Como remover o Linux do notebook e instalar o Windows 10 do ZERO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Recentemente peguei um notebook novo de um cliente, o qual veio de fábrica com o Ubuntu Linux instalado. Este cliente solicitou-me que trocasse do Linux para o Windows, pois os softwares desenvolvidos para sua empresa só executavam em máquinas com o Windows.  

Muitos linuxers (usuários linux) poderiam me questionar o por quê não emular o software da empresa dele no Wine (aplicativo Linux para rodar softwares Windows). Além do software dele utilizar DLLs compartilhados do Windows, que geram erro ao instalar no Wine, e também, a preferência dele como a a maioria dos usuários de computadores é em usar o Windows instalado e configurado em sua máquina. Sendo assim, foi feita a instalação do Windows 1o Build 1909 do zero o qual será demonstrado neste artigo.

Infelizmente as imagens que capturei do notebook deste cliente não ficaram tão boas, então, fiz todo o processo em uma máquina virtual para demonstração.

Removendo o Linux e instalando o Windows 10 do Zero

Ao ligar o notebook, o Ubuntu Linux foi iniciado conforme imagem abaixo. 

Remover Linux e Instalar Windows 10

Com o pendrive do Windows 10 conectado ao notebook, foi clicado no botão desligar do Ubuntu e em seguida clicado na opção reiniciar. A localização da opção desligar do Linux muda dependendo da distribuição instalada. 

Como aqui a primeira opção de boot do notebook está como USB, ao reiniciar o computador, automaticamente iniciará o boot da instalação do Windows 10 do pendrive. 

Caso precise alterar a ordem de boot para inicializar a partir do pendrive, poderá utilizar a tecla de atalho de sequência de boot que aparece ao ligar o notebook ou alterar pela bios. Como estou em um notebook Dell, a tecla para alterar o boot para outro dispositivos é a tecla F11, a qual deverá ser pressionada ao ligar o PC.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Após iniciar a instalação do Windows 10, deveremos selecionar o idioma e o layout do teclado. Aqui foi colocado o ABNT2 conforme é na maioria dos teclados e então clicaremos em Avançar.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Após a configuração do idioma e layout, iremos clicar em “Instalar agora”

Remover Linux e Instalar Windows 10

Se já adquiriu a licença, só precisa colocá-la no espaço destinado a ela como é mostrada na imagem abaixo e clicar em “Avançar”.

Aqui no caso, será adquirida a licença após a instalação pela loja do Windows, então iremos clicar em “Não tenho a chave do produto”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Se tivéssemos colocado a licença anteriormente, a instalação iria identificar qual versão do Windows foi comprada e ignoraria esta etapa. Mas, como ainda não foi comprada a licença, irá aparecer uma janela para escolher qual versão quer instalar. Lembrando que terá que comprar a licença da versão selecionada.

Aqui foi selecionada a versão “Home Single Language” do Windows 10 e então clicamos em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir clicamos na caixa de seleção onde diz “Aceito com os termos da licença” e clicamos em “Avançar” para prosseguir com a instalação.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como não há nenhuma instalação do Windows para ser atualizada e nenhum arquivo para ser mantido, selecionamos a segunda opção que é a “Personalizada”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir, iremos configurar o HD (Hard Disk) para a instalação do Sistema Operacional.

Como aqui está instalado o Linux, no qual utiliza o formato “ext4″ para a HD, iremos excluir está partição para recriarmos a partição “NTFS” que é a utilizada pelo Windows. Para isso, selecionamos a partição a ser excluída e depois clicamo em “Excluir”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Aparecerá a janela para confirmarmos a exclusão da partição onde clicaremos em “OK”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Com a partição “ext4″ excluída, iremos clicar no espaço não alocado, que se refere ao HD limpo, clicaremos em “Novo” e como queremos usar o tamanho máximo deste HD para o Windows, clicaremos em “Aplicar”.

Se tivéssemos um HD grande aqui, poderíamos criar diversas partições para outros armazenamento, porém aqui no caso não será feito isso.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Aparecerá uma janela para clicarmos em “OK” para prosseguir com a criação das partições.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Foram criadas 2 partições: uma reservada pelo Sistema e a outra na qual será instalado o Windows. Como aqui escolhi o modo legacy para a instalação, são criadas 2 partições. Se estivéssemos instalando no modo UEFI, a instalação criaria mais partições adicionais de proteção do sistema.

Seguindo, selecionamos a partição que o Windows será instalado e clicamos em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Então a instalação está sendo feita e agora poderemos aguardar para fazer as configurações devidas. Neste processo o Sistema será reiniciado para prosseguir com as instalações. Não precisamos fazer nada por enquanto.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Terminado a instalação, o Windows reiniciará novamente, para preparar o sistema para as configurações finais.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Ao terminar de preparar o Windows, a primeira tela que aparecerá será para selecionarmos nossa região. Selecionamos Brasil e clicamos em “Sim”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir selecionamos o layout que utilizaremos no Windows. Selecionamos “Português (Brasil ABNT2)” e clicaremos em “Sim”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como não iremos utilizar outro layout de teclado, clicaremos em “Pular”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Na tela a seguir aparecerão suas conexões Wi-fi ou a rede cabeada que está conectado. Se não quiser fazer login com a conta Microsoft e criar apenas uma conta local, clicaremos na opção “Não tenho internet” que está localizada no conto inferior esquerdo da tela. 

