Decidiu investir em tecnologia? Dicas para investir certo e ter retorno!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Chegou a hora de investir em tecnologia, e agora? O que fazer? O que comprar? Como agir? Estas e outras perguntas sempre vêm à cabeça quando o assunto é investir, afinal precisamos fazer boas escolhas para que possamos ter sucesso.

Comprar tecnologia simplesmente por comprar, ou pior, somente para suprir uma necessidade momentânea, não é nem de longe a melhor saída. Geralmente nesta situação, o que se consegue é apenas “dar um respiro” para o atolado de informações que, em pouquíssimo tempo, volta a ser um ambiente com gargalos e no seu limite. E qual a solução? Minha experiência permite afirmar que existem várias análises a serem feitas que vão além do “simplesmente comprar e comprar”.

investimento-tecnologia-infraestrutura

Imagem via Shutterstock

Eu sempre digo que aquisição de tecnologias sem a melhoria dos processos é dinheiro jogado fora. Neste artigo, eu lhe convido a pensar e analisar junto comigo alguns parâmetros que, a partir do meu ponto de vista, julgo serem a melhor saída frente ao impasse da compra sem bases e compulsiva de tecnologia.

1. Reavalie seus processos e conheça sua estrutura

Investir em mais tecnologia sem investir tempo em mudança de processos não vai trazer uma solução, no máximo, pode remediar uma situação atual. É importante rever o seu ambiente, realizar um estudo sobre aquilo que você possui, com objetivo de otimizar ao máximo a estrutura disponível. Pode ser surpreendente o que uma simples análise pode mostrar. Geralmente, o simples fato da observação propicia um melhor entendimento dos processos que já não são necessários ou a readequação de outros, permitindo a organização e reestruturação, gastando bem menos que o previsto. Acontece que nem sempre os gerentes de TI conhecem a fundo sua estrutura atual, deixando assim de aproveitar muito do que já se tem.

Quando o assunto é virtualização, sempre se tem a ideia de que é preciso adquirir uma montoeira de equipamentos novos entre servidores, storages e outros. E afirmo categoricamente que isto é um grande equivoco! O que tenho acompanhado é que várias empresas já estão prontas para a virtualização e não sabem. Elas já possuem equipamentos que suportariam o processo sem trauma algum e teriam a maioria dos seus problemas resolvidos.

2. Enxugue sua estrutura e saiba o que comprar

Enxugue ao máximo sua estrutura de TI. Foi-se o tempo em que um data center necessitava de um monte de computadores e cabos por todo lado. Quanto mais servidores tiver, maior a chance de ter problemas. Invista em computadores robustos com fontes redundantes, rede redundante, discos hot-swap. Comprando equipamentos de qualidade certificada, você primeiro terá mais segurança em sua retaguarda; segundo, terá mais tempo para que um novo investimento se faça necessário em equipamento; e principalmente, você terá, sem dúvidas, uma TI mais sólida.

3. Invista em uma solução de desastre

Conheço grandes estruturas privadas com um grande poder tecnológico e de processamento que simplesmente não dispõe de uma política para desastre. Este é um erro comum, pensar estar imune a desastres e simplesmente não considerar nada neste sentido. Não adianta dispor de altíssima tecnologia concentrada em apenas um lugar. Considerando o valor dos seus dados particulares, é inadmissível deixá-los expostos a qualquer tipo de intempérie, seja de ordem natural ou acidental, ou ainda criminosa.

Hoje, já existem no mercado ferramentas eficazes para evitar que seus dados seja consumidos junto com um incêndio, por exemplo. A Vmware oferece o vSphere Replication – Já escrevi sobre esta ferramenta em outro artigo. Vale a pena dar uma olhada!

4. Pense a longo prazo

Como disse no inicio, muitas empresas compram algo pensando em atender sua necessidade atual, isto é uma grande falha. Aconselho que, antes de pensar em comprar, faça um levantamento e observe o quanto seu negocio cresceu nos últimos cinco anos, Com esta informação, desenvolva uma projeção juntamente com os departamentos financeiro, marketing e administrativo. Sim! Isto mesmo! Envolva todos, assim determinarão em conjunto uma estimativa do quanto irão crescer nos próximos cinco anos. Esta união entre departamentos dentro da empresa é fundamental para se ter um negócio de sucesso, e sim, “o sucesso de qualquer empresa passa pela TI”.

Com relatórios em mãos, então comece a pensar em comprar. Certamente terá um melhor aproveitamento e estará preparado para suportar o crescimento pelo qual sua empresa passará. Planejamento, esta é a palavra da vez.

5. Invista em conhecimento

Como está o conhecimento de sua equipe? Ela esta preparada para trabalhar com a tecnologia que esta pensando em adquirir?

Já presenciei casos onde uma estrutura foi completamente subutilizada por falta de conhecimento da equipe de TI. É como dar uma Ferrari nas mãos de quem nunca dirigiu!

Observo que para a grande maioria dos projetos de virtualização que implemento, o conhecimento da equipe de TI sobre a tecnologia é superficial ou não existe. No final da implantação do projeto, quando é o momento de repassar o controle para os responsáveis, consigo ver os olhares perdidos, eles realmente não sabem para onde ir. Por mais que seja dado um treinamento, com o objetivo de repassar informações indispensáveis, não passa de um briefing, e certamente não acondiciona o conhecimento que se faz necessário para se tirar total proveito do ambiente.

É muito importante que a empresa invista no conhecimento dos seus colaboradores, tornando-os preparados para administrar com o melhor proveito o novo ambiente.

É isto por hoje, devemos parar de pensar somente em comprar, e passar a pensar em comprar bem. Investir em processos, planejar o crescimento, e investir em conhecimento: com isto, acredito que teremos uma TI melhor preparada para os desafios do dia a dia.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">