Criar pendrive de boot do Windows 10 com o balenaEtcher

Atualmente, a grande maioria dos computadores e notebooks lançados não contam com o drive de leitura e gravação de CD e DVD, pois, essas mídias estão ficando cada vez mais ultrapassadas. Felizmente, podemos criar pendrives bootáveis para efetuar a instalação de diversos Sistemas Operacionais de forma fácil e rápida.

Logicamente que criar pendrives de boot já não é nenhuma novidade para profissionais de TI. Aqui mesmo no PTI já publicamos diversos tutoriais para criar pendrive inicializável com diversas ferramentas, veja alguns dos artigos abaixo:

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para criar um pendrive de boot com o Windows 10 usando a ferramenta balenaEtcher (sim, o nome é um pouco estranho mesmo).

Baixando a imagem .ISO do Windows 10

Antes de falar da ferramenta em si, vamos fazer o download da imagem .ISO no site oficial da Microsoft. Para isso, clique aqui.

Assim que o site for carregado, clique em “Selecionar edição”, escolha “Windows 10” e depois “Confirmar”.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-2

Nota! Lembrando que será necessário ter no minímo 5GB de espaço no pendrive

Em seguida, aguarde alguns instantes até o site validar e depois selecione o idioma desejado.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-3

Aguarde novamente, pois o site irá fazer mais uma validação, e logo após serão liberadas as opções de download. Clique no botão de acordo com a arquitetura do seu processador (computadores antigos geralmente são 32 bits e os novos 64). Logo em seguida será iniciado o download da ISO do sistema.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-4

Pronto! Download da ISO do Windows 10 realizado com sucesso!

Como criar o pendrive bootável com balenaEtcher

Agora vamos baixar a ferramenta balenaEtcher para criar o pendrive de boot. A balenaEtcher é uma ferramenta bem simples e poderosa, que atende muito bem ao seu objetivo para criação de unidades de boot para Windows, Linux e MacOS. Para baixar, clique aqui.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-5

Após o site ser carregado, clique na pequena seta e escolha a opção referente ao sistema que você está usando no momento (para Windows, recomendo baixar a versão “Portable”, pois não é necessário instalar, apenas executar).

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-6

Será efetuado o download assim que você clicar na opção desejada.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-7

Assim que efetuado o download, execute o programa e, assim que carregado, clique em “Flash from file” e selecione a .ISO que acabamos de baixar.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-8

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-9

Logo em seguida, clique em “Select target” e selecione o seu pendrive.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-10

Agora, basta clicar em “Flash” e esperar o processo de criação do pendrive bootavel do Windows 10 terminar.

pendrive-boot-windows-10-balenaEtcher-11

Simples, não? Agora você já tem o seu pendrive bootável para instalar o Windows 10.

Caso tenha dúvidas ou problemas, deixe seu comentário abaixo que faremos o possível para lhe auxiliar.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


2 Comentários

Abner
1

Eu tive problema com esse software com isos do windows 10, então eu li no forum do balena que não é recomendado para criar pendrives bootaveis de windows, e geralmente usam pra linux pfsense etc..

Byly
2

Não leia o comentário acima. Comigo o “balenaEtcher” copiou o Windows 10 pro Pen-Drive e funcionou muito bem. Instalei o Windows tranquilo. Obrigado.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">