Os benefícios da virtualização bem planejada

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Uma das grandes dificuldades dos departamentos de TI nos dias atuais é conseguir manter seu ambiente operacional. Isto acontece porque se faz necessário manter estrutura de TI capaz de suprir a demanda atual de serviços e aplicações, e garantir que em situações críticas a empresa tenha condições de retomar suas atividades rapidamente. E é justamente aí que figura um grande problema.

Grande parte dos departamentos de TI trabalham hoje no seu limite físico, lógico e financeiro. Seu orçamento é bastante reduzido e cresce em média 1% ao ano, enquanto a complexidade de gestão cresce a taxas exponenciais. A TI tem sido encarada como um verdadeiro centro de custos e não como investimento, fato observado em grande parte das empresas por onde tenho passado.

virtualizaca-planejamento-datacenter

Com esta realidade os profissionais de TI precisam fazer malabarismos para manter uma estrutura funcional. Para os colegas que atuam em uma realidade parecida, eu recomendo uma atenção especial a este assunto: virtualização.

Ao contrário do que se especula, a virtualização não é um processo caro quando comparado aos seus benefícios. Acredito até, que dependendo do cenário, a virtualização pode sair mais barata que muitos projetos tradicionais. Para se ter uma ideia, hoje mais de 70% (setenta por cento) do orçamento de TI é gasto simplesmente para manter o ambiente funcional, enquanto menos de 30% (trinta por cento) do orçamento é investido em inovação, diferenciais e vantagens competitivas. Isto quer dizer que quase todo o investimento em TI é simplesmente gasto para se “apagar fogo”, resolver problemas emergenciais e muito pouco é investido na solução do problema.

Tenho acompanhado uma realidade muito comum no dia a dia de grandes empresas onde o departamento de TI tem estado tão sobrecarregado que não consegue tempo para pensar no novo. Em várias delas, percebemos dois cenários completamente distintos. Um antes e outro depois da virtualização/cloud computing. No primeiro cenário, o que se percebe é uma realidade drástica de gargalo e recursos no limite. No segundo, um cenário de tranquilidade, gestão segura e escalabilidade garantida.

Por isso, pense na proposta da virtualização e descubra o que a ela pode fazer pelo seu departamento e, em conseqüência, para sua empresa.

Dentro deste raciocínio, temos duas máximas. A primeira: “Repensando a TI. A segunda: “Reinventando o Negócio”.

Repensando a TI

O grande desafio das organizações é justamente este: repensar a TI. Como tirar as pessoas do operacional e trazê-las mais para o mundo da gerencia do ambiente, transformar técnicos em consultores.

Aumente a eficiência e segurança

A medida em que a estrutura de TI cresce, aumenta-se a complexidade de gestão do ambiente. É comum vermos data centers cheios de computadores dedicados à uma única aplicação. E isso acontece porque as melhores práticas pedem que para cada serviço se tenha um servidor exclusivo. Obviamente está métrica continua valendo, pois sem dúvida, esta é a melhor opção para se evitar conflitos de aplicações, performance, etc. Por outro lado, ambientes como este estão se tornando cada vez mais prejudiciais, já que o recurso de processamento e memória estão cada vez mais subutilizados. Em média, somente 15% (quinze por cento) da capacidade de processamento de um servidor é consumido pela aplicação, ou seja, mais de 80% (oitenta e cinco por cento) do poder de processamento e memória na verdade fica sem uso algum, enquanto um ou outro servidor pode nesse momento estar chegando ao seu limite físico.

Consegue imaginar a situação? Temos por um lado servidores praticamente sem uso enquanto outros precisam de mais recursos, aplicações cada vez mais leves utilizando hardwares cada vez mais potentes.

Outro ponto que precisamos analisar com muita atenção é a segurança do ambiente. Imagine um servidor de banco de dados com um problema de disco? Qual será a dificuldade da sua empresa hoje? Quanto tempo sua empresa precisa para cotar, comprar, receber, substituir e configurar o item para liberar o ambiente. Ao longo deste tempo, qual foi o prejuízo?

Muitas empresas estão sediadas em cidades/regiões afastadas dos grandes centros e por isso não podem pensar nesta hipótese.

Com a virtualização isso não acontece, pois saímos do cenário tradicional onde temos aquele monte de servidores, cada um hospedando seu próprio sistema operacional e aplicação, e vamos para um cenário mais moderno e eficiente.

Na imagem abaixo vemos este processo de migração do ambiente físico onde temos vários servidores para o ambiente virtual, onde temos menos servidores físicos hospedando servidores virtuais.

21

22

Quando trabalhamos com esta tecnologia deixamos de ter servidores subutilizados, pois diferentes aplicações/serviços são alocadas dentro de um mesmo hardware físico, compartilhando seus recursos de CPU, memória, disco e rede. Isto faz com que a utilização média deste equipamento possa chegar até 85%. Além disto, menos servidores físicos significam menos gastos com fontes, memórias, processadores, significam menos gastos com energia elétrica e resfriamento e, por consequência,  menos pessoas para gerenciar a estrutura.

