tráfego Direto. Assim, a fim de classificar com precisão o tráfego vindo do Facebook, você precisa ter uma abordagem diferente.

Como corrigir esta questão e ter relatórios exatos de acessos vindos de uma campanha do Facebook Ads?

Para corrigir o problema e ter dados exatos de sua campanha, o correto é Criar uma URL Personalizada no Google Analtyics. Com essa informação você diz ao GA de onde vem este clique, qual a campanha, se é um banner, um link, etc.

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Vejamos o passo a passo em vídeo de como fazer o procedimento e dar a informação correta ao Facebook Ads

O facebook também forneceu um PDF (em inglês) de ajuda para este tipo de operação. Baixe o PDF aqui.

Espero que tenha te ajudado de alguma maneira. Não deixe de compartilhar o conteúdo e comentar.

Um abraço e até a próxima.

julianocalao

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Manager do Google Business Group de Londrina, também é gerente de Mídias Digitais da Guerra Propaganda.

Atua no setor de web há mais de 15 anos, passando por várias agências digitais, sendo fundador de 2 delas. É formado em Artes Visuais/multimídia, mas sua experiência o fez alcançar o conhecimento em vários departamentos do mercado como Design, TI/Desenvolvimento e Marketing Digital.

É um aficcionado pelo estudo de marketing digital e performance em web analytics.


4 Comentários

RENATO CARDOZO
1

Olá! Muito bom o post, esclareceu bastante, muito obrigado!
Apenas tenho uma dúvida: posso colocar a URL personalizada para um anúncio no Facebook através de “Envolvimento com a publicação”, ou funciona somente com “Cliques no site”?
Porque se for envolvimento com a publicação, como os usuários irão clicar no meu site, onde estará o link?
Obrigado!

julianocalao
2

Olá Renato. Na verdade não. No caso de envolvimento com a publicação você deve usar os dados de monitoramento da própria campanha do Facebook Ads.. O Envolvimento com a Publicação envolve dados como Cliques no Post, Visualizações, envolvimento com likes, comentarios, compartilhamentos, etc. No caso da URL personalizada do Google é apenas para casos onde o anúncio vai direcionar para um endereço URL externo ao Facebook e não internamente.
Qualquer dúvida me avise.
Um abraço e sucesso.

Renan Cola
3

Juliano, gostei muito do seu vídeo! Vai me ajudar muito.
Tenho só mais uma dúvida: você nos deu um exemplo utilizando o Face Ads. No Google Adwords seria exatamente a mesma coisa? É só utilizar a nova URL para que eu consiga “trackear” no Google Analytics?
Obrigado!

Rodrigo M.
4

Olá Juliano, tudo bom?

Em primeiro lugar agradeço pelo seu texto. Já é bem antigo mas as explicações fazem sentido.

Tenho meu pixel configurado e funcionando, tanto que ele mede e exibe a quantidade de eventos no painel do Gerenciador. Contudo, a quantidade exibida é muito discrepante com a do Google Analytics. E ocorre que os eventos que configurei no pixel do Facebook são dentro do meu site, mas o número exibido não bate nem um pouco com os do Analytics, mesmo somando o tráfego de redes sociais com o direto. E não pode ser que eu esteja contando eventos que ocorrem somente na postagem dentro das plataformas da Meta, já que, como falei, os eventos configurados são todos dentro do site.

Você saberia por acaso esclarecer essa questão e me dar uma luz de como resolver o problema?

Obrigado desde já e fico no aguardo!

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