Tecnologia da Informação e Comunicações – Qual carreira seguir?

Motivado por um comentário feito em meu último artigo onde falei sobre o programa de certificação de alguns fabricantes, venho novamente tentar ajudar os caros leitores a responder a um questionamento que sempre me deparo quando converso com jovens e até mesmo com profissionais experientes: Qual carreira seguir na área de TIC?

Posso começar com algo bem evidente, mas que deve ser lembrado. Procure fazer algo que lhe interessa, que lhe estimule como profissional e como pessoa e que você tenha aptidão e paixão. Vemos diversos exemplos de profissionais que passam a vida inteira reclamando de seu trabalho. Boa parte desses casos se deve ao fato de ainda hoje existir profissionais que iniciam suas atividades na área de TIC porque um amigo disse que era “legal”, ou porque viu o vizinho abrir uma empresa de TIC e em 1 ano já anda com carro do ano, ou vários outros motivos.

Não que nenhum desses motivos seja nobre, mas o fato é que estamos cada vez mais nos deparando com “profissionais casuais” na área de TIC. Para que você não seja mais um deles seguem algumas dicas que poderão lhe ajudar em toda sua vida profissional.

Em primeiro lugar é importantíssimo saber se você tem perfil para trabalhar na área de TIC. Para tanto recomendo um teste vocacional. Existem empresas especializadas em realizar testes vocacionais, onde a partir de uma série de questionamentos e testes consegue-se identificar em qual área do conhecimento a pessoa tem aptidão. É claro que existem casos especiais e devemos levar em consideração que habilidades podem ser desenvolvidas.

Após identificar que realmente é a carreira de TIC que seguirá, precisamos identificar qual setor/segmento deveremos investir nosso tempo e conhecimento. E desde já tenha a certeza que para ter uma carreira de sucesso é necessário investir PESADO em cursos, CERTIFICAÇÕES, livros, equipamentos, etc.

Podemos subdividir TIC em 3 grandes grupos de profissionais, que descrevemos abaixo:

  • Infraestrutura: Profissionais que trabalham com o suporte às redes, servidores, segurança e toda a “parafernália” necessária para o funcionamento dos sistemas;
  • Sistemas: Profissionais que tem foco no desenvolvimento e manutenção dos sistemas, desde os operacionais aos aplicativos e de produtividade;
  • Projetos: Área que cresceu muito nos últimos anos e atrai profissionais de outras áreas como administração e engenharia que tenham alguns conhecimentos de TIC.

Para todos os 3 grupos há uma grande demanda de vagas EM ABERTO em todo o Brasil. Isso se deve ao fato de hoje o mercado necessitar de profissionais QUALIFICADOS. Portanto há vagas, mas não existem profissionais qualificados.

Devemos encarar esse fato como uma grande oportunidade e iniciar os trabalhos para ser um profissional qualificado. Certificações, obviamente, são obrigações para todas as funções em TIC. Assim, ao identificar a que grupo de profissional de TIC você pertence ou pertencerá, inicie um planejamento de certificações. Diversas empresas pedem isso aos profissionais, mas não se acomode caso isso não ocorra por parte da empresa. Faça seu planejamento e siga todos os passos.

A motivação é o motor de qualquer tipo de profissional. Assim, busque comemorar cada certificação, cada curso realizado, faça grupos de estudo, peça ajuda a um profissional mais experiente, etc. Todas essas ações visam manter um clima de constante busca pelo crescimento.

Ouço diversos profissionais que não obtiveram certificações justificarem esse fato pela falta de tempo. Sei que nossa rotina nos consome, mas nada melhor que aprender a gerenciar seu tempo. Muitas vezes desprendemos tempo à algo que não nos engrandece ou não traz benefício algum. Procure identificar esses “ladrões de tempo” e utilize ferramentas para organizar melhor seus compromissos. Logo perceberá que há sim tempo suficiente para realizar aquele curso que sempre quis ou precisou e obter aquela certificação.

Além de habilidades que podemos desenvolver através de cursos e obtenção de certificações, outra característica necessária para o profissional de TIC é a vivência ou experiência.

Se estiver começando agora procure algum estágio SÉRIO em empresas do ramo onde possas desenvolver o que está aprendendo na faculdade. Cuidado com falsos estágios que só tiram seu foco daquilo que de fato deveria fazer além de “roubar” seu tempo.

