Criando Windows PE do Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa, pessoal!

Em artigos anteriores criei tutoriais de como criar o Windows PE tanto a partir do Windows 7 como do Windows 8.1. Seguindo o mesmo princípio, vou demonstrar neste artigo como criar o Windows PE a partir do Windows 10. Poucas coisas mudaram das versões anteriores, mas como já me haviam me pedido, decidi explicar.

Antes de prosseguirmos com a preparação do Windows para criar o Windows PE, precisamos saber qual build do Windows 10 está instalada no computador.

Para isso, clicaremos com o botão esquerdo do mouse no canto inferior direito da área de trabalho e depois clicar em Abrir central de Ações.

BuildWin10_1

Com a central de ações expandida, iremos clicar em Todas as configurações.

BuildWin10_2

Com a janela Configurações do Windows aberta, iremos clicar em Sistema.

BuildWin10_3

Dentro de configurações de Sistema, iremos clicar na última opção da coluna da esquerda que é Sobre.

BuildWin10_4

Dentro da opção sobre, conseguimos verificar que a versão ou build instalada do Windows 10 é a 1607.  Podemos verificar a versão também pelo Cortana. 

Win10PE1

Agora que já sabemos a versão, para criar o Windows PE iremos precisar do conjunto de aplicativos denominado Windows ADK (Windows Assessment And Deployment Kit), que pode ser baixado clicando aqui.

Reparem que ao entrar no site da Microsoft para fazer o download do Windows ADK, estará disponível para duas versões. Por isso, precisamos saber qual a versão instalada. No caso aqui, iremos clicar no botão referente a versão 1607. Notem que irá fazer o download do instalador do Windows ADK chamado de adksetup.exe

WindowsADKForWin10

Ao darmos um duplo clique neste instalador irá abrir uma janela para especificar o local de instalação do ADK, ou poderemos baixá-lo completamente para instalar depois.

No caso aqui, será selecionada a segunda para fazer a instalação depois. 

Ao clicar na segunda opção, podemos selecionar onde salvar o software e na sequência clicar em Avançar.

Win10PE2

Aparecerá a janela referente a privacidade e podemos optar por Sim ou Não para envio de dados coletados e clicar em Avançar.

Win10PE3

Na janela seguinte, será em questão de contrato de licença, então iremos clicar em Aceitar.

Win10PE5

E então começará a baixar por completo a versão do Windows ADK escolhida.

Win10PE6

Com o download concluído iremos clicar em Fechar.

Win10PE7

Com o software baixado por completo, iremos entrar no diretório dele para efetuar a instalação. O nome do diretório criado pelo Windows ADK é Windows Kits

Dentro do diretório do Windows Kits, iremos entrar no subdiretório 10 e depois no subdiretório ADK. Dentro desta localização encontraremos o aplicativo adksetup e daremos um duplo clique nele para executá-lo.

Win10PE7_2

Ao executá-lo, abrirá a janela para especificar o local da instalação. Deixaremos como está e então iremos clicar em Avançar.

Win10PE8

Abrirá na sequência a janela de privacidade, então clicaremos em Avançar e na sequência aparecerá a janela do contrato de licença e clicaremos em Aceitar (não foi colocada estas duas janelas, pois eram as mesmas que as anteriores).

Depois de clicar em Aceitar, aparecerá a janela para selecionar os recursos que desejamos instalar. Iremos deixar todos selecionados e então clicaremos em Instalar.
Win10PE11

Aparecerá uma janela para permitir alterações e então clicaremos em Sim.

Win10PE12

Agora o processo de instalação será feito todo automaticamente.

Win10PE15

Ao terminar a instalação, clicaremos em Fechar.

Win10PE16

Será solicitado para reiniciar o computador e então clicaremos em Sim.

Win10PE17

Pronto! Agora que o Windows ADK está devidamente instalado e o PC foi reiniciado, iremos executar o prompt de comando do ADK em modo administrativo.

Para isso, iremos no menu de todos os aplicativos instalados no Windows 10, e expandimos a pasta de atalho Windows Kits como é mostrado na imagem a seguir.

Win10PE20

Iremos clicar com o botão direito do mouse em cima do aplicativo “Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens” e depois, dentro da opção Mais, clicaremos com o botão esquerdo do mouse em Executar como Administrador.

Win10PE21

Pedirá permissão de execução e iremos clicar em Sim.

Win10PE22

Ao clicarmos em Sim, já estaremos dentro do diretório destas ferramentas de criação do WinPE.

O processo é feito todo por linha de comando, então iremos digitar copype amd64 c:\Win10PE_amd64, onde amd64 é para criar o Windows PE baseado em 64 bits e c:\Win10PE_amd64 será o diretório que vai ser criado e colocado o WinPE. Se preferir para as plataformas 32 bits, é só alterar o amd64 para o x86. Depois de digitar o comando iremos clicar em <enter>.

Win10PE26

Agora copiou o Windows PE para o diretório selecionado, ou seja, para c:\Win10PE_amd64.

Win10PE27

Ainda no prompt de comando, iremos criar a imagem ISO para podermos gravar em uma mídia de CD ou Pen Drive.

Para criar a imagem digitaremos a instrução makewinpemedia /ISO c:\Win10PE_amd64 c:\WinPE_amd64.iso.

Nas versões anteriores, apesar de não ter citado nos outros tutoriais, o makewinpemedia era makewinmedia apenas. Este comando irá criar o programa bootável. A instrução /ISO é para criar a imagem ISO. A instrução seguinte se refere a localização do WinPE e, por fim, será criado o arquivo WinPE_amd64.iso na raiz do disco local C. Se quiser criar direto para o pen drive a instrução seria assim: makewinpemedia /UFD c:\Win10_amd64 F:, onde F é a letra da unidade do pen drive. Depois de digitada a instrução, iremos clicar em<enter>.

Win10PE29

Pronto! Imagem do WinPE criada no diretório C, conforme abaixo:

Win10PE23

Agora é só gravar esta imagem em uma mídia ou, se já tiver o pen drive criado, fazer o boot.

Para este artigo não ficar mais extenso do que já ficou, não demonstrei como adicionar aplicativos à imagem, mas o comando é igual ao das versões anteriores. Só gostaria de lembrar que só funciona para os aplicativos nativos do Windows 10 como, por exemplo, bloco de notas, calculadora, etc.

Outra quesão que o pessoal tem dúvida é em relação a interface dele. Ao fazer o boot do WinPE, aparecerá apenas o prompt de comando. Este software não é um sistema operacional completo, servindo apenas para questões de reparo e instalações do Windows 10.

Espero ter ajudado.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


1 Comentários

Joaribe
1

FIZ, SEGUI O PROSSEGUIMENTO, MAS O WINPE NÃO COMPLETA, NÃO APARECE O ARQUIVO PRINCIPAL. APARECE: FWFILES – MEDIA – MOUNT E MAIS NADA. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">