Cinco softwares livres que todo mundo deveria usar

Por que pagar por programas (ou usar métodos ilícitos!) se existem alternativas gratuitas em que podemos trabalhar tão bem quanto?

Quando formato uma máquina para amigos ou parentes sempre instalo alguns programas que uso e recomendo para todos. Esses programas certamente serão usados pelos usuário e basicamente se enquandram em duas categorias: A primeira é a dos softwares baseados em um outro famoso no mercado. Contudo, prefiro os que serão citados pela sua facilidade de uso ou ferramentas extras (além do fato de serem gratuitos, é claro!). A segunda categoria enquadra programas com recursos claramente inferiores às versões comerciais, mas que são mais do que adequadas para o uso diário de quem não é um profissional da área, ou seja, quando não é necessário realmente investir em algo profissional, uma ferramenta para “quebrar um galho”.

Os cinco programas que recomendo são:

1. VLC Media Player

No topo da minha lista coloco o  VLC media player. Esse player toca praticamente todos os formatos de vídeos e audio. Se o VLC não roda um vídeo, então nenhum outro programa vai rodar! Esse software é uma resposta para todos aqueles erros do Media Player sobre codecs não encontrados e outros erros. E o melhor: o VLC não só toca todos os formatos, como faz isso bem! É um dos programas mais bacanas que você instalará na sua máquina, seja ela um Windows, Linux ou Mac. Vale a pena!

2. Irfanview

O próximo da lista é um visualizador de imagens e pequeno editor, o Irfanview. Definitivamente o melhor visualizador atual! Mas certifique-se de baixar os plugins. Você poderá ler tudo, desde arquivos .TXT, arquivos antigos da Kodak de formato .kdc e formatos da Adobe. Ele poderá até tocar uma grande quantidade de formatos de vídeos e músicas. Contudo, é melhor instala-lo antes do VLC, para que os arquivos de vídeo e áudio sejam abertos primeiro pelo VLC que é próprio para isso. Esse programa também lhe permite fazer pequenas alterações em fotos.

3. ImgBurn

Para aqueles que gostam de trabalhar com imagens ISO e precisam criar essas imagens de um jeito fácil e simples, o ImgBurn é o utilitário que você precisa. Esse é um tipo de programa que você não sabe que precisa até que comece a barixar ou upar aquivos ISO. Esse programa lhe permite trabalhar de maneira simples e faz a maioria das configurações automaticamente, sem com qe você precise se preocupar.

4. OpenOffice

Se você não pode pagar por uma versão do Microsoft Office, o Open Office lhe servirá bem. Esse pacote sofreu uma série de melhorias e atualmente uso-o para me ajudar na escrita de vários de meus artigos. Realmente fiquei impressionado com a série de recursos e funcionalidades que foram adicionados e tenho certeza que a maioria dos que estão aqui lendo essa coluna também ficariam. O seu processador de textos é tão bom quanto o da Microsoft e eu só adicionaria uma observação para o trabalho com planilhas, que não são assim tão boas para se trabalhar com quantidades abusivas de dados – mas como poucos utilizam tantos dados em seus computadores pessoais, isso não é um grande problema.

5. Audacity

Finalmente, o último, mas não menos importante, software a ser recomendado, é o  Audacity, um editor de sons. Seja você um amador ou profissional e já precisou de trabalhar um som – para corta-lo ou fazer outro tipo de alteração simples, que não necessite um programa profissional, utilize esse programa! Ele é simples e fácil de usar e leva apenas alguns minutos para realizar alterações. Funciona em todas as plataformas e é pequeno, podendo ser baixado em situações de emergência.

E você, usa algum programa dessa lista? Adicionaria algum? Comente!

Texto traduzido com adaptações de PCMAG.

Gabii Fonseca

Mais artigos deste autor »

Gabriella Fonseca Ribeiro tem 21 anos e cursa Sistemas de Informação. Trabalha com desenvolvimento, pesquisa e otimização de websites - SEO, marketing digital, redes sociais e comunicação interativa. || www.eufacoprogramas.com


12 Comentários

Marcelo Ribeiro de Almeida
1

Muito legal seu artigo Gabriella !
Sobre o VLC, é um player gratuito que toca tudo, quando outros famosos não tocam, ou precisam de codec packs e talz.
O Audacity é outro excelente software gratuito para tratamento de audio. Ele é fácil e intuitivo. Com ele eu gravo voz, faço mixagens, adiciono efeitos e exporto para diferentes formatos.

É sempre bom lembrar á comunidade digital sobre os softwares gratuitos… e bons !

millemiglia
2

Adicionaria pelo menos mais cinco softwares: BurnAware Free para gravação de cds/dvs, o EASEUS Partition Manager Free para trabalhar com particionamento de disco (caso o usuário queira instalar mais de um SO na mesma máquina), o Notepad++ como um excelente substituto (freeware) para o Bloco de Notas, o Foxit PDF Reader como leitor de arquivos PDF e o uTorrent para baixar arquivos .torrent. Isso tudo para Windows.

