5 diferenciais de Profissionais de TI Certificados que o Mercado mais Valoriza

Todos nós sabemos que Certificações Profissionais em TI são uma ótima vitrine das nossas capacidades. E esta vitrine vai além da sigla ou do conhecimento adquirido e validado pelos Certificados obtidos. Além do óbvio, existem 5 diferenciais que, apesar de serem encontrados em muitas pessoas, são mais claramente identificados em profissionais que demonstram a proatividade, o foco, a motivação e a disciplina dos estudos e da conquista que a Certificação traz.

Recentemente a CompTIA realizou uma extensa pesquisa sobre o impacto que suas Certificações geram na performance das pessoas. Aqui, nesse momento, podemos ir além: não apenas as Certificações da CompTIA, mas todas as Certs que temos no Mercado, de certa forma, geram os 5 diferenciais que vamos listar abaixo.

O resultado da pesquisa já começa relatando uma verdade absoluta nos dias de hoje:

A Tecnologia da Informação é, cada vez mais, essencial para as operações dos negócios”.

E a empresa que desejar estar à frente dos concorrentes deverá, sem dúvida alguma, ter uma equipe de TI forte, capaz e determinada a atingir esta liderança. E, aqui entre nós, esta equipe de TI será toda composta por profissionais cada vez mais especializados, capacitados e certificados.

Vamos aos 5 diferenciais:

certificacao-profissional-mercado-ti-diferenciais

1 – Profissionais mais Confiantes

Quando os profissionais de TI são confiantes em suas habilidades, eles sempre pensam à frente, antecipando proativamente os problemas e os solucionando antes que eles afetem o seu ambiente de forma impactante.

Um líder feliz tem em sua equipe profissionais que atuam sozinhos e que confiam em seus conhecimentos para enfrentarem quaisquer problemas que venham a surgir em suas especialidades.

2 – Profissionais Certificados são mais Bem Informados

Executivos e Gestores de TI contam com os conhecimentos que as Certificações atestam para garantir que sua equipe possui a bagagem necessária para tomar boas decisões e executar tarefas essenciais corretamente.

experiência dos profissionais conta muito nesse momento, porém, é apenas por meio das Certificações que a alta direção da empresa poderá ter a correta noção do nível de especialização das suas equipes. Ou você já viu algum Diretor de TI caminhar de baia em baia perguntando se você conhece ou não determinado tema?

Além disso, para manter suas Certificações é comum ser obrigatória a manutenção e a atualização dos conhecimentos que giram em torno da sua especialização. PDU´s e pontos são necessários para a recertificação o que, de certa forma, garante que o profissional esteja sempre em contato com o tema da sua especialidade.

3 – Profissionais Certificados são mais Proficientes

Todo líder quer profissionais proficientes e que são mais proativos para seus quadros de funcionários. De certa maneira, uma Certificação mostra que a proatividade é algo vivo em profissionais especialistas e credenciados como tal.

Desta maneira, é mais fácil e garante mais confiabilidade contratar um profissional certificado do que arriscar as chances com um profissional sem certificação alguma.

IT-Support-www.formuladascertificacoes.com_.br_

4 – Profissionais Certificados são mais Confiáveis

De acordo com a CompTIA, funcionários certificados superam em até 53% profissionais sem certificação em atividades básicas, e oferecem melhores níveis de desempenho em outras variedades de atividades em comparação com funcionários que não a obtiveram.

5 – Profissionais certificados têm um Desempenho Superior

O processo de estudos de Certificação, que envolve desde a preparação até a obtenção da Certificação, faz com que o pessoal de TI tenha um desempenho superior em atividades importantes quando comparados com profissionais sem certificação.

Ou seja, para os contratantes, fica claro que a manutenção dos estudos ou mesmo o projeto de estudos para uma determinada Certificação garante um refresh e um reforço nos conhecimentos do profissional que, claramente, só tem a ganhar e que, consequentemente, leva estes ganhos para seu ambiente de trabalho.

Fuja do Comum: Certificar é preciso!

Estes 5 diferenciais listados aqui são apenas alguns identificados pelos gestores de TI em todo o mundo. Tirar Certificações faz com que você diferencie seu currículo e aumente suas capacitações para, assim, atingir novos níveis profissionais.

Estude, certifique-se e evolua sua Carreira o quanto antes. Você só tem a ganhar!

Até mais!

Rodrigo Pace

Mais artigos deste autor »

CISSP, PMP, Cloud+ e Coach de Carreira e Consultor de TI há mais de 18 anos, especialista em Estratégia de Estudos para Certificações Profissionais; MBA em Gestão de TI.


5 Comentários

Sergio Draco
1

Discordo de um ponto do texto.
Certificação não é tudo não. Certificação não te deixa mais proativo, confiante e etc. Isso é característica pessoal! Óbvio que quanto mais conhecimento melhor, porém o que importante em si é o conhecimento, independente de qualquer certificação ou diploma

Thiago Fraga
2

O amigo ai disse tudo, certificações não são nada sem experiência. Pois na prática nada é como nos curso.

Rodrigo Pace
3

É isso aí Thiago! Na prática é diferente mesmo hehehe. Nada melhor do que unir o que o mercado pede (certificações) com o que faz a diferença (experiência). 😉

Marcelo
4

Certificações são apenas para algumas empresas ganharem mais dinheiro, pois a prática é que define se o profissional sabe ou não. Conheço várias pessoas que apenas decoraram dumps para tirar certificações, mas não sabem nada na prática. Creio que nossa profissão precisa ser regulamentada.

JHONATAS MENDES
5

Isso mesmo. Muito importante os estudos na área e as certificações. Eu trabalho em uma empresa que incentiva os colaboradores a terem certificações e isso tem um alto rendimento no nosso trabalho e clientes satisfeitos com as atividades desenvolvidas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!