Como remover o Linux do notebook e instalar o Windows 10 do ZERO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Recentemente peguei um notebook novo de um cliente, o qual veio de fábrica com o Ubuntu Linux instalado. Este cliente solicitou-me que trocasse do Linux para o Windows, pois os softwares desenvolvidos para sua empresa só executavam em máquinas com o Windows.  

Muitos linuxers (usuários linux) poderiam me questionar o por quê não emular o software da empresa dele no Wine (aplicativo Linux para rodar softwares Windows). Além do software dele utilizar DLLs compartilhados do Windows, que geram erro ao instalar no Wine, e também, a preferência dele como a a maioria dos usuários de computadores é em usar o Windows instalado e configurado em sua máquina. Sendo assim, foi feita a instalação do Windows 1o Build 1909 do zero o qual será demonstrado neste artigo.

Infelizmente as imagens que capturei do notebook deste cliente não ficaram tão boas, então, fiz todo o processo em uma máquina virtual para demonstração.

Removendo o Linux e instalando o Windows 10 do Zero

Ao ligar o notebook, o Ubuntu Linux foi iniciado conforme imagem abaixo. 

Remover Linux e Instalar Windows 10

Com o pendrive do Windows 10 conectado ao notebook, foi clicado no botão desligar do Ubuntu e em seguida clicado na opção reiniciar. A localização da opção desligar do Linux muda dependendo da distribuição instalada. 

Como aqui a primeira opção de boot do notebook está como USB, ao reiniciar o computador, automaticamente iniciará o boot da instalação do Windows 10 do pendrive. 

Caso precise alterar a ordem de boot para inicializar a partir do pendrive, poderá utilizar a tecla de atalho de sequência de boot que aparece ao ligar o notebook ou alterar pela bios. Como estou em um notebook Dell, a tecla para alterar o boot para outro dispositivos é a tecla F11, a qual deverá ser pressionada ao ligar o PC.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Após iniciar a instalação do Windows 10, deveremos selecionar o idioma e o layout do teclado. Aqui foi colocado o ABNT2 conforme é na maioria dos teclados e então clicaremos em Avançar.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Após a configuração do idioma e layout, iremos clicar em “Instalar agora”

Remover Linux e Instalar Windows 10

Se já adquiriu a licença, só precisa colocá-la no espaço destinado a ela como é mostrada na imagem abaixo e clicar em “Avançar”.

Aqui no caso, será adquirida a licença após a instalação pela loja do Windows, então iremos clicar em “Não tenho a chave do produto”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Se tivéssemos colocado a licença anteriormente, a instalação iria identificar qual versão do Windows foi comprada e ignoraria esta etapa. Mas, como ainda não foi comprada a licença, irá aparecer uma janela para escolher qual versão quer instalar. Lembrando que terá que comprar a licença da versão selecionada.

Aqui foi selecionada a versão “Home Single Language” do Windows 10 e então clicamos em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir clicamos na caixa de seleção onde diz “Aceito com os termos da licença” e clicamos em “Avançar” para prosseguir com a instalação.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como não há nenhuma instalação do Windows para ser atualizada e nenhum arquivo para ser mantido, selecionamos a segunda opção que é a “Personalizada”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir, iremos configurar o HD (Hard Disk) para a instalação do Sistema Operacional.

Como aqui está instalado o Linux, no qual utiliza o formato “ext4″ para a HD, iremos excluir está partição para recriarmos a partição “NTFS” que é a utilizada pelo Windows. Para isso, selecionamos a partição a ser excluída e depois clicamo em “Excluir”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Aparecerá a janela para confirmarmos a exclusão da partição onde clicaremos em “OK”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Com a partição “ext4″ excluída, iremos clicar no espaço não alocado, que se refere ao HD limpo, clicaremos em “Novo” e como queremos usar o tamanho máximo deste HD para o Windows, clicaremos em “Aplicar”.

Se tivéssemos um HD grande aqui, poderíamos criar diversas partições para outros armazenamento, porém aqui no caso não será feito isso.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Aparecerá uma janela para clicarmos em “OK” para prosseguir com a criação das partições.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Foram criadas 2 partições: uma reservada pelo Sistema e a outra na qual será instalado o Windows. Como aqui escolhi o modo legacy para a instalação, são criadas 2 partições. Se estivéssemos instalando no modo UEFI, a instalação criaria mais partições adicionais de proteção do sistema.

