Scrum é aberto para ampliação e modificação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Scrum.org e Scrum Inc. anunciaram um modelo formal para modificar e estender o Scrum. Os seus criadores Jeff Sutherland e Ken Schwaber estão convidando profissionais de todo o mundo para contribuir para o futuro do Scrum.

O Scrum foi desenvolvido pela primeira vez a mais ou menos 15 anos atrás, e vem evoluindo e sofrendo adaptações desde então. Suas regras, artefatos e eventos estão descritas no Guia Scrum.

O anúncio marca uma nova era na evolução Scrum, tornando disponível um mecanismo para que o público possa  fornecer feedback sobre o Guia Scrum, além de fornecer um modelo para propor extensões para a sua estrutura básica.

O processo formal para propor alterações que possam vir a integrar o Guia Scrum está disponível online no site scrum.org.

Para saber mais sobre Scrum, ou propor a sua própria contribuição, você pode usar os seguintes links:

Ler – http://www.scrum.org/scrumguides/
Alterar – http://www.scrum.org/scrum-guide-proposal/
Estendê-lo – http://www.scrum.org/scrum-extensions /

Esta é uma tradução livre do post original, disponível em http://agiletips.blogspot.com/2011/10/scrum-is-open-for-extension-and.html

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Rafael Peria de Sene

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alfenas. Desenvolvi durante a graduação pesquisas nas áreas de engenharia de software e processos de desenvolvimento de software. Tenho sólidos conhecimentos em processos de desenvolvimento de software (RUP e OpenUP), análise e coleta de requisitos, métodos ágeis de desenvolvimento (SCRUM e XP), programação utilizando as linguagens Java, C e SQL e modelagem de dados utilizando UML.


1 Comentários

Jeferson
1

Olá Rafael,

Cuidado com suas palavras, a proposta da Scrum.org é extender o Scrum para não cairmos no Scrum flácido, agora quanto a modificar o Scrum o próprio Ken diz no treinamento oficial que td que é modificado no framework deixa de ser Scrum. Ele não proíbi a mudança mas pede para chamar o mesmo por outro nome.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">