“Tempo é Dinheiro” é uma falácia! Produtividade é dinheiro!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Como um desenvolvedor trabalhando a partir de casa, eu tenho lidado com a questão da produtividade / concentração por muito tempo. 

Este post é uma coleção de dicas de produtividade, de uma palestrante chamada Erika Heide, que eu quero compartilhar.

Tempo Produtividade é dinheiro”!

Esta é uma citação muito famosa que está sendo repetida ao longo dos anos. “Tempo é dinheiro” é uma maneira muito artificial de dizer que, se você perder tempo, você pode estar perdendo dinheiro. “A produtividade é dinheiro” soa mais realista. E o que é qualquer forma de produtividade? Wikipedia tem uma boa definição de produtividade, relacionados à Economia:

“A produtividade é a proporção de saída para as entradas de produção, que é uma medida da eficiência da produção.”

Ter mais tempo não iria torná-lo mais produtivo, então, por favor, pare de dizer que você gostaria de ter um dia com 30 horas – você teria que trabalhar mais para ter o mesmo nível de produtividade que tem hoje. O que nós realmente precisamos é descobrir uma maneira de melhor utilizar o tempo que temos. Como podemos maximizar nossa produtividade? Estes são os quatro fáceis passos para alcançá-la:

  1. Diagnosticar os seus problemas de tempo;
  2. Aprender a gerir o seu foco;
  3. Sabotar seu cérebro;
  4. Pomodoro

1. Diagnosticar os seus problemas de tempo

Saber o que você faz com o seu tempo é a chave para mudar seus hábitos e se tornar mais produtivo. Quanto tempo você gasta em atividades que te distraem?Precisamos saber disso antes que possamos agir. E é por isso que o auto-tracking vem como uma grande ajuda.

Se você tem a sensação de que realmente não tem tempo para nada, você deve definitivamente tentar usar uma aplicação de rastreamento de tempo para acompanhar todas as suas atividades de rotina por alguns dias. Você vai encontrar algumas informações interessantes sobre como você gasta o seu tempo, e neste momento você pode precisar reordenar seu conjunto de prioridades na vida – uma vez que você descobrir que você está gastando muito tempo em X, quando você gostaria de ter tempo para Y.

Se isso parece muito para você, tente rastrear apenas suas atividades no computador. Há alguns bons aplicativos para isso. Eu recomendo fortemente o RescueTime – que irá acompanhar o seu tempo de navegação e fornecer gráficos agradáveis ​​como este:

pstam_rescuetime_1100

2. Gerir o seu foco

Se você leu esta mensagem até este ponto sem interrupções, parabéns! Manter o foco é cada vez mais difícil à medida que estamos sobrecarregados com informações (e tantas distrações) todos os dias. A interrupção rápida parece inofensiva e não um grande problema ao ler um texto, mas quando estamos programando, tem um custo elevado. Chris Parnin tem um excelente artigo intitulado “Programmer Interrupted“, onde apresenta uma pesquisa feita com 86 programadores e 10.000 sessões de programação gravada. Aqui estão alguns destaques:

  • Um programador leva entre 10-15 minutos para começar a edição de código depois de retomar o trabalho de uma interrupção.
  • Quando interrompido durante uma edição de um método, apenas 10% das vezes faz um programador retomar o trabalho em menos de um minuto.
  • A maioria dos programadores ficou navegando em seu fonte para reconstruir o contexto antes de retomar uma edição.

3. Auto-sabotagem pelo cérebro vagabundo

cerebro

A ciência pode explicar por que seu cérebro te guia para o Twitter no meio de uma importante implementação de algoritmo.

Acontece que o nosso cérebro não foi construído exatamente para a concentração. A concentração é um mecanismo introspectivo que “borra” o mundo externo, e isso seria perigoso para os primeiros seres humanos que viveram em estado selvagem. A evolução nos fez utilizar mais a concentração, mas ainda assim, só podemos manter o foco profundo por cerca de 45 a 60 minutos no máximo.

