Como importar arquivo texto (TXT) para uma planilha Excel

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

No post anterior, expliquei como criar uma lista de dados de um diretório para um arquivo texto.

No caso eu havia pego um diretório de músicas, onde também tem subdiretórios, e listei todas as músicas em um arquivo de texto (txt). Fiz isso por que gosto de organizar todas minhas coletâneas, separando por tipo, gênero, etc…

Muitos me perguntam porque não usar um programa já pronto para poder organizar coletâneas. Eu desenvolvi em Delphi um tempo atrás um programa que eu pudesse organizar meus arquivos, porém, sempre acho que poderia melhorar em alguma coisa e eu sempre ia alterando o software. Então decidi usar uma planilha que tenho um maior controle sem ter que ficar alterando muito em seu layout e em tabelas.

Bom, como eu já havia criado o arquivo de texto no post anterior, vou continuar este artigo usando o mesmo.

Importando dados de um TXT para o Excel

Abrindo o Microsoft Excel (no meu caso estou usando o Microsoft Office 365, equivalente ao Office 2013), clicar na guia Dados e depois na opção De Texto.

Importar arquivo texto para uma planilha

Abrirá a tela do Explorer para localizar o arquivo a ser importado. No meu caso é o lista.txt que está no diretório D. Depois clique em importar.

Importar arquivo texto para uma planilha

Abrirá uma tela onde parametrizo minha importação. Na primeira tela deixo clicada a opção delimitado, que daí especificarei onde será separada cada célula da planilha e deixo marcada a opção que a importação começa na linha 1 e depois clico em Avançar.

Importar arquivo texto para uma planilha

Na próxima tela configuro onde será dividido os campos para cada célula. Como meu delimitador é outro, marco a opção outro e coloco no campo em branco o delimitador \, que significa que com este símbolo irei definir a separação dos campos. Você observará que já aparecerá a previsão de como ficarão as colunas.

Importar arquivo texto para uma planilha

Clicando em Avançar, aparece a janela de configuração de cada coluna. Selecionei a primeira coluna e marquei para não importar. Fiz a mesma coisa para a segunda coluna. São as duas primeiras que não contém informação nenhuma sobre o nome do arquivo e, por fim, clicar em concluir para finalizar a importação.

Importar arquivo texto para uma planilha

Aparece a tela abaixo para você escolher se quer importar na planilha corrente ou quer que criar uma nova planilha com os dados importados. Clique em OK para importar.

Importar arquivo texto para uma planilha

Agora é só ajustar as colunas e verificar os dados que não interessam, por exemplo, a extensão .mp3. Para isso conseguimos aplicar um filtro para excluir a extensão do nome do arquivo. Não vou entrar ainda no mérito de fazer filtros no Excel, que não é escopo deste artigo.

Importar arquivo texto para uma planilha

Acho que por hora é isto, se não esqueci de nada.

O Excel é uma ferramenta fantástica que permite fazer muitas coisas.

Espero que este artigo ajude você a importar dados de um arquivo TXT para uma planilha Excel. Qualquer dúvida, comente abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">