Caso queira utilizar a conta Microsoft para sincronizar tudo entre seus dispositivos e utilizar o OneDrive, conecte-se à Internet e clique em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como optamos na seleção de conta local e clicamos em “Eu não tenho internet”, na tela a seguir clicaremos em “Continuar com a configuração limitada”. Se logou em uma rede para posteriormente entrar com sua conta Microsoft, está tela não aparecerá.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Agora é hora de colocar o nome de quem é o usuário do computador e então clicar em “Avançar”.

Se tivesse optado por conectar a uma conta Microsoft, aqui apareceria para inserir seu login da conta Microsoft.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir poderemos adicionar uma senha para logar no Sistema. Caso não queira senha basta clicar em “Avançar” .

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como aqui não queremos manter históricos entre dispositivos, iremos clicar em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Aqui neste caso será clicado em “Recusar” para não utilizar a Cortana (assistente digital do Windows). 

Remover Linux e Instalar Windows 10

Por privacidade, foi deixado tudo como não para as configurações de privacidade, exceto a localização que é muito útil para atualizações de notícias locais e também para atualizar o clima na região e em seguida devemos clicar em “Aceitar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Ao terminar com as configurações básicas o sistema terminará de realizar algumas configurações para podermos utilizar o Sistema.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Ao terminar as devidas configurações o Windows 10 estará pronto para uso. 

Remover Linux e Instalar Windows 10

A partir da build 1903, o Windows 10 inicia com o tema claro. Caso queira mudar para o tema escuro precisa ir nas opções de personalização e customizar seu Windows.

Após entrar na loja do Windows e registrar sua licença, o próximo passo é fazer todas as atualizações pendentes e então instalar os softwares que será utilizados pelo usuário.

Espero que este tutorial ajuda você a remover o Linux do seu computador e instalar o Windows 10 do ZERO.

Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


18 Comentários

AvatarCinthia
1

Não deu certo, qdo reinicio o computador com o pen drive, ele religa normalmente, não abre a instalação do windows.
O que devo fazer?

AvatarDenis
3

Excelente post Luciano. Uma dúvida, para leigos como eu, a instalação do windows suprirá todos os drivers necessários ao sistema automaticamente? Ou por ventura, é comum algum ficar de fora?

AvatarJosé Roberto Barbosa
4

Comprei um notebook da Lenovo e veio com o LInux, é só da um boot no notebook que ele já reinicia com a opção pra formatar e instalar o Windows?
Obrigado, Roberto

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
5

Opa Denis!
O Windows 10 instalará automaticamente os drivers, só se o computador for antigo. Mas o Windows instalando as dispositivos de rede, poderá instalar algum que falte via windows update.

AvatarMarcia
6

Excelente explicação!!! Estou procurando um notebook I5 e os preços estão nas alturas… Encontrei um Dell mais em conta, mas vem com o Linux. Vou avaliar se valerá a pena, mas com sua explicação, creio que conseguirei configurar direitinho.

AvatarAndré
7

Uma duvida, meu computador tem Linux, pra instalar o Windows não é só comprar ele pela internet, baixar e instalar?
Eu preciso colocar no pen drive? Como faço isso? Sou extremamente leigo nesses assuntos, me ajude por favor.

AvatarLeonardo
8

Olá, Luciano, achei muito bom esse tutorial, porém eu quando eu escolho a opção de dar boot pro USB, ele continua bootando direto pro Ubuntu, olhei na BIOS e não consegui achar a opção “Secure Boot” pra desativa-la, sabe como me ajudar?

AvatarVALMIR ENDRUWEIT
9

Solicitei a um técnico a troca do sistema operacional, mas não consegui porque disse que ainda não foi liberado os drivers para que se possa retirar o LINUX ecolocar o WINDOWS, isso é verdade ou esse cara não entende nada?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
10

Opa Valmir! Não posso dizer como seu técnico trabalha, porém, desconheço esta informação.
Todos os notebooks que peguei com linux até hoje consegui instalar o linux.
Provavelmente, ele não localizou na BIOS como destravar a instalação de um novo sistema.
Em algumas BIOS, tem a opção de você alterar boot do modo UEFI para o Legacy (modo legado).
Caso já tenha feito isso, em determinadas versões de BIOS, tem um campo que permite a instalação de outro sistema operacional. Não posso lhe dizer de cabeça onde fica localizada esta opção. El algumas fica dentro da guia de segurança, outras dentro da guia de Boot mesmo.
Sugiro verificar com um segundo técnico se consegue fazer a instalação para você.
Depois se possível deixe um comentário para gente e divulgue o site.
Espero ter ajudado.
Abraço.