Se já for um profissional da área de TIC procure se envolver com grupos de estudo ou grupos de pesquisa em faculdade/universidades ou desenvolva aquele seu projeto pessoal que sempre quis. Não há nada mais gratificante que ver algo que sempre esteve apenas no “mundo dos sonhos” virando realidade. Além de desenvolver novos projetos, a participação em grupos de estudo/pesquisa nos coloca em contato com diversos outros profissionais que nos dão visões diferentes, alimentando nosso poder de percepção.

A última dica é se manter em alerta e ficar por dentro de todos os eventos relacionados a TIC. Eventos são boas oportunidades pra obter mais conhecimento e aumentar seu network.

Portanto, procure desenvolver suas habilidades e ganhar experiência e assim terá grande possibilidade de se tornar um profissional de alto desempenho. Não se esqueça de manter um grande nível de motivação e busque sempre o apoio daqueles que estão ao seu redor: família, amigos e etc.

Boa sorte a todos e espero vê-los nos eventos, cursos e em grandes empresas de TIC!

Rafael Timbó

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 10 anos de experiência em T.I, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Projetos (MBA) e certificado RHCE, COMPTIA Project, ITIL, MCSA, MCP e IBM Certified Specialist BladeCenter.


14 Comentários

fábio
1

olá
tenho 27 anos e quero fazer curso superior de informática mas estou com uma dúvida que esta fritando meu cérebro qual curso fazer ? gostaria de trabalhar com essas áreas que você menciona no texto. Infraestrutura: Profissionais que trabalham com o suporte às redes, servidores, segurança e toda a “parafernália” necessária para o funcionamento dos sistemas. qual curso você me indicaria o curso de gestão da tecnologia da informação abrange todas essas áreas ? obrigado

Rafael Timbó
2

Olá Fábio.
Infraestrutura é minha área e posso lhe dizer que existem muitas oportunidades.
Sim o curso de gestão de TI é bem abrangente, mas existem cursos mais focados que podem lhe preparar com um foco maior na área de infraestrutura de TI como um Tecnologo em Redes de Computadores. Recomendo também fazer a academia CISCO. Aprenderá MUITO sobre infraestrutura e tecnologia CISCO.
Agradeço o comentário!
Me siga nos Twitter e recomende o artigo a seus amigos!
Rafael Timbó
Twitter: @rafael_timbo
Site: http://www.ouvidoriacoletiva.com.br

fábio
3

vou seguir sua recomendação vou fazer graduação em tecnologo em redes de computadores gostei bastante dessa área.muito obrigado

Guilherme Wicher Santarosa
4

Boa tarde Rafael.
Li os seus dois ultimos artigos e os achei bem esclarecedores e diretos. Tenho algumas duvidas e gostaria de compartilha-las contigo, montei uma grade de certificações a serem tiradas e um prazo maxímo de um ano e meio para consegui-las. Você acha isso possível? Por qual você me endica começar? Sabe onde posso tira-las? O melhor é fazer um treinamento ou estudar por conta propria? E o retorno financeiro é garantido ao termino do planejamento? Obrigado e até mais.
Ps.: Segue lista de certificações a serem tiradas.
70-640 – Win Server 2008 Active Directory Configuration
70-643 – Win Server 2008 Apps Infrastructure Configuration
70-642 – Win Server 2008 Networking Infrastructure Configuration
70-647 – win server 2008 Enterprise administrator
70-236 – Exchange Server 2007 Configuring
70-237 – Exchange Server 2007 Pro: Designing Messaging Solutions
70-238 – Exchange Server 2007 Pro: Enterprise Messaging Administrator
70-680 – Windows 7 configuring
70-685 – windows 7 Enterprise Desktop Support Technician
70-686 – windows 7 Enterprise Desktop Administrator
70-652: TS: Windows Server Virtualization, Configuring
70-659: TS: Windows Server 2008 R2, Server Virtualization
70-669: TS: Desktop Virtualization
70-693: Pro: Windows Server 2008 R2, Virtualization Administrator

joão
5

quais os cursos de prós graduação você recomenda para quem fez redes de computadores.obrigado

