Reunião, use com moderação!

Essa é uma ferramenta fabulosa, se usada corretamente. Além disso, ela é muito cara. Por isso, devemos ter muito cuidado antes de agendar uma reunião!

Calcule quanto custa a hora de cada participante (incluindo você) que deseja convocar, some tudo e veja por quanto sairia essa reunião. Você irá se surpreender!

Portanto, não é sadio nem recomendado agendar reuniões sem pauta, sem um objetivo concreto e sem saber o que se espera obter ao final da reunião.

Uma boa prática que costumo utilizar é estruturar minhas reuniões da seguinte forma:

  • Definição do objetivo
  • Divisão dos assuntos em tópicos
  • Definição do tempo (em minutos) para cada tópico (nunca excedo o limite de 120min para realizar uma reunião)
  • Criação da agenda
  • Convocação exclusivamente das pessoas (realmente) necessárias para atingir o objetivo definido.

Posteriormente, essa agenda deve ser enviada (no mínimo com um dia de antecedência) a todos os envolvidos, destacando a importância para que todos leiam e estejam cientes dos assuntos que serão abordados.

Em seguida, no dia da reunião, imprima em uma folha A3 essa agenda e cole em um local de destaque no ambiente onde será realizada a reunião. Se possível adote dois papéis centrais para conduzir a reunião: o Facilitador e o Documentador. O primeiro será incumbido de conduzir a reunião, ser o mediador para que todos sejam ouvidos, o foco seja mantido, a agenda respeitada e o objetivo alcançado. O outro será responsável por registrar todas as informações discutidas e controlar o tempo.

Evite conversas paralelas, peça a todos para que, se possível, não atendam seus celulares durante a reunião (se for necessário, eles podem fazer isso se ausentando do local por alguns instantes). Se durante a reunião algum dos assuntos começar a ultrapassar o tempo estipulado e for identificada a necessidade de uma análise maior registre esse ponto e marque outra reunião para isso prosseguindo com os próximos tópicos.

Ao final da reunião, recapitule os pontos abordados, sumarizando as decisões adotadas para cada assunto. Identifique as pendências, seus responsáveis e o prazo para finalizar as mesmas.

Por fim, elabore e envie a ata em no máximo dois dias. Caso contrário, as pessoas terão dificuldades em lembrar tudo que foi dito para validar as informações.

Caso tenha alguma técnica que você e/ou sua equipe utilizam, deixe seu comentário abaixo! 🙂

Boa sorte. E boa reunião para você.

Carolina Souza

Mais artigos deste autor »

Psicóloga (CRP 06/203773) e Especialista em Gestão de Projetos (PMP) atua há décadas no mundo empresarial. Certificada CPRE, SFC, ITIL com profunda experiência nas áreas de Engenharia de Requisitos, Análise de Processos e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Palestrante. Colunista no PTI desde 2013 sempre colaborando com artigos focados no desenvolvimento profissional dos leitores e gerentes de projetos em início de carreira.

Conecte-se com a autora em seu perfil no Linkedin e continue aprendendo sobre como crescer em sua carreira.


2 Comentários

Nathalia Ribeiro
1

Carol,
Parabéns! Seu artigo ficou muito bom, objetivo, o que falta nas reunião de hoje em dia para que tornem produtivas. Obrigada excelentes recomendações!
Abrs,
Nathy

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!