Nosso cérebro também não gosta de atividades chatas, ou aquelas muito difíceis. É um desafio factível para mantê-lo interessado.

Para superar isso, existem essencialmente duas técnicas: ‘task gamification‘ (receber recompensas para completar tarefas) e intervalos de relaxamento (uma pausa para o seu cérebro relaxar). A Técnica Pomodoro é basicamente construída em cima disso.

4. A Técnica de Pomodoro

tomato-timer-pomodoroVocê provavelmente nunca ouviu falar sobre a Técnica Pomodoro. É uma técnica de gestão/produtividade do tempo originalmente criada por Francesco Cirillo – sem relação direta com a programação. Ele desenvolveu esta técnica, a fim de obter melhorias nos estudos.

“Eu me encontrei em uma queda, um momento de baixa produtividade e alta confusão. (…) Ficou claro para mim que o elevado número de distrações e interrupções e do baixo nível de concentração e motivação estão na origem da confusão que eu estava sentindo. Então eu fiz uma aposta comigo mesmo, tão útil quanto era humilhante: “Você pode estudar – muito estudo – por 10 minutos?” Eu precisava de validação objetiva, um tutor de tempo, e eu encontrei um em um timer de cozinha em forma de pomodoro (tomate em italiano) – em outras palavras, eu encontrei o meu “Pomodoro”.

Esta é uma técnica muito simples de seguir e dá-lhe um impulso enorme na produtividade apenas por aceitar um negócio simples: Foco durante a Pomodoro, e depois você “ganha” um tempo livre para fazer o que quiser.

Um conjunto Pomodoro é composto por 5 Pomodoros, com quatro intervalos curtos entre eles e um intervalo de tempo após a última Pomodoro. A quantidade de tempo em cada Pomodoro pode variar, mas o padrão é de 25 minutos. O intervalo curto é de 5 minutos e o intervalo de tempo é de 15 minutos.

Você pode ajustar a quantidade de tempo para melhor atender às suas necessidades. Se você está em profunda concentração quando um Pomodoro termina, você não é obrigado a fazer uma pausa – mas tente chegar em um ponto onde a quebra não vai afetar o seu fluxo ao fazer uma pausa, já que os intervalos são muito importantes para o seu cérebro relaxar. Se você está trabalhando em uma tarefa muito abstrata ou difícil, talvez valha a pena aumentar o tempo do Pomodoro para 30/35 minutos – eu não recomendaria mais do que isso.

Strict Workflow

Strict Workflow é uma extensão incrível para Google Chrome. Este aplicativo bloqueia sites que te distraem quando você está em um Pomodoro. Ele mostra um tomate no canto superior direito do seu Chrome, e toda vez que você clicar nele é iniciado um novo Pomodoro. Você só vai ser capaz de acessar o Twitter, Facebook e outros depois do Pomodoro estar completo. Em seguida, um tomate verde vai aparecer, para o intervalo de 5 minutos.

Resumo

Produtividade, para nós, está diretamente relacionada com a concentração. A fim de melhor utilizar o seu tempo e se tornar mais produtivo, você primeiro precisa saber como você está gastando seu tempo e, em seguida, usar algumas técnicas para ajudar a aumentar a sua concentração / foco, como a técnica Pomodoro. Enquanto estiver num Pomodoro, faça o seu melhor sabendo que uma recompensa de tempo livre virá em breve e você pode sim esperar mais alguns minutos para verificar seu Twitter, Facebook, ou uma ligação que alguém fez pra você.

Nunca esqueçam :

“PRODUTIVIDADE é dinheiro”!

Eu uso o Strict Workflow e isso tem me ajudado muito! Conte-me se ainda assim você não conseguiu um aumento de produtividade.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Rudy Jordache

Mais artigos deste autor »

CEO, fã de LOTR, livros dos mestre Stephen King, jogos de horror, e adora aprender e compartilhar novidades sobre desenvolvimento Web ( em geral ) e de aplicações Windows.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">