Seguindo, selecionamos a partição que o Windows será instalado e clicamos em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Então a instalação está sendo feita e agora poderemos aguardar para fazer as configurações devidas. Neste processo o Sistema será reiniciado para prosseguir com as instalações. Não precisamos fazer nada por enquanto.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Terminado a instalação, o Windows reiniciará novamente, para preparar o sistema para as configurações finais.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Ao terminar de preparar o Windows, a primeira tela que aparecerá será para selecionarmos nossa região. Selecionamos Brasil e clicamos em “Sim”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir selecionamos o layout que utilizaremos no Windows. Selecionamos “Português (Brasil ABNT2)” e clicaremos em “Sim”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como não iremos utilizar outro layout de teclado, clicaremos em “Pular”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Na tela a seguir aparecerão suas conexões Wi-fi ou a rede cabeada que está conectado. Se não quiser fazer login com a conta Microsoft e criar apenas uma conta local, clicaremos na opção “Não tenho internet” que está localizada no conto inferior esquerdo da tela. 

Caso queira utilizar a conta Microsoft para sincronizar tudo entre seus dispositivos e utilizar o OneDrive, conecte-se à Internet e clique em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como optamos na seleção de conta local e clicamos em “Eu não tenho internet”, na tela a seguir clicaremos em “Continuar com a configuração limitada”. Se logou em uma rede para posteriormente entrar com sua conta Microsoft, está tela não aparecerá.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Agora é hora de colocar o nome de quem é o usuário do computador e então clicar em “Avançar”.

Se tivesse optado por conectar a uma conta Microsoft, aqui apareceria para inserir seu login da conta Microsoft.

Remover Linux e Instalar Windows 10

A seguir poderemos adicionar uma senha para logar no Sistema. Caso não queira senha basta clicar em “Avançar” .

Remover Linux e Instalar Windows 10

Como aqui não queremos manter históricos entre dispositivos, iremos clicar em “Avançar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Aqui neste caso será clicado em “Recusar” para não utilizar a Cortana (assistente digital do Windows). 

Remover Linux e Instalar Windows 10

Por privacidade, foi deixado tudo como não para as configurações de privacidade, exceto a localização que é muito útil para atualizações de notícias locais e também para atualizar o clima na região e em seguida devemos clicar em “Aceitar”.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Ao terminar com as configurações básicas o sistema terminará de realizar algumas configurações para podermos utilizar o Sistema.

Remover Linux e Instalar Windows 10

Ao terminar as devidas configurações o Windows 10 estará pronto para uso. 

Remover Linux e Instalar Windows 10

A partir da build 1903, o Windows 10 inicia com o tema claro. Caso queira mudar para o tema escuro precisa ir nas opções de personalização e customizar seu Windows.

Após entrar na loja do Windows e registrar sua licença, o próximo passo é fazer todas as atualizações pendentes e então instalar os softwares que será utilizados pelo usuário.

Espero que este tutorial ajuda você a remover o Linux do seu computador e instalar o Windows 10 do ZERO.

Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


6 Comentários

AvatarCinthia
1

Não deu certo, qdo reinicio o computador com o pen drive, ele religa normalmente, não abre a instalação do windows.
O que devo fazer?

AvatarDenis
3

Excelente post Luciano. Uma dúvida, para leigos como eu, a instalação do windows suprirá todos os drivers necessários ao sistema automaticamente? Ou por ventura, é comum algum ficar de fora?

AvatarJosé Roberto Barbosa
4

Comprei um notebook da Lenovo e veio com o LInux, é só da um boot no notebook que ele já reinicia com a opção pra formatar e instalar o Windows?
Obrigado, Roberto

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
5

Opa Denis!
O Windows 10 instalará automaticamente os drivers, só se o computador for antigo. Mas o Windows instalando as dispositivos de rede, poderá instalar algum que falte via windows update.

AvatarMarcia
6

Excelente explicação!!! Estou procurando um notebook I5 e os preços estão nas alturas… Encontrei um Dell mais em conta, mas vem com o Linux. Vou avaliar se valerá a pena, mas com sua explicação, creio que conseguirei configurar direitinho.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">