Windows ADK: O que é e para que serve este poderoso kit da Microsoft

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Neste artigo irei dar uma visão geral sobre o Windows ADK e os aplicativos que vem agregados nele. 

O Windows ADK (Assessment and Deployment Kit), como o próprio nome já diz, é um kit de avaliação e implantação do sistema. Nele estão contidas ferramentas para a customização de imagens do sistema, como também aplicativos para avaliar e testar a performance do sistema, de seus componentes e dos softwares instalados e em execução.

Para cada versão (build) do Windows 10, tem uma do Windows ADK correspondente para o download. 

Apesar de dificilmente alguém estar utilizando uma versão desatualizada do sistema, logo abaixo estão disponíveis os links de todas versões do Windows ADK para o download: 

Se repararmos, a partir da versão 1809 d0 Windows 10, o aplicativo de criação do Windows PE já não está agregado ao ADK mas, pode ser  baixado e ser instalado posteriormente.

Nos links acima, só será baixado o aplicativo para iniciar a instalação online do Windows ADK mas, dentro do setup, tem a opção de baixar o kit por completo para efetuarmos uma instalação em outro momento como é mostrado na imagem abaixo.

ADK_instalacao

Ao clicar em “Avançar” na instalação, poderemos optar o que instalar do kit. Neste caso iremos clicar em todas as opções para a instalação.

Ao clicar em cima do nome de cada ferramenta, terá do lado direito uma breve descrição da sua finalidade. 

ADK_instalacao2

Ao finalizar a instalação, no menu de softwares instalados do Windows 10, aparecerá um grupo denominado Windows Kits com os atalhos de todos os aplicativos instalados como é mostrado na imagem abaixo.

ADK_menu2

O Windows ADK tem alguns pré-requisitos como, por exemplo, ter o PowerShell (que já está no Windows 10) e o SQL Express, pois, tem ferramenta que utiliza banco de dados. 

Nota! Todas as ferramentas contidas no Windows Kit têm que ser executadas com permissões administrativas.

Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens

A primeira opção das ferramentas contidas no Windows Kit, é o “Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens“.

Abrirá a janela do “Prompt de Comando”, pois, as ferramentas deste ambiente são por linhas de comando que são:

  • BCDBOOT: utilizado para reparar e criar arquivos de boot do sistema, podendo ser utilizado também para corrigir computadores com dual boot de diferentes versões do Windows além de poder corrigir problemas com partições do sistema.
  • DISM: utilizado na manutenção e preparação de imagens do Windows. Também pode ser utilizado para fazer backups de drivers do sistema, o qual já tem um artigo meu aqui no PTI demonstrando como fazer isso. Apesar de ser instalado com o Windows ADK, o Windows 10 já vem com esta ferramenta de linha de comando através do Windows PowerShell. 
  • OSCDIMG: cria imagens customizadas do Windows PE, gerando assim um arquivo ISO desta imagem.

ADK_ferramentas01

Compatibility Administrator (32 Bit) e Compatibility Administrator (64 Bit)

Estas são ferramentas para corrigir problemas de compatibilidades de aplicativos antes de implantar um novo sistema.

Dentro de uma organização, elas tem uma grande importância, pois com estas ferramentas podemos corrigir problemas de compatibilidade, além de poder criar correções personalizadas. Pode ser utilizado tanto para programas internos da empresa como para programas terceiros. Para cada versão da ferramenta de compatibilidade (32 ou 64 bits) tem que ser criado um banco de dados.

ADK_ferramentas02

Console de Avaliação do Windows

A seguir temos o “Console de Avaliação do Windows” que executa avaliações do computador e do sistema. A ferramenta avalia a duração de vida da bateria, performance de aplicativos, da performance de boot do Windows e do navegador Edge dentro do sistema.

ADK_ferramentas03

Designer de Configuração e Imagens do Windows (Windows ICD)

Como aparece na imagem abaixo, ele cria pacotes (.ppkg) de provisionamento especificando configurações comuns e que podem ser aplicadas sem a necessidade da implantação de uma nova imagem. O pacote de provisionamento permite configurar a rede, contas de usuários locais, adicionar aplicativos, número serial do windows, nome da máquina e até configurar o Active Directory para dentro de uma organização.

ADK_ferramentas04

Gerenciador de Imagnes de Sistema do Windows (Windows SIM)

Esta ferramenta serve para criar um arquivo de resposta para a imagem do windows (.wim) denominado “unattended.xml”. Este arquivo automatiza o setup de instalação do Windows sem necessitar a intervenção do profissional que está efetuando a instalação.

