Converter Máquina Física em Virtual Hyper-V (P2V) utilizando o Disk2VHD

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Seja para testes de software, criação de ambientes de testes ou como forma de redundância, transformar máquinas físicas em virtuais pode facilitar muito o dia a dia dos profissionais de TI.

Em um post anterior, demonstrei como realizar o procedimento para que a máquina virtual seja VMWare.

Mas e se já utilizo Hyper-V no meu ambiente, como faço? Precisamos, então, de um método que crie uma imagem vhd do sistema e não .vmdk.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Este tutorial mostrará exatamente como realizar este procedimento: Converter uma máquina física em virtual, para que seja utilizada no Hyper-V ou Virtual PC, utilizando o Disk2Vhd.

Passo a passo para execução

  1. Link para download do Disk2VHD
  2. Abrir ou descompactar os arquivos baixados
  3. Abrir o executável
  4. Esta é a etapa mais importante, quando devemos selecionar as opções de conversão. Logicamente, a unidade a ser selecionada é a do Sistema. Se não marcar a opção “Use Vhdx”, a imagem criada será no formato Vhd, e isso dependerá apenas do sistema que utiliza – se suporta ou não a extensão. “Use Volume Shadow Copy” é interessante que esteja marcada, pois a conversão é feita “a quente” – com o SO em execução. Selecione em qual local a imagem será criada em “VHD File Name:”.
  5. Agora, basta esperar alguns minutos e sua imagem estará pronta.

converter-maquina-fisica-virtual

Com a imagem pronta, execute o Hyper-V ou o Virtual-PC e, ao criar sua nova máquina virtual, NÃO escolha a opção de criar um disco virtual, aponte para a imagem Vhd criada anteriormente.

Fica mais uma dica para os colegas. Não esqueçam de comentar, sugerir e criticar!

Grande abraço :)

Leia também: Tutorial P2V: Converter Máquina Física em Virtual

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Lucas Alcântara

Mais artigos deste autor »

Profissional formado em Gestão de Redes de Computadores, MCP ( Microsoft Certified Professional), ITIL V3 2011 Foundation, Green IT Citizen - EXIN Certification, Certificado HDI Support Center Analyst e Especialista em Gestão da Segurança da Informação. Interessado e se aperfeiçoando na área de Segurança e Soluções de Infra.
"Levo o conhecimento muito a sério e com o pensamento de que o compartilhamento deve ser feito sempre que possível, pois sempre terá algo a aprender tanto quanto a ensinar."


9 Comentários

Gilmar
3

Fiz aqui e deu certo convertendo o ws2008 agora preciso converter uma maquina ia64 com o debian, alguém sabe como é que se faz?

Aldair
5

Fiz o procedimento criando uma imagem vhd de um sistema fisico com windows 2008server r2 porem ao adicionar a amagem no hiper-v o sistema não sobe, fica uma tela preta com o cursor piscando e não inicia o windows, alguma ideais do que poderia ser?

Lucas Alcântara Autor do Post
6

Olá, Aldair.

Tente realizar o teste descrito neste site: https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/f1a42a45-2a29-4f1d-a9be-2c00e69a1b83/migrar-um-servidor-fisico-com-windows-2008-std-64-para-um-servidor-virtual-com-hyperv-no-windows?forum=winsrv2008pt

Procedimento:
Subir a máquina virtual com o disco de boot do sistema instalado
Selecionar a opção Reparar computador,
Selecione a instalação do windows
Acesse o prompt de comando e execute o código: bootsect.exe / NT60 SYS / force

Nunca testei este procedimento, portanto, faça um cópia da sua imagem antes de testar. Espero que funcione.

Grande Abraço

Luciano Danilo
7

Estou montando um server 2012 standart r2 , 16gb memória e 2 discos 500gb e 2 de 1tb.
Tenho o SO server 2012 standart r2 instalado em 1 hd de 500gb, nele vou colocar o AD e regras. No outro hd quero instalar a maquina virtual com o mesmo server 2012, tem como fazer uma cópia ou clonar.

Rafael Teixeira
8

Tudo que eu estava procurando era uma ferramenta igual essa, fiz o teste no meu servidor 2008 e no final aparentemente deu tudo certo, o arquivo VHD criado.

Fui rodar a maquina virtual e não carregava, inseri o cd de instalação e não detecta que há sistema operacional instalado no arquivo vhd o que pode ser?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">