Rafael Timbó
6

Olá Guilherme,
Agradeço pelo comentário e vamos às respostas….
1) Montei uma grade de certificações a serem tiradas e um prazo maxímo de um ano e meio para conseguí-las. Você acha isso possível?
Possível é SIM. Mas vai depender de sua experiência atual com as tecnologias relativas a cada prova. Além disso, se houver a necessidade de treinamento para a realização de alguma das provas, demandará mais tempo.
2) Por qual você me indica começar?
Também muito relativo, pois se você já tiver experiência e capacitação necessaria para a realização de alguma prova, poderia começar por ela. Mas segue link com o Curruculum Roadmap da Microsoft que poderá lhe ajudar http://download.microsoft.com/download/a/0/6/a0675804-40a3-4f34-ac64-6de190da822d/ICT_Curriculum_Roadmap.pdf
3) Sabe onde posso tira-las?
Se for necessario a realização de treinamentos, recomendo fazê-los em centro de testes autorizados pela Microsoft que estão listados em http://www.microsoft.com/brasil/certifique/treinamento/centros.aspx
Já as provas são realizadas em centros de teste da Prometric e o processo pode ser realizado no site http://www.prometric.com
4) O melhor é fazer um treinamento ou estudar por conta propria?
Esta decisão está diretamente ligada a seu nível de experiência com as tecnologias. Mas recomendo sempre que possível realizar treinamentos, até porque constantemente são implementadas novas funcionalidades que são abordadas nos cursos oficiais.
5) E o retorno financeiro é garantido ao termino do planejamento?
Lembre-se do que foi dito no final deste artigo. O conhecimento técnico é importante, mas o profissional é feito também de habilidades, portanto se você tiver a experiência necessaria, certificação e habilidades pretendidas, com certeza terá retorno financeiro. Mas procure ver a questão salarial como consequencia da criação e manutenção de sua imagem como profissional.
Espero ter esclarecido suas dúvidas!
Rafael Timbó
@rafael_timbo

Rafael Timbó
7

Olá João,
Existem diversos cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas ligadas a TIC.
Faça uma análise de seu perfil profissional e de suas aspirações para o futuro, pois você pode optar por exercer funções de consultor, docente, entre outros.
De forma geral posso recomendar cursos ligados as áreas de gestão de projetos, mídias sociais, inteligência artificial, segurança da informação, governança de TI e informática aplicada.
Atenciosamente,
Rafael Timbó
@rafael_timbo

Rafael Timbó
9

Olá André!
Agradeço o contato.
Em breve vou escrever mais artigos.
Atenciosamente,
Rafael Timbó
@rafael_timbo

Douglas juan
10

Fala Rafa..Eu to fazendo análise e desenvolvimento de sistemas.
Eu estava focado em ir pra área de programação, tava estudando java e c#….Mas infelizmente a área de programação é muito de QI (quem indica), e pede experiencia até pra estagiário.Há e faço estágio em suporte técnico na Gama filho..E vejo que a area de infra é mais facil para entrar no mercado..ja perdi ótima oportunidades por não ser ligado a area de infra…
Bom vamos as questões..
Quero focar somente em infra…atualmente sei quase nada, ou seja quero adquirir conhecimento atrvés de cursos, especializações e livro..Quais voce me indica?? sou do RJ lembrando;
O que estudar…Quero aprender servidor e redes, suporte ao site…E certificações..quais?

Anderson Costa
11

Olá Rafa, tenho 18 anos e gosto muito de tecnologia principalmente computadores, por onde você acha que devo começar antes de buscar uma qualificação especifica ? faculdade de TI curso técnico ? me ajude por favor
Agradeço a atenção

Rafael Timbó
12

Caro Douglas Juan,
Entendo que inicialmente ficamos um pouco sem saber que rumo pegar, mas recomendo não procurar “caminhos mais fáceis”.
Saiba que as contratações por indicação lhe dão apenas a oportunidade de mostrar seu potencial. Desta forma deverá sempre estar preparado para as oportunidades.
Se quer trabalhar com infraestrutura recomendo cursos de formação da CISCO para aprender “tudo” sobre network. Além disso deverá estudar sistemas operacionais (Microsoft Windows Server e Linux) no minimo.
Sucesso!

Rafael Timbó
13

Olá Anderson,
Se realmente gosta de tecnologia já pode iniciar um curso de graduação de Ciências da Computação ou similares. O mundo acadêmico lhe abrirá várias portas e no decorrer do curso se identificará com alguma área dentro da T.I.
Sucesso!

Carlos Diego
14

Boa tarde Rafael.
Tenho 27 anos sou formado em ciências da computação porém não tenho nenhuma certificação. Trabalhei em 2 estágios na área, um deles no BRADESCO na área de engenharia de redes projetos backbone durante 1 ano mas não fui efetivado. Hoje não sei qual área seguir; se em redes na qual tenho a experiência do estagio ou desenvolvimento na qual nunca trabalhei, não sei qual tenho mais vocação. Penso em certificação cisco, ou html ou ERP mas tem muitas outras o que devo fazer? Obrigado!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!