Londrina sedia seminário gratuito sobre comércio eletrônico

O Sebrae, os Correios e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) realizam nas mais importantes cidades brasileiras o ciclo de seminários Comércio Eletrônico para Micro,  Pequena e Média Empresa. Em Londrina, o evento, que é gratuito, será realizado no próximo dia 4 de novembro, entre 8 e 17 horas, no Hotel Blue Tree Londrina, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 1.356.

Infraestrutura, conectividade, meios de pagamento online, logística, controle de riscos, cruzamento de negócios e publicidade online serão os temas abordados. Esse é o terceiro ano que o encontro sobre comércio eletrônico é realizado na cidade. No Paraná, em 2010, o Seminário já foi realizado em Curitiba e Foz do Iguaçu.

A consultora do Sebrae/PR em Londrina, Simone Millan Shavarski, pontua que o Seminário é destinado para as empresas que já atuam no mercado e buscam no comércio eletrônico mais um canal de vendas e também para os negócios recém-constituídos.

“Recomendamos a participação, inclusive, das empresas que não tenham pretensão de lançarem-se no comércio eletrônico. O tema é atualíssimo e uma realidade que gera impacto nos negócios. Para permanecer e sobreviver no mercado, empresários, de qualquer ramo de atividade, precisam estar informados sobre esse tema e conhecer as estratégias utilizadas pelas empresas inseridas no universo virtual”, aconselha a consultora.

Simone Millan Shavarski observa ainda que o Seminário está organizado de forma que o participante obtenha o máximo de informações sobre comércio eletrônico em um único local. “São apresentações rápidas sobre os mais importantes temas, conduzidas por especialistas de organizações renomadas”, afirma.

Bolsa de Negócios

Durante o evento, o consultor Marcos Junitsi Uda, da Unidade de Inovação e Competitividade (UIC) do Sebrae/PR, irá apresentar a solução Bolsa de Negócios, um site desenvolvido pelo Sebrae Nacional que permite ao empresário experimentar, gratuitamente, as possibilidades do comércio eletrônico.

“Esse ambiente possibilita tanto a compra como a venda de produtos e serviços. O participante analisa o funcionamento e avalia os resultados que podem ser obtidos por meio do comércio eletrônico. É uma forma de ele ingressar no meio e ampliar seus resultados”, explica Marcos Uda.

No Paraná, o Bolsa de Negócios beneficia 842 empresas. Em todo o Brasil, são cerca de 11 mil empresas cadastradas. Podem se cadastrar e utilizar a Bolsa de Negócios, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas que tenham Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). As médias e grandes empresas também participam como compradores ou oferecendo ofertas de produtos e serviços para as pequenas empresas.

Aquisição de conhecimento sobre soluções de logística, formas de pagamento terceirizadas, possibilidade de contato direto com as empresas que operacionalizam o comércio eletrônico e  informações sobre tendências são algumas razões para participar do Seminário Comércio Eletrônico para Micro, Pequena e Média Empresa.

Importância


Na opinião de Marcos Uda, as micro e pequenas empresas que fizerem um bom planejamento, podem explorar e obter bons retornos por meio do comércio eletrônico. Para mostrar a importância do comércio eletrônico, o consultor cita alguns dados:

  • O Paraná é o quarto Estado do Brasil com o maior número de empresas cadastradas no comércio eletrônico, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
  • Segundo empresas que monitoram o comércio eletrônico, o número de consumidores virtuais no Brasil chega a 23 milhões. Contudo, o número de internautas brasileiros é de aproximadamente 63 milhões. Então existe a possibilidade de inclusão de 40 milhões de novos consumidores.
  • O comércio eletrônico cresce 30% ao ano no Brasil. De acordo com pesquisa do E-bit, o índice de confiança do consumidor virtual brasileiro é de 86,28%. Segundo a Unisys, o Brasil é o segundo país do mundo que mais se preocupa com a segurança de pagamento das compras realizadas pela internet.

Programação

Confira a seguir, a programação completa do Seminário Comércio Eletrônico para Micro,  Pequena e Média Empresa:

8 horas – credenciamento
8h30 – Abertura com os promotores do evento

9 horas – Conectividade e banda larga/Embratel
9h35- Pequena e média empresa começam com tecnologia/Intel  
10h10 – Intervalo
10h25 – Registro de domínio/Verisign
11 horas – Gateway de pagamento/CompreBem

11h35 – Soluções para Comércio Eletrônico/Bradesco

12h10 às 14 horas – intervalo para almoço

14 horas – Vendas pela Internet com mais segurança/PagSeguro
14h35 – Gestão de risco e vendas com cartão de crédito/ClearSale
15h10 – Logística global para comércio eletrônico – Correios

15h55 – Intervalo
16h15 – A internet como ferramenta – Bolsa de Negócios/Sebrae
17 horas – Perguntas, sorteios e encerramento

Inscrições e informações pelo site: http://www.ciclo-mpe.net ou [email protected]

Fonte: Savannah Comunicação Integrada – empresa licitada do Sebrae/PR

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