Considerações sobre Cloud e o Mercado de TI

O desenvolvimento de novas tecnologias computacionais e de telecomunicações possibilitou o surgimento dos serviços “cloud computing”.

“Cloud computing” pode ser definido como um ambiente compartilhado flexível e escalável em que terceiros fornecem a distribuição de recursos computacionais para clientes de acordo com a demanda.

A crescente utilização destes serviços é algo notório e previsível.

Alguns especialistas acreditam que esta seja uma nova fronteira na era digital. Mudanças realmente ocorrerão no mercado de TI, afinal, os serviços “cloud” são uma evolução da terceirização em informática.

Possíveis mudanças para as empresas que fizerem uso de “cloud computing“:

  • Redução de investimentos em upgrade, licenças de software e hardware (por exemplo: servidores de arquivos, etc); isto porque podem ser contratados de acordo com a demanda.
  • Redução do número de profissionais de TI, principalmente em atividades mais operacionais. A diminuição de equipamentos leva a diminuição do quadro de profissionais técnicos para manutenção e suporte.
  • Possibilidade de redução da área física dedicada a TI, visto que sistemas e servidores poderão ser acessados na contratada.
  • Possibilidade de maior foco no negócio e clientes.

É importante ressaltar que a empresa deve contratar um serviço cloud confiável e seguro, além de ter profissionais de TI qualificados tecnicamente para trabalharem com cloud e interagirem com a contratada.

Conforme listado, existem vantagens econômicas que proporcionam a popularização destes serviços.

Para os profissionais de TI ocorrerão alterações no mercado de trabalho, tais como:

  • Diminuição do número de funcionários de TI que executem tarefas operacionais.
  • Aumento da contratação de profissionais especializados em cloud, principalmente pelas empresas de TI que oferecem este serviço para contratação.

Os profissionais e as empresas de TI sentirão mais as alterações e necessitarão de adaptação mais rápida às mudanças e aos novos desafios. É provável que pequenas empresas de TI não consigam adaptar-se ou não tenham condições de realizar investimentos em novas tecnologias.

Algumas habilidades que deverão ser desenvolvidas pelos profissionais da Área de Tecnologia da Informação:

  • Planejamento e organização para a realização das mudanças.
  • Alinhar Governança de TI com a tecnologias cloud e o negócio.
  • Conhecimento do negócio da organização para o gerenciamentodo cloud.
  • Capacidade de comunicação para intermediar o diálogo entre usuários de negócios e especialistas de TI da contratada.
  • Conhecimentos em segurança da informação.
  • Conhecimentos em SOA (Arquitetura orientada a serviços).
  • Conhecimentos em escalonamento e virtualização.
  • Conhecimentos em SLA (Acordo de nível de serviço).

Concluindo: planejar, manter-se atualizado e diversificar o conhecimento é uma boa sugestão para acompanhar as mudanças.

Diana Paula

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Analista de Sistemas desde 2007 (Setor público), antes professora e design gráfico.
Formação: Bacharelado em Ciência da Computação (UBC), Licenciatura em Matemática (UBC) e Pós Graduação em Governança de TI (Senac).
TGI Graduação (Processamento de Imagens): Utilização da técnica de subtração radiográfica.
TCC Pós-graduação: Proposta de Política de Segurança para a Estrutura de Tecnologia da informação de uma Secretaria de Saúde Municipal.


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