Usabilidade em página de contato

Ao longo do tempo de minha experiência com desenvolvimento web, tenho visto algumas coisas que, na maioria das vezes, são tão simples de serem implementadas em sites, mas que passam despercebidas por até mesmo bons desenvolvedores. Como exemplo, a falta de usabilidade em página de contato, que será o assunto deste artigo.

Hoje, a tendência é a palavra SEO, quando se fala em web ela é a primeira que vem em mente do profissional atual.

Isso é um ponto muito positivo, quem não quer um bom resultado nas buscas orgânicas? O problema é que há uma grande preocupação em tendências competitivas (SEO, W3C, abusar dos efeitos da jQuery, etc.) no qual deixam-se pequenos detalhes importantes para o esquecimento ou então acham que eles não são tão relevantes assim. Engano!

Um detalhe simples que quero chamar sua atenção neste artigo é a colocação do endereço de e-mail em página de contato.

Óbvio! Sim, mas nem todos se preocupam com esse detalhe. E há uma grande quantidade de sites pequenos, grandes e até mesmo sites muito bons com esse problema.

Então, vamos falar sobre o assunto tendo como base princípios técnicos.

Usabilidade: Técnicas que ajudam os seres humanos a realizarem tarefas.  A usabilidade ajuda que esta tarefa seja de forma simples e necessária a ponto de ser eficaz.

Acredito que esta definição seja suficiente para mudar seu ponto de vista sobre o assunto.

Por mais lindo e impressionante que seja seu formulário de contato, sua página deve conter seu endereço de e-mail como alternativa, ou seja, o usuário não deve ser “obrigado” a entrar em contato apenas pelo formulário, pois que segurança tem seu cliente que a mensagem foi realmente enviada?

Ainda há vários fatores que podem impedir o bom funcionamento do seu formulário, bem como servidor SMTP, tipos de arquitetura que o cliente esteja utilizando, sobrecarga no host, etc., e ainda existem muitos que não funcionam por erros de programação.

Saliento ainda que grandes negócios possam ser perdidos por falha de comunicação entre seu cliente e você, devido à prática desse mau costume.

Para finalizar, tente simplificar dentro do possível a interação homem-máquina em seu site, pois contará pontos positivos para seu negócio e satisfação do seu cliente.

E lembre-se da importância de aplicar a usabilidade em página de contato informando seu e-mail como alternativa de contato.

Fonte: Blog Rafael Amaral

Rafael Amaral

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Mestrando em Engenharia de Software pela UFJF – MBA em Administração Estratégica – Analista de Sistemas – PSM – Agilista


4 Comentários

Samej Spenser
2

Aí está um detalhe ao qual não havia atentado! rsrsrs Parabéns pela excelente e elucidativa matéria. Farei a correção em minha página de contatos agora mesmo!
Muito obrigado.
Abraços.

Sérgio Francisco
3

Quando criei a página da minha empresa, retirei o e-mail de contato do site pensando em estreitar o canal gerador de LEADS, pois assim, conseguiria rastrear de onde veio a fonte de tal lead. E para sanar alguns desses problemas citados no texto, uso um script PHP de contato onde o cliente recebe uma mensagem no email dele, confirmando que a mensagem que ele enviou foi recebida pela minha equipe.
Porém, após ler o texto, vi que há sim uma necessidade de divulgação desse email no site. Vai que o servidor fica sobrecarregado e acontece algum erro no envio das mensagens (de confirmação de envio do servidor e a mensagem do lead)..? Melhor prevenir do que remediar!
Parabéns pelo texto! Bem simples e direto!

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