ADK_ferramentas05

GPUView e Media eXperience Analyzer

Como efetuamos uma instalação total do Windows ADK, aparece na sequência a ferramenta “GPUView” que é uma ferramenta que avalia a performance da Unidade de Processamento Gráfico (GPU) como também de Unidade Central de Processamento (CPU).

Nesta versão também aparece a ferramenta “Media eXperience Analyzer“. O arquivo de log de extensão (.ETW) auxilia na análise da performance na reprodução de arquivos mídia.

ADK_ferramentas06

Microsoft Application Virtualization (App-V) Sequencer Tool

Outra ferramenta importante é o “Microsoft Application Virtualization (App-V) Sequencer Tool“, que ajuda os profissionais de rede dentro de organizações (ou não) a criarem aplicativos virtuais (modificarem os que já existem) sem a necessidade do aplicativo estar instalado no PC do usuário. 

ADK_ferramentas07

Microsoft User Experience Virtualization (UE-V) Template Generator

Como está descrito na imagem abaixo, esta ferramenta cria e edita arquivos XML que são modelos de local de configurações do Windows, aplicativos, chaves de registro e que são monitorados e sincronizados entre dispositivos com Windows 10. 

ADK_ferramentas08

PowerView

A seguir aparece “PowerView”, que é uma ferramenta incluída a partir da versão 1803 do Windows 10 e que gera um arquivo de log para análise, com dados de estimativa de energia produzidos pelo aplicativo “powercfg” .

ADK_ferramentas09

Volume Activation Managment Tool 3.1 (VAMT)

Utilizado nas organizações por administradores de rede para gerenciar e automatizar a ativação de produtos Microsoft como, por exemplo, o Windows e o Office. O VAMT utiliza a Chave de Ativação Múltipla (MAKS) e o Serviço de Gerenciamento de Chaves do Windows (KMS) para administrar o volume de ativação. É executado a partir do Console de Gerenciamento da Microsoft (MMC) e esta ferramenta necessita do SQL Server para a conexão a um banco de dados.

ADK_ferramentas10

Windows Performance Analyzer (WPA) e Windows Performance Recorder (WPR)

A próxima ferramenta do menu é o “Windows Performance Analyzer (WPA)”, que cria um arquivo de log de rastreamento (.ETW) com gráfico e tabela de dados  que é gravado pela ferramenta seguinte do menu, que é o “Windows Performance Recorder (WPR)”. Abaixo estão a imagem destas duas ferramentas.

ADK_ferramentas11

ADK_ferramentas12

User State Migration Tool (USMT) e Windows PE

No menu não aparecem duas ferramentas de linha de comando importantíssimas e que são o “User State Migration Tool (USMT)” e o que foi instalado posteriormente que é o “Windows Preinstallation Environment (Windows PE)”

O “USMT” cria e restaura backups de perfis de usuários e o “Windows PE” é um sistema leve para a instalação, implantação e reparação do Windows 10. Você pode saber mais sobre estas ferramentas em “Como criar o Windows PE (WinPE) a partir do Windows 10” e “Como migrar perfil de usuário no Windows 10 com o USMT“.

ADK_ferramentas13

Bem, aqui passei um breve resumo de cada ferramenta que está no Windows ADK. O objetivo é criar artigos de algumas delas aqui no PTI.

Espero que eu tenha conseguido passar uma boa noção sobre o Windows ADK, este poderoso kit de ferramentas da Microsoft.

Em caso de dúvidas ou complementos, é só deixar seu comentário abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


1 Comentários

AvatarHEBERT JULIO DOMINE
1

Oi Bom Dia tudo bem?
Eu sempre guardo os e-mails de vocés, dou uma olhada mais nunca chego a Abrir
e instalar. Mais agora abrindo o Link sobre o ADK vejo que tem muitas atualizações
Eu tenho3 Computadores com Windows 10 1903, tento trabalhar na internet
mais um deles está com a CPU sempre em 100%. Mexo e remexo e sempre igual >
Se eu instalar o ADK vou poder corrigir esse PC ,que fica travado ,lento.
Tento todas as ferramentas que eu conheço e faço limpeça. e nada
Gostaria de recever algumas dicas de como proceder e se instalo a ADK
para resolver esses problemas
Abraço Hebert

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">