A importância do uso de Algoritmos no desenvolvimento intelectual e profissional

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Entre um bate papo e outro com colegas de profissão, sempre defendi a tese de que a matéria “Lógica e Algoritmo” deveria ser incluída na Base Nacional Comum Curricular, pois, na minha concepção, esse aprendizado impactaria no desenvolvimento intelectual e profissional de nossos jovens e, até hoje, esse posicionamento divide opiniões.

Então, tentarei neste pequeno artigo fundamentar de forma bem sucinta meu ponto de vista.

programacao-algoritimo-profissional-educacao

Primeiramente, vamos entender o que é Lógica?

Dentre algumas definições podemos dizer que Lógica é parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não.

E do que se trata Algoritmo?

Podemos dizer que é o conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

A partir dessas definições podemos entender que não teríamos algoritmos bem estruturados sem os conceitos de Lógica, correto?

O Auxílio no Desenvolvimento Intelectual

Com base nas experiências que tive durante meus 18 anos de sala de aula, seja como Instrutor, Professor ou Coordenador, observo que a grande dificuldade da maioria dos jovens não é calcular a resolução de um problema, e sim, entender o que se pede para essa resolução. Não entrarei no mérito de quem é a culpa, mas que essa deficiência é notória, todos nós educadores sabemos.

Então, aí entra o famoso e temido algoritmo para auxiliar nessa deficiência. Um algoritmo nada mais é do que uma sequência lógica, algo bem parecido com uma receita ou tutorial que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. A intenção não é responder a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Lembrando que essa sequência sempre terá um fim.

Utilizamos algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente. Mesmo não percebendo executamos tarefas comuns que exigem uma sequência lógica e ordenada. Como estas atividades são geralmente simplórias e não necessitam de pensamento focado para sua execução, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.

Para ficar ainda mais claro, um algoritmo é algo que você já utiliza o tempo todo e nem percebe. Podemos usar como exemplo prático a receita de um bolo. Não faria sentido ter os ingredientes sem saber como será o preparo.

Os maiores Aprenderam Algoritmos

Os maiores gênios e empresários mais ricos do mundo tecnológico dos dias de hoje, aprenderam algoritmo como forma de acelerar seus conhecimentos e suas inteligências. Entre eles, os fundadores da Apple, da Microsoft, do Facebook, do Google, da Amazon, do Twitter, entre outros tantos de diversas áreas. 

Logo, podemos dizer que a utilização do algoritmo é, além de uma prática necessária e cotidiana, um tópico a ser sempre estudado e avaliado como um acelerador do conhecimento. 

E você, acha importante o uso de Algoritmos no desenvolvimento intelectual e profissional? Deixe sua opinião abaixo para enriquecermos a discussão!  

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

11 Comentários

AvatarMário Luiz
1

Bom dia Senhores,

Acredito piamente que esta disciplina deveria fazer parte da grade curricular desde o ensino fundamental pois, trata-se de um assunto extremamente importante para o desenvolvimento lógico e interpretativo, algo que utilizamos a todo o instante em nossas vidas sob diversas circunstâncias.

AvatarAntônio Abrantes
2

Concordo com todos os pontos abordados! Entender algoritmos e logica, mesmo que o básico! Praticamente tudo que fazemos, demanda organização, e aprender tais conceitos, seria de grande contribuição no que diz respeito a organização do pensamento nas praticas cotidianas e profissionais! Proporcionando uma melhor capacidade para otimizar muitas coisas do nosso dia a dia!

AvatarDouglas
3

Boa noite,

Achei o artigo muito interessante, tenho 22 anos, me formei a pouco tempo e não sei se aconteceu só comigo, mas comecei a desenvolver de verdade o senso critico após ter a matéria de algoritmo e lógica, tive a impressão de que aprendi a aprender, tudo tem uma lógica e querendo ou não toda lógica segue de forma sequencial e é assim que conseguimos solucionar ou raciocinar sobre problemas.

AvatarMarcello Moreira
4

Eu chamo Marcello moreira, tenho em mente quê é um campo complexo para ser incluído nos estudos de um jovem que encurte a iniciativa, tomadas de decisões rápidas e acertivas.
Mesmo assim com a nitidez perfeita da tentativa de melhora para jovens.
Se faz necessário auto confiança. E tomadas rápidas de iniciativa e decisão.
Onde a idéia de como fazer prevaleça sobre o quê fazer.

AvatarCarlos Franca
5

Ola Rodrigo, muito bom seu artigo, meu nome e Carlos e estou começando a desenvolver um sistema para desktop e estou com uma duvida que já esta me seguindo um tempo, qual a melhor linguagem de programação para desenvolver aplicações para Desktop? vejo vários artigos ou opiniões falando de uma linguagem ou outra, mas no meu resumo geral percebi que o c# ou o Delphi seria as melhores opções, mas o java não seria muito bom pois não se adapta muito bem em aplicações para Desktop, na sua opinião qual seria a melhor ou opção para este tipo de aplicação?

Rodrigo MoreiraRodrigo Moreira Autor do Post
6

Olá Carlos, fico feliz por ter gostado do Artigo.

Vamos a minha OPINIÃO: eu utilizaria para desenvolver aplicações DESKTOP o C# , sou de uma escola mais tradicional. Lembrando que C# é mais fácil, porém só roda em Windows.

Não acho interessante o Java, a não ser que seja exigido, e o Delphi é Delphi né? rsrsrs.

Grande Abraço e caso precise entre em contato.

AvatarEvaldo Oliveira
7

Concordo com todos pontos que foram ditos, algoritmos e Lógica me ajudaram a ver as coisas de uma forma diferente passei a prestar mas atenção nos pequenos detalhes que fazemos no Dia a Dia e também a estabelecer metas e fazer passo a passo com mas calma e com mas certeza de concluir o meu objetivo.

AvatarAlguma pessoa qualquer
8

Concordo com o seu ponto de vista, no qual defende a tese de que a matéria “Lógica e Algoritmo” deveria ser incluída na base nacional curricular, e realmente e muito importante, pois a evolução requer muito sobre esses assuntos e matérias e isso começando da base, seria um grande upgrade para o futuro tecnológico.
Mais não digo mesmo para o futuro fisiológico, vendo por esse lado, isso requer bastante esforço, tempo e estudo na capacidade mental, e isso tem probabilidade de impacta na vida humana física, e futuramente com a evolução, seria bom para o lado intelectual, facilitaria a vida humana. Mais será que a vida humana se adaptaria com essas mudanças? realmente não sabemos! mais sobre a sua tese, eu apoio!

AvatarLuan Silva
9

Olá Rodrigo, me chamo Luan, fui ex aluno seu do Senac, havia desistido do curso por motivos financeiros mas voltei a estudar e hoje curso análise de sistemas.

Gostaria de parabenizá-lo novamente pelo tópico, me lembro dele até hoje pois você o mencionou em aula. Também gostaria de te agradecer por ter sido meu professor.

Um professor incrível! Um agradeço abraço, Rodrigo.

Atenciosamente,

Luan Silva.

Avatarsérgio júnior
10

acredito que não só algoritmos, mais também algum tipo de tópico para eletricidade básica e seus principais usos no dia-a-dia, deveriam ser incluídos na base comum curricular, vejo necessidades.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">