Como restaurar imagem completa do Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

No artigo anterior (clique aqui para acessá-lo), demonstrei como criar uma imagem completa do Windows com toda a configuração, softwares  e arquivos que estavam instalados.

Neste artigo, irei demonstrar como restaurar esta imagem supondo que, por algum motivo, o Windows não esteja mais iniciando no PC e que você necessite que volte a funcionar com tudo que estava neste PC, sem precisar fazer uma formatação e instalação do zero.

Para este procedimento iremos precisar de um pendrive bootável do Windows 10.

Com este pendrive conectado ao PC, iremos iniciá-lo. Lembrando que precisamos entrar na BIOS do PC e deixar como primeira opção de boot o pendrive (tem artigos meus aqui no PTI explicando isso). Caso não queira mexer na BIOS, ao iniciar o computador geralmente aparece a tecla de atalho para alterar a opção de boot e, ao clicar na nesta tecla de atalho, que pode ser a tecla ESC, F2, F10 ou outra destas teclas que ficam na parte superior do teclado.

Ao clicar nesta tecla de atalho e aparecer as opções de boot, iremos selecionar a opção referente ao pendrive, o qual iniciará o processo de instalação do Windows pelo pendrive e também deve estar conectado ao computador o HD Externo que se encontra a imagem de backup do sistema. Ou o local compartilhado da rede em que está esta imagem.

Precisamos iniciar a mídia do Windows 10, pois, é por ela que aparecerão as opções para reparar o sistema. Caso precisem recuperar arquivos pessoais antes de fazer estes procedimentos, sugiro antes usar uma mídia live do Linux, onde terá acesso ao HD e assim copiar os arquivos para um dispositivo externo e depois prosseguir com a restauração.

 Ao iniciar o processo de instalação do Windows, aparecerá para selecionarmos as opções de idioma e entrada do teclado. Então clicaremos em Avançar.

RestauraImWindows02

Na tela seguinte aparecerá o botão “Instalar agora”, onde seria para prosseguirmos com a instalação do Windows. Mas, como queremos reparar o sistema, iremos clicar na opção “Reparar o computador” localizado no canto inferior esquerdo da tela.  

RestauraImWindows03

Então aparecerá uma tela com outras opções e dentre elas iremos selecionar a opção “Solução de Problemas”.

RestauraImWindows04

Ao clicar em “Solução de Problemas” iremos entrar em “Opções avançadas”, onde possui algumas opções destinadas aos profissionais de TI para reparação ou restauração do sistema e dentre elas iremos selecionar a opção “Recuperação da Imagem do Sistema”. Lembrando que, se sua imagem do sistema estiver em um dispositivo externo, este mesmo deve estar conectado ao PC antes de prosseguir.

RestauraImWindows05

Ao selecionarmos a “Recuperação da Imagem do Sistema”, irá aparecer a janela “Recuperar imagem do computador”.

Iremos notar que automaticamente acho a imagem de backup do sistema que estava no HD externo. Como é esta imagem que queremos mesmo, clicaremos em Avançar. Caso contrário clicaríamos em “Selecionar uma imagem do sistema” que poderia estar também no hd externo ou em um local compartilhado da rede.

RestauraImWindows06

Na janela seguinte não precisaremos fazer nada, então clicaremos em Avançar.

RestauraImWindows07

Aparecerá a janela para confirmar a imagem a ser restaurada e então iremos clicar em Concluir.

RestauraImWindows08

Aparecerá uma janela para confirmarmos a restauração onde iremos clicar em Sim.

RestauraImWindows09

Ao clicarmos em “Sim”, o processo de restauração será iniciado. 

No caso aqui da imagem criada ser grande e conter muitos softwares e arquivos, o procedimento será demorado. Mas dependerá também da configuração do computador o tempo que poderá demorar.

RestauraImWindows10

Ao terminar o procedimento de restauração, o computador será reiniciado e então iremos selecionar como primeira opção de boot o HD interno do computador.

Vai inicializar o Windows 10 com todas características que estavam no momento em que foi efetuada a imagem de backup.

E isso aí pessoal. Até o próximo artigo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">