Motivadores Green IT para empresas. Veja por que as empresas precisam de você

Olá, tudo bem?

Como prometido no último post, hoje vamos falar sobre os Motivadores da Green IT.

Assim como eu, você também convive durante toda sua vida com desejos e aspirações. Independente de qual anseio tiver, podemos dividi-los em duas grandes categorias: os desejáveis e os obrigatórios, ou seja, dois grupos de motivadores oriundos de duas vertentes. Então, assim como você, as empresas também possuem seus motivadores para TI Verde classificados nessas duas categorias.
motivadores-green

1. Motivadores Desejáveis

Começamos então por aquilo que é desejável, ou seja, procedente exclusivamente de uma vontade da organização. Dentro dos desejáveis temos os motivadores de negócio e os motivadores ambientais. Os motivadores de negócio, ligados diretamente aos custos da empresa, são relacionados aos projetos de TI Verde com foco na redução de energia, data center otimizado, cloud computing, etc.

Estudos apontam que o setor de TI é um grande consumidor de energia, portanto, torná-lo mais verde pode reduzir consideravelmente os custos. Segundo a Global e-Sustainability Initiative, com a implantação da Greent IT, indústrias podem economizar 800 bilhões de dólares em custos de energia até 2020.

Já os motivadores ambientais estão ligados com a preocupação da empresa no impacto ao ambiente. Um exemplo para gerenciar esses impactos é a chamada “Compra Verde”. Como em todo negócio, sempre existe a necessidade de comprar algo. Seja um computador, switch, servidores, enfim. O comum nesse processo é analisar o espaço em disco, memória, número de portas do switch, etc. Porém, além disso, devemos analisar se algum desses componentes contém alguma substância nociva para a natureza. Como o cádmio, por exemplo.

A TI verde destaca a preocupação com aquisição de produtos que tenham seu ciclo de vida ecológico, ou seja, boas práticas e cuidados que devemos ter na compra de produtos. Temos que ficar atentos, por exemplo, para que o próprio fabricante faça o descarte adequado de insumos, que seja feita a aquisição de produtos biodegradáveis, sem Cádmio (Cd), Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb) ou outras substâncias cancerígenas. Estas são algumas das boas práticas da TI verde.

Motivadores verdes desejáveis

2. Motivadores Obrigatórios

Nosso último ponto é o motivador obrigatório, ou seja, aquele que envolve regulamentações, normas e leis. Oriundas de governos e grupos ao redor do mundo, as regulamentações tem como foco proteger a natureza através de leis que determinam diversas regras que as organizações estão sujeitas a cumprir, estando aderentes a tudo que foi estabelecido por lei.

Os principais regulamentos em vigor hoje são: REACH, RoHS E Cap And trade. (Dica: Os três são abordados na prova de certificação – Green IT Citizen).

Devemos encarar as normas como uma forma de mudar a cultura das organizações, pois para todos nós é difícil mudar hábitos, então, é importante que tenhamos as regulamentações bem claras a fim de servirem também de apoio na implantação de novas políticas. Não podemos esquecer que nosso papel como certificado Green IT Citizen é ter uma visão clara de cada um desses motivadores.

Devemos ter consciência que estão neles a origem do nosso trabalho e que cada um, quando bem trabalhado, pode trazer inúmeros benefícios para a organização. Nosso próximo post será sobre o Tripé da Sustentabilidade (Triple bottom line).

Um abraço!

Róger Marroni

Mais artigos deste autor »

Fundador do site Academia da TI |
http://academiadati.com.br
Instrutoria nas certificações ITIL® v3 | COBIT 4.1 | Green IT Citizen |
Autor do ebook Green IT Citizen - O Guia Rápido e Fácil


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!