Usando o Agendador de Tarefas do Windows

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Aproveitando o gancho do meu último artigo que escrevi aqui no PTI, de como criar um arquivo bat com menu, quero mostrar agora como automatizar estas tarefas para serem executadas sem a intervenção do usuário.

Tem softwares de manutenção que possuem a opção de agendar a execução de determinadas tarefas relacionadas ao seu software como, por exemplo, os antivírus. Porém, tem muitos outros programas que utilizam o próprio recurso do Windows para agendar determinadas tarefas como, por exemplo, checar e instalar atualizações, fazer limpeza programada no sistema, dentre outras.

Este recurso do Windows é denominado Agendador de Tarefas.

Acredito que a maioria dos profissionais de TI tem conhecimento deste recurso e mesmo assim não o utilizam para automatizarem suas tarefas.

No exemplo demonstrado aqui, estarei utilizando Windows 10 Profissional. Mas, o procedimento não muda muito de uma versão para outra do Windows, lembrando que não estamos utilizando aqui as versões Servers do Windows.

Irei aproveitar o arquivo bat que criei no último artigo e fazer algumas modificações para a execução de todos os comandos sem minha intervenção.

Reparem que deixei o comando pause só na última instrução, pois assim, entre um comando e outro não ficará pedindo para eu apertar qualquer tecla para continuar e, quando terminar de executar todos os comandos, ficará aberta a tela do prompt de comando e então poderei visualizar o que foi efetuado.

Mas, caso queiram que efetue tudo de forma silenciosa e não fique a tela do prompt aberta no final, é só remover o comando pause.

Também foi colocado o parâmetro /F no comando chkdsk para escanear o disco, pois iria solicitar que eu agende o escaneamento ao iniciar o computador.

Aqui foi colocado só três comandos, pois a intenção aqui é demonstrar os procedimentos que podem ser aplicados, caso queiram, podem incluir mais comandos.

Caso queiram saber os detalhes de cada comando utilizado abaixo, veja o último artigo meu que foi publicado aqui no PTI, pois estou utilizando os mesmos.

Agendador de Tarefas16

Agora clicamos no menu Arquivos e depois em Salvar como. E entre ” (aspas), digitaremos o nome do arquivo seguido da extensão .bat e depois clicamos em Salvar.

Agendador de Tarefas1

Agora iremos abrir o Agendador de Tarefas do Windows. Têm algumas formas de podermos abrir o agendador. Pode ser aberto apertando as teclas Windows+R e então na janela de executar que abre, basta digitar o comando taskschd.msc e depois clicar em abrir ou quem está utilizando o Windows 10, pode digitar no campo de busca o nome do programa, como é mostrado nas imagens a seguir, e depois clicar no programa encontrado para abri-lo

Agendador de Tarefas2

Agendador de Tarefas3

Com o Agendador de Tarefas aberto, iremos clicar em Criar Tarefa Básica situada na coluna da direita

Agendador de Tarefas4

Colocaremos o nome desta tarefa e, se preferirmos, no campo Descrição poderemos descrever o que esta tarefa faz e depois clicaremos em Avançar.

Agendador de Tarefas5

Na tela seguinte, escolheremos com que frequência esta tarefa será executada. Aqui no caso foi escolhido Semanalmente e depois clicaremos em Avançar.

Agendador de Tarefas6

Na tela seguinte do Assistente, colocaremos a data que desejamos iniciar esta tarefa, o horário a ser realizada e repetir de quanto em quanto tempo. Aqui no caso a repetição é por “semana”, pois foi o que escolhemos na tela anterior. Marcamos em que dia da semana desejamos que realize esta tarefa e então clicaremos em Avançar.

Agendador de Tarefas7

Agora na tela seguinte vamos escolher que tipo de tarefa será executada. Aqui no caso queremos iniciar um programa, que é o script que criamos, e depois clicamos em Avançar.

Agendador de Tarefas8

No campo referente a Programa/script, iremos clicar em Procurar para localizar o arquivo que desejamos que execute.

Agendador de Tarefas9

Localizamos o Arquivo, e clicamos em Abrir.

Agendador de Tarefas10

Com o programa selecionado para este tarefa, clicamos em Avançar.

Agendador de Tarefas12

Ao clicarmos em Biblioteca do Agendador na coluna da esquerda, aparecerá a tarefa que agendamos. Então daremos um duplo clique em cima da tarefa criada para abrir suas configurações.

Agendador de Tarefas13

Como alguns comandos precisam de privilégios administrativos para serem executados, como no caso deste exemplo o comando de limpeza da lixeira, iremos deixar marcada a opção de Executar com privilégios mais altos

Agendador de Tarefas14

Só para demonstrar uma outra opção interessante, clicaremos na Guia Disparadores. Vai aparecer o agendamento da nossa tarefa. Se quisermos alterar a data de inicio, o horário e o dia da semana, é só selecionar o agendamento e clicar em Editar. Depois das propriedades configuradas, clicaremos em OK.

Agendador de Tarefas15

Na janela de propriedade que acabamos de ver é a maneira avançada de criarmos a tarefa sem utilizarmos o Assistente, para isso, ao invés de clicarmos em Criar Tarefa Básica, é só clicar na próxima opção que é em Criar tarefa.

Na imagem a seguir, aparece a tarefa sendo executada na data programada.

Agendador de Tarefas17

Reparem que, como deixei o pause no fim do script, ao terminar a execução de todos os comandos o prompt ficou aberto aguardando a intervenção do usuário para fechar a tela.

Agendador de Tarefas18

É básico, porém útil e todo profissional de TI deve conhecer.

Agora é aplicar o conhecimento para automatizar tarefas para também otimizar o trabalho.

Espero que tenha ajudado com mais este tutorial.

Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


3 Comentários

aydhan
3

esse processo pode ser utilizado pra executar um phpmailer para enviar emails automaticos? se sim, eu preciso criar esse arquivo .bat ou aponto a tarefa pra o arquivo do mailer que quero executar…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">