AvatarCléber Weishimer
11

Quem faria uma cagada destas? Windows 10 além de cada dia mais bugado será instalado de forma pirata totalmente contra a lei. Porque não continuar com algo que nunca mais vai lhe trazer problemas de formatações, virus, etc? As pessoas acreditam o meio mais fácil de evoluir é ficar longe de mudanças e na verdade é o contrário, para os seres evoluirem necessitam acabar com essa barreira da desconfiança em “mudar”, mudar os conceitos, quebrar paradigmas, mudar o mundo.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
12

Queria deixar uma observação aqui. Não estou ensinando ninguém a piratear pois sou contra pirataria. Estou ensinando ao usuário ter a opção de instalar outro Sistema.
O meu sistema operacional é legítimo. Veio a licença do Windows Home no meu notebook, porém eu tinha também a licença do Windows 10 Professional que havia adquirido na minha faculdade durante uma a pós graduação que fiz.
Mas o valor da licença da Microsoft em lojas físicas está com um preço bem acessível.

AvatarFelipe
13

Uma duvida, meu computador tem Linux, pra instalar o Windows não é só comprar ele pela internet, baixar e instalar?
Eu preciso colocar no pen drive? Como faço isso? Sou extremamente leigo nesses assuntos, me ajude por favor.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
14

Caro Cléber Weishimer!
Caso tenha lido o tutorial, não estou ensinando ninguém a piratear, muito pelo contrário pois, sou contra a pirataria. O Windows pode ser baixado direto do site da Microsoft sem problemas e caso tenha alguma dúvida a este respeito, poderá ler um artigo que fiz anteriormente aqui de como usar o Windows Media Creation Tool.
Quanto a questão de burrada, discordo totalmente. Você está defendendo seu ponto de visão a respeito do Linux. Eu mesmo utilizei por muitos anos o Linux desde o tempo do Conectiva.
O que direfe um notebook vir ou não com o Windows instalado é simplesmente a questão de custos para a venda. O usuário tem o total direito de escolher qual sistema utilizar.
No meu artigo, cito de entrar na loja da Microsoft e registrar a licença após a instalação.
Caso o usuário queira, poderá adquirir a licença em um loja física ou virtual que encontrará ofertas bem em conta a respeito da licença original.
Quanto a quebrar paradigmas também discordo. Tive clientes que compraram notebooks com linux, utilizaram por alguns meses e optaram para que tirasse e colocasse o Windows que era do seu gosto.
O que difere um bom professional de TI, é a questão dele conhecer bem o que está fazendo, não importando qual sistema ele utilize. É importante conhecer os dois sistemas, mas cabe a ele decidir qual utilizar.
A questão de virus e bugs também discordo. O virus é mais difundido no Windows pelo fato de ser o mais utilizado por organizações e usuários. E em questão de bugs, já tive esperiência de bugs em certas distribuição linux.
Espero que repense no que se refere ao seu ponto de visão como “burrada”.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
15

Opa Felipe!
O Windows você pode baixar por completo do site da microsoft, utillizando o windows media creation tool, o qual possui um artigo meu aqui demonstrando como utilizar. A licença você pode optar por comprar antes de instalar como registrar depois de instalado através da loja da Microsoft.
Fazendo uma busca na internet, você pode verificar qual loja (que seja conhecida) tenha a melhor oferta. Aconselho o registro da versão Home (Single Language) que é a com custo melhor. O que difere nas outras versão são ferramentas que usuário comum não irá utilizar.
Este tempos atrás vi que em algumas lojas de departamento o prço variava entre R$ 100,00 a R$ 180,00 e com diversas opções de parcelamento.
Espero ter ajudado.

AvatarAdeilton
16

Boa noite a todos! Caro amigo Luciano Gusso venho aqui parabenizá-lo pelo seu belo trabalho bastante esclarecedor. Pena que entre pessoas que fujam ao assunto e venha com xingamentos, cada escolhe o que bem entende, é como: “casar com mulher bonita” muitas vezes a gaiola bonita vai matar o passarinho de fome. Rsrsrs. Amigo estou com um problema que: Meu notebook um HP esta instalando o Ubuntu 20.4 estou tentando instalar o Windows e não consigo, já fiz as mudanças na Bios para fazer o boot pelo pendrive, pois meu notebook não tem drive de cd/dvd. chega a entrar nas telas iniciais do windows, escolho o teclado abnt2 e quando vai para tela seguinte, diz não como instalar. Ajuda-me por favor. Paz e Bem

AvatarFlavia Silva
17

Adquiri um pc Positivo e veio com Linux instalado. Não sei a versão pq nem sei onde mexer pra achar as coisas. O problema é que meu pendrive não aparece nas opçoes de boot e ja fiz tudo que ensinaram. O que posso fazer?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
18

Olá Flávia!
Tente usar a tecla de atalho que altere a ordem de boot. Tente usar outra porta usb.
Caso mesmo assim não apareça, terá que mexer na BIOS. Não lembro de cabeça como está classificada as opções da BIOS do PC Positivo.
Se localizou a opção de alterar o modo UEFI para o Legacy (ou legado) e mesmo assim não apareceu seu pendrive, deve ter uma opção para habilitar boot via USB.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">