Se fosse fazer a mesma listagem para Linux, seria: 1) VLC, para repraodução de vídeos; 2) Audacious, como player de música (não gosto do Banshee nem do Rhytmbox); 3) Audacity, para edição de som; 4) GnomeBaker, para gravação de cds/dvds (não sou muito fã do Brasero); 5) AcetoneISO, para trabalhar com arquivos ISO; 6) Gnome-Commander, gerenciador de arquivos com dois painéis; 7) Ailurus, para gerenciamento do sistema; 8) Pinta, editor gráfico; 9) Deluge, para baixar arquivos .torrent (acho o Transmission muito lento) e 10) Foxit PDF Reader, leitor de PDF mais leve que o Adobe Acrobat Reader.

@gabii_fonseca
3

Obrigada, Marcelo. E Mille, você lembrou bem: O Notepad++ tinha mesmo que ter entrado na lista, é muito bom e como desenvolvedora web, uso demais para editar pequenos trechos de código, sem perder a identidade visual da linguagem com que estou trabalhando.

israel
4

minha lista

7zip, media player classic, sumatra pdf, notepad++, virtualbox, pyscripter, libreofffice, gimp, inkscape

agora nao lembro de nenhum outro que use na “minha pc”

Bruno
6

Para os desenvolvedores que usam o MySql como opção livre… sugiro o uso do HeidiSQL como client gratuito para se trabalhar com este maravilhoso banco de dados.

Abraços Gabi!

Anderson
7

Boa lista.
Só um adendo: O título diz 5 Softwares Livres

Mas são 3 Software Livres (VLC, OpenOffice e Audacity) (tem códigos abertos e permitem redistribuição tanto dos binários quanto dos fontes)

e 2 Freewares (ImgBurn e Irfanview) que são apenas gratuitos mas sem código fonte disponível.

@scott_ganz
8

Resumo: CCleaner , VLC media player, WinRAR, Notepad++, OpenOffice e MSN Plus!. Indispensável para qualquer um os demais pra Windows e pessoas com computadores de menos capacidade / mais usados.

Notepad++ é útil (ainda mais com os plugins), mais voltado a programadores e curiosos. Pode-se dizer adeus ao seu antigo bloco de notas.

WinRAR para descompactar qualquer tipo de arquivo, até mesmo alguns em java.Possui vários outros programas que foram programados para funcionar pro WinRAR.Famoso por ter lançado a extenção *.rar, tem algumas dúvidas sobre ser totalmente gratuito, fato que nunca me encomodou ou me impediu de fazer alguma coisa.Existe uma eterna briga com seu rival 7zip. Quem gosta de um não usa o outro quem usa um não usa o outro, nada como uma boa rivalidade de poder intelectual ;)

Para fazer aquela limpeza ou manutenção básica sem precisar de nenhum conhecimento? CCleaner (versão paga dispensável)

Para os usuários mais avançados e que querem algo mais voltado a otimização do sistema, lhes apresento ASC , Advanced SystemCare!Ele possui diversas ferramentas como Turbo Boost, Fast Clean e Deep Clean que possuem funções de procurar pastas vazias, atalhos corrompidos, scan rápido de malware dentre outros. Um verdadeiro médico com especialização em Windows.

Vale pesquisar sobre ele e os outros produtos da mesma empresa como o GameBooster, que é bom, mas varia de acordo com o PC e o jogo, é uma mão na roda se você estiver tendo algum probleminha com algum jogo, ele não faz milagres e caso o jogo já rode normalmente a diferença será imperceptível.

E por último o MSN Plus! quem não conhece ira se surpreender com a quantidade de coisas a se fazer, qualidade de aspecto visual sem falar da segurança de poder salvar tudo o que você deseja de forma online, antes apenas de forma local.

(Bonus quem leu tudo)
Uma dica pra queles que não tem tempo/paciência pra ficar atrás de “pirataria” ou tutoriais de Photoshop e CorelDRAW. Existe Paint.net um quebra-galho, bem fácil para editar e criar.

Alan Vieira
10

Uso o audacity, é realmente muito bom, pra quem precisa de um mini estúdio gratuito ele é excelente! Grava até oito pistas, e baixando um plugin, exporta para mp3.

Oscar Nogueira Neto
11

Pô,

não sou usuário de Windows a algum tempo, mas concordo com 4 dos 5 softwares listados. Especialmente com o VLC. Uma excelente plataforma para visualização de vídeos.

O único software que não concordo é com o Open Office. Se você é um usuário padrão da suite Office, eu até entendo que ele vai atendar às suas necessidades, porém para qualquer usuários mais avançado, especialmente do Excel, vai sentir falta de muitos recursos, sem contar na usabilidade, que não é tão simples quanto no pacote da MS.

Se existe um software na Microsoft que vale a pena ser comprado, o Office é o cara. Tanto faz se estivermos falando de WIndows ou Mac.

Abraço e parabéns pelo texto.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>