Cultura DevOps: entenda o que é quais os seus benefícios

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Simplificar processos, alcançar resultados mais rápidos e melhores, esses são alguns dos objetivos das empresas que optam por implantar a cultura DevOps. A metodologia surgiu para atender uma demanda da gestão de TI: a integração das equipes de desenvolvimento e de operação. 

Que tal aprender mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar melhor o conceito de DevOps e entender quais as vantagens de aplicar essa estratégia. Boa leitura! 

equipe-profissionais-carreira-tecnologia-computador

Compreenda o que é DevOps

Uma equipe de TI é composta por diversos profissionais com habilidades diferentes, mas igualmente fundamentais para a entrega do produto final. O distanciamento e, em casos extremos, a rivalidade entre os profissionais acarreta diversos problemas, como erros operacionais, dificuldades de comunicação e atrasos. 

Não se trata, portanto, de um sistema ou uma ação com início, meio e fim. DevOps é um conceito que precisa ser incorporado nos processos do setor e executado por todos os colaboradores. A cultura DevOps visa fazer com que os desenvolvedores, analistas, engenheiros, planejadores, estejam integrados para conseguirem executar os projetos da melhor forma possível. 

Em outras palavras, DevOps é um conjunto de estratégias aplicadas com o objetivo de reduzir barreiras, solucionar problemas, melhorar processos e otimizar a comunicação. Com isso, o desenvolvimento de projetos é feito com mais rapidez, objetividade e qualidade – o que é bom tanto para os profissionais quanto para os clientes finais. 

esquema-funcionamento-devops-carreira-tecnologia

Como implementar o DevOps nas empresas 

Como você sabe, o setor tecnológico é muito dinâmico – novidades e necessidades surgem todos os dias. Para ter sucesso neste mercado, é fundamental investir em ações para melhorar a competitividade da empresa, como a implementação da cultura DevOps.

Não existem regras para realizar a aplicação, até mesmo porque a DevOps é um processo constante e que precisa ser adaptado às necessidades e expectativas de cada empresa. Entretanto, existem algumas dicas que podem ser aproveitadas por gestores que desejam iniciar a estratégia da melhor maneira possível. Confira, a seguir, alguns pilares fundamentais para isso.  

Invista em soluções tecnológicas

Em toda equipe de TI existem tarefas repetitivas e que podem ser automatizadas, vale a pena buscar sistemas que consigam resolver os problemas. Em alguns casos, é interessante investir na criação de soluções específicas da organização, seja para fazer testes ou configurar códigos. 

Dessa forma, os colaboradores podem focar os seus esforços para concluir tarefas complexas, pensar em soluções criativas e ajudarem mais um ao outro. 

Para conseguir desenvolver uma equipe de TI ao máximo, é fundamental investir recursos de hardware e software – assim se cria um ambiente propício para criar projetos de forma rápida, eficiente e segura. Um bom exemplo para melhorar a segurança de dados, por exemplo, é a computação na nuvem

Engaje os colaboradores 

O DevOps é uma mudança real e diária nos processos e comportamentos da organização. Sendo assim, os colaboradores do setor são fundamentais para que a estratégia dê certo. 

É importante que eles saibam o que é, qual é a importância e o que precisa ser feito para aplicar o DevOps. Para que isso aconteça, além do diálogo constante, vale a pena investir em cursos, palestras, e oficinas sobre o assunto.  

Mensure e divulgue os resultados 

Avaliar o desempenho da equipe é essencial para saber o que está dando certo e quais são os pontos que precisam ser melhorados. Existem inúmeras ferramentas e indicadores que podem ajudar os gestores a fazer a mensuração dos resultados obtidos. 

Veja algumas informações que podem ser adquiridas com os dados:

  • tempo médio de desenvolvimento e aplicação dos projetos;
  • frequência de erros nos sistemas;
  • aceitação de determinada aplicação.

Os dados devem ser apresentados a todos os integrantes da equipe. Dessa maneira, cada colaborador fica ciente dos resultados conquistados e consegue colaborar para melhorá-los. Afinal, apesar de terem funções diferentes, todos estão em busca dos mesmo objetivo.  

Contrate um profissional 

Fazer mudanças nunca é fácil e contratar um profissional especializado em DevOps é uma maneira de tornar o processo mais efetivo. Ele irá ajudar a realizar a integração das equipes de desenvolvimento e operações, utilizando os melhores métodos e ferramentas disponíveis. 

Conheça 5 benefícios da cultura DevOps

A cultura DevOps causa impactos diretos no crescimento das empresas e na qualidade dos sistemas desenvolvidos. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens em implantar a cultura DevOps nas organizações. 

1. Economia de recursos 

Tempo é dinheiro. Projetos que não saem do lugar e extrapolam o prazo estabelecido ou que precisam ser corrigidos com muita frequência podem gerar prejuízos para a empresa. Um setor de TI integrado erra menos, desenvolve com mais qualidade e, consequentemente, gera menos desperdício de recursos. 

2. Otimização de processos 

A estratégia de DevOps facilita as etapas das atividades que precisam ser executadas. O trabalho flui de maneira mais rápida e produtiva. Essa otimização dos processos é boa para toda a equipe e também melhora a performance da empresa. 

3. Melhora na qualidade 

O DevOps tem o objetivo de fazer com que as equipes se comuniquem melhor e compreendam que todos precisam se ajudar para atingir o objetivo. Além disso, utiliza métodos e ferramentas para otimizar os processos. Um dos principais resultados dessa cultura de integração é a melhora na qualidade dos projetos. 

4. Mais rapidez na produção 

Os projetos são desenvolvidos com muito mais facilidade e as chances de acontecerem atrasos é muito baixa. A rapidez na produção faz com que mais negócios possam ser fechados, sem que isso comprometa a qualidade ou o conforto dos colaboradores. 

5. Aumento da motivação 

Manter os colaboradores motivados é fundamental para o crescimento do negócio, mas não é uma tarefa simples. Criar um ambiente propício para o desenvolvimento profissional, dar feedbacks constantes, automatizar processos e incentivar a colaboração faz com que os colaboradores se sintam mais engajados com a empresa. 

O DevOps é uma metodologia cada vez mais empregada nas empresas e certamente pode trazer inúmeros benefícios. A cultura faz com que o setor de TI se torne muito mais eficiente e colaborativo – favorecendo colaboradores, empresários e clientes. 

Vamos conversar mais sobre o assunto? Deixe nos comentários a sua dúvida ou experiência sobre a cultura DevOps! 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Dennis Ventapane

Mais artigos deste autor »

Profissional de Biofísica com foco em Bioinformática, passou 5 anos trabalhando na pesquisa biomédica. Mas, após isso, descobriu sua paixão: o Marketing Digital. Dennis Já tem 2 anos de experiência com Marketing de Conteúdo, SEO, Inbound Marketing, Copywriting e escrita criativa. Promete escrever os melhores conteúdos que você já viu na vida, sempre com muita proximidade.


1 Comentários

AvatarAmaury Souza
1

Muito bom seu artigo, existem muitos benefícios quando se adota a cultura DevOps em ambientes corporativos. Atualmente eu estou mais no time de operações, e procuro sempre estudar as boas práticas desse mercado que está em expansão.

Muito obrigado. #VAIII

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">