Nesta hora você deve estar se perguntando: mas e a segurança? Se eu tenho agora vários servidores rodando simultaneamente dentro de único servidor físico eu fico a mercê deste servidor? O que acontece se este equipamento falhar?

Acontece que repensar a TI não se trata somente de tecnologia, mas sim, em como aplicar esta tecnologia da melhor forma possível. Hoje a VMware, líder mundial em virtualização e cloud computing, trabalha com uma tecnologia em cluster, possibilitando e garantindo a alta disponibilidade de seus servidores. Basicamente, se você possui 2 ou mais servidores trabalhando em conjunto, em caso de falha de algum equipamento, o VMware identifica esta falha e automaticamente restabelece todos os seus serviços em outro host. Isto de forma automática, sem intervenção da equipe de TI.

Durante a execução de projetos, a falha física é simulada para testar a alta disponibilidade e garantir a segurança do ambiente no futuro, o tempo de resposta é bastante rápido. Em média cada servidor pode ser reinicializado com 10 segundos, 30 segundos ou com até 2 minutos de intervalo entre cada servidor. Em alguns cenários, é possível ter o ambiente novamente operacional em aproximadamente 5 minutos.

Diponibilize novos serviços rapidamente

Com um ambiente virtualizado a disponibilização de novos serviços se torna uma tarefa fácil e rápida, pois os recursos são gerenciados pela ferramenta de virtualização e não ficam presos a uma única máquina física. Desta forma, você pode disponibilizar para um servidor virtual somente os recursos necessários e assim evita desperdícios. Por outro lado, se no dia a dia a demanda for aumentando você consegue rapidamente aumentar a quantidade de memória alocada a este servidor. Este mesmo raciocínio vale também para discos e processamento.

Vale lembrar que você está limitado pela quantidade de hardware disponível em seu cluster, você só poderá aumentar a memória de um servidor virtual se esta memória estiver disponível no seu ambiente físico. Isso põe um fim a servidores subutilizados ou a servidores gargalados, pois passa a gerenciar seu ambiente de forma inteligente e dinâmica, garantindo maior estabilidade.

Integração de recursos através do ambiente cloud

Cloud computing é uma realidade, e não existe cloud sem virtualização. A VMware disponibiliza uma ferramenta chamada vCloud, com ela é possível disponibilizar para Web a sua estrutura física, ou seja, é possível ter uma nuvem privada aproveitando a sua estrutura virtualizada, tudo isso gerenciado de uma única ferramenta.

Reinventando o negócio

Depois de repensarmos a TI agora é hora de transformação, agora chega a hora de colhermos os frutos de ter uma TI otimizada e organizada, veremos que quando fazemos um projeto estruturado envolvendo alta disponibilidade, segurança, capacidade de crescimento e tecnologia tudo fica muito mais fácil, dentro os benefícios que temos pode citar os seguintes:

Responda rapidamente a expansão do seu negócio

Quando você trabalha com um ambiente virtualizado pensando de forma profissional para atender a todas as suas demandas, você consegue rapidamente anteder a demanda por novos serviços, pois com o VMware é possível disponibilizar um novo servidor com poucos cliques, em cinco minutos você já tem a sua disposição um novo servidor pronto para uso. Nos dias de hoje isto se torna fundamental já que o tempo de start de um novo projeto está cada vez menor.

Aumente o foco em atividades estratégicas

Com o ambiente nas mãos, sob controle, e de fácil gestão fica fácil ter foco no negócio. Isso porque você tira da TI praticamente todo o trabalho operacional e passa ter uma TI que pensa em negócio, e isso é transformar técnico em consultor. Assim, você passa a contar com uma equipe totalmente focada em tecnologia, em decisões estratégicas e não mais uma equipe de bombeiros voltada para apagar incêndios causadas por uma TI mal planejada.

Alinhamento da TI com a diretoria

A virtualização profissional possibilita que a equipe de TI tenha em mãos relatórios e métricas de análises. Com estes relatórios é possível garantir uma aproximação com a diretoria da empresa, pois você terá em suas mãos uma ferramenta profissional que trará para uma linguagem bastante simples a realidade do seu ambiente. Quase sempre esta informação apoia uma negociação com a diretoria e aprovação de orçamento para aquisição de novos equipamentos.

Bom pessoal, é isso. Tentei não escrever muito, mas, é difícil falar pouco de algo tão importante, prometo nos próximos artigos falar um pouco mais detalhado sobre o VMware e sobre como ele funciona.

Imagem via Shutterstock

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


8 Comentários

Romulo Silva
8

Muito Bom, Esse Artigo nos dá uma visão Sobre a Virtualização, (pra quem não implantou ainda)
e Seus benefícios, Gerenciamento fácil e eficiente.
Parabéns.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">