A importância do uso de Algoritmos no desenvolvimento intelectual e profissional

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Entre um bate papo e outro com colegas de profissão, sempre defendi a tese de que a matéria “Lógica e Algoritmo” deveria ser incluída na Base Nacional Comum Curricular, pois, na minha concepção, esse aprendizado impactaria no desenvolvimento intelectual e profissional de nossos jovens e, até hoje, esse posicionamento divide opiniões.

Então, tentarei neste pequeno artigo fundamentar de forma bem sucinta meu ponto de vista.

programacao-algoritimo-profissional-educacao

Primeiramente, vamos entender o que é Lógica?

Dentre algumas definições podemos dizer que Lógica é parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não.

E do que se trata Algoritmo?

Podemos dizer que é o conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

A partir dessas definições podemos entender que não teríamos algoritmos bem estruturados sem os conceitos de Lógica, correto?

O Auxílio no Desenvolvimento Intelectual

Com base nas experiências que tive durante meus 18 anos de sala de aula, seja como Instrutor, Professor ou Coordenador, observo que a grande dificuldade da maioria dos jovens não é calcular a resolução de um problema, e sim, entender o que se pede para essa resolução. Não entrarei no mérito de quem é a culpa, mas que essa deficiência é notória, todos nós educadores sabemos.

Então, aí entra o famoso e temido algoritmo para auxiliar nessa deficiência. Um algoritmo nada mais é do que uma sequência lógica, algo bem parecido com uma receita ou tutorial que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. A intenção não é responder a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Lembrando que essa sequência sempre terá um fim.

Utilizamos algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente. Mesmo não percebendo executamos tarefas comuns que exigem uma sequência lógica e ordenada. Como estas atividades são geralmente simplórias e não necessitam de pensamento focado para sua execução, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.

Para ficar ainda mais claro, um algoritmo é algo que você já utiliza o tempo todo e nem percebe. Podemos usar como exemplo prático a receita de um bolo. Não faria sentido ter os ingredientes sem saber como será o preparo.

Os maiores Aprenderam Algoritmos

Os maiores gênios e empresários mais ricos do mundo tecnológico dos dias de hoje, aprenderam algoritmo como forma de acelerar seus conhecimentos e suas inteligências. Entre eles, os fundadores da Apple, da Microsoft, do Facebook, do Google, da Amazon, do Twitter, entre outros tantos de diversas áreas. 

Logo, podemos dizer que a utilização do algoritmo é, além de uma prática necessária e cotidiana, um tópico a ser sempre estudado e avaliado como um acelerador do conhecimento. 

E você, acha importante o uso de Algoritmos no desenvolvimento intelectual e profissional? Deixe sua opinião abaixo para enriquecermos a discussão!  

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

2 Comentários

Mário Luiz
1

Bom dia Senhores,

Acredito piamente que esta disciplina deveria fazer parte da grade curricular desde o ensino fundamental pois, trata-se de um assunto extremamente importante para o desenvolvimento lógico e interpretativo, algo que utilizamos a todo o instante em nossas vidas sob diversas circunstâncias.

Antônio Abrantes
2

Concordo com todos os pontos abordados! Entender algoritmos e logica, mesmo que o básico! Praticamente tudo que fazemos, demanda organização, e aprender tais conceitos, seria de grande contribuição no que diz respeito a organização do pensamento nas praticas cotidianas e profissionais! Proporcionando uma melhor capacidade para otimizar muitas coisas do nosso dia a dia!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">