O que é e como instalar o Rocket Chat no Linux. Como criar um Chat Privado?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Caro leitor (a),

Neste artigo iremos aprender como instalar o Rocket Chat no Ubuntu usando o Snap, portanto, se você deseja implementar uma plataforma de bate-papo (chat) privada e open source na sua empresa, esse artigo é para você.

Antes de iniciarmos o tutorial, primeiramente vamos conhecer um pouco da história do Rocket.Chat.

O que é o Rocket.Chat?

Basicamente o Rocket Chat é uma plataforma de comunicação focada em equipes e que possui o seu código fonte aberto, ou seja, é open source.

A plataforma foi inicialmente desenvolvida em 2015 pelo brasileiro Gabriel Engel. Sim você não leu errado, é uma plataforma open source criada por um brasileiro!

rocket-chat-privado-opensource-conversa-capa

Desde o seu lançamento inicial a plataforma recebeu diversos prêmios e financiamentos se tornando uma excelente solução para comunicação entre equipes de forma privada e segura.

Sendo que os principais recursos da plataforma são: compartilhamento de arquivos, conversas entre equipes em tempo real e chamadas de vídeo e áudio e um elevado nível de customização da plataforma.

O que é Snap?

Neste tutorial iremos abordar a instalação usando o Snap ou também conhecido como Snappy, que é um sistema de implantação de software desenvolvido pela Canonical inicialmente para o sistema Ubuntu Phone.

Contudo, o projeto do Snap deu tão certo que ele acabou sendo migrado para o Ubuntu Desktop e atualmente funciona em várias outras distribuições Linux. Basicamente ele permite e instalação de programas de forma independente do sistema, algo parecido com uma máquina virtual.

Sem contar que proporciona uma instalação muito simplificada de softwares, não havendo a necessidade de instalar dezenas de pacotes diferentes para fazer um software funcionar.

Requisitos para esse tutorial de instalação do Rocket.Chat

Um dos principais requisitos é possuir um servidor Ubuntu devidamente instalado e atualizado com IP estático configurado ou, em casos de VPS, um nome de domínio apontando para o servidor.

Além de possuir um usuário com permissões de sudo, é essencial que o servidor tenha no minimo 1 GB de memória RAM (para pequenos projetos e testes), se caso for utilizar em ambientes com dezenas ou centenas de usuários essa configuração deve ser revista.

Sem mais demoras, vamos ao que interessa: instalar o Rocket Chat e começar a usar!

Como instalar o Rocket Chat no Ubuntu

Primeiramente devemos atualizar o nosso sistema, sendo assim execute o comando apresentado abaixo:

Aguarde até que todas as dependências sejam devidamente atualizadas. Uma vez que o processo foi finalizado vamos executar o seguinte comando:

O comando usado acima vai realizar a atualização dos programas contidos no seu servidor Ubuntu, caso isso ainda não tenha sido feito anteriormente.

Agora que o nosso servidor Ubuntu está devidamente atualizado iremos instalar o Rocket Chat usando o comando abaixo:

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-8

Uma vez que o comando foi executado, basta você aguardar o processo de download e instalação do Rocket Chat. Todo o processo é feito de forma automatizada, portanto, não é necessário instalar outras dependências.

Assim que o processo for concluído, uma mensagem parecida com a da imagem abaixo lhe será exibida.

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-4

Realizando a configuração após instalação do Rocket Chat

Pronto! O seu servidor Rocket Chat foi devidamente instalado, bem fácil não é mesmo? Entretanto, nesse momento é necessário realizar as configurações iniciais da plataforma.

Para isso, abra o seu navegador e acesse a sua instalação do Rocket Chat, inserindo o endereço de IP ou nome de domínio usando a porta 3000, exemplo:

Ao acessar o endereço da sua instalação a tela inicial de configuração lhe será exibida e você deve preenchê-la informando alguns dados, veja abaixo:

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-1

Após isso, clique em continuar. Uma nova tela solicitando algumas informações sobre sua organização lhe será solicitado. Como elas são opcionais, você pode simplesmente continuar.

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-3

Já na próxima tela algumas informações, como nome do servidor e idioma, serão solicitadas:

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-2

Após clicar em continuar, será solicitado que você escolha entre registrar o seu servidor e ter acesso a alguns benefícios ou manter-se anônimo. Contudo na maioria dos projetos o ideal é registrar o servidor para ter acesso ao gateway de notificação push e o App Marketplace que é extremamente útil.

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-5

Sendo assim basta aceitar os termos e clicar novamente em Continuar e pronto, o seu servidor Rocket Chat está pronto!

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-7

Uma vez que tudo ocorreu como deveria, a sua plataforma de chat privado Rocket Chat estará pronta para uso. Nela será possível criar canais, cadastrar novos usuários e realizar centenas de personalizações.

instalacao-chat-privado-rocket-chat-linux-6

Informações importantes

Como mencionado acima, para esse tutorial usamos a opção da instalação utilizando o Snap, portanto algumas observações devem ser feitas.

  • As atualizações da instalação do Rocket Chat acontecem de forma automática
  • Atualizações para uma nova versão do Rocket Chat normalmente são aplicadas 2 semanas após o lançamento oficial da versão
  • Os snaps são incríveis :)

É válido lembrar que caso você for utilizar o Rocket Chat em um ambiente de produção será necessário aplicar algumas configurações de segurança, tais como usar um certificado SSL, implementar dicas de segurança para servidores SSH e com certeza usar senhas seguras!

Espero que esse tutorial tenha ajudado você a conhecer um pouco mais e a instalar essa incrível plataforma de chat privado chamada Rocket Chat.

Caso possua alguma dúvida não deixe de perguntar abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Felipe Ferraz

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas, pesquisador de temas relacionados a segurança, internet e privacidade, entre uma pesquisa e outra escreve artigos sobre tecnologia.


1 Comentários

AvatarMarcos
1

Você conseguiu usar a gravação de voz, voice mensenger no rocketchat ?

estou com um problema aqui, onde no localhost a gravação é habilitada e fora do localhost, o icone do microfone não aparece.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">