Minha TI está um caos: Alguns livros que podem te ajudar!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá Caro leitor!

No último post demos sobre algumas dicas para lhe ajudar a fazer mudanças na área de TI, ele está acessível aqui. Somos “consumidos” pelo dia-a-dia e quando percebemos nosso trabalho se resume a apagar incêndios e não tiramos o tempo para “pensar”, ou planejar as coisas. Uma boa prática para “arejar” a mente é sair do ciclo vicioso do dia-a-dia e fazer algo diferente, como um treinamento, ou então uma solução mais barata e muito boa por sinal que é a leitura de livros, que lhe dão benchmarks das práticas do mercado e o caminhos das pedras. Complementando o post anterior, vou falar neste post sobre algumas publicações que já li e recomendo fortemente.


Implantando a Governança de TI

Este livro é muito interessante para quem deseja conhecer as práticas de mercado em se falando de TI. Ele fala resumidamente sobre cada framework, sem muitos detalhes, mas é um bom começo. Ele dá um direcionamento sobre como fazer um planejamento de TI e traz algumas cases também. Recomendo muito.

Imp_gv_TI

TI Inovar e Mudar

Este livro é muito interessante para quem está estudando o ITIL e precisa entender na prática como os processos podem ajudar no seu dia-a-dia. A idéia do livro é muito bacana, pois ensina através da história. Ele fala do Sr. Jorge, um gerente de TI que está tendo muitos problemas na sua TI e também em casa….A certa altura ele contrata um consultor de TI para lhe ajudar nas mudanças que precisam ser feitas, aí a história se desenrola.

T_I__MUDAR_E_INOVAR_1271106972P

Implantação de Help Desk e Gestão de Help Desk

Na minha humilde opinião o help desk/service desk é a base para que uma TI entregue valor para seus clientes/usuários internos. Estes livros foram escritos por uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, o mestre Roberto Cohen, o qual tive o prazer de conhecer na conferência HDI em 2011. O primeiro livro ele aborda como implementar um service desk, e no segundo livro fazer a sua gestão. Quer um caminho mais fácil para implementar/melhorar seu service desk e fazer a gestão? Estes livros são obrigatórios.

Livros_Roberto_Cohen

O verdadeiro valor de TI

Este é um livro de cabeceira. Em minha opinião este livro é obrigatório para qualquer profissional de TI nos dias atuais. A TI está cada vez mais complexa e é estratégica para a maioria das organizações. Precisamos entregar valor para o negócio, fazendo  melhor com o orçamento que temos. Tão importante quanto fazer é comunicar o valor que a TI gera para o negócio. O livro traz o caminho das pedras para sair de uma TI reativa para entrega de valor.

o_verdadeiro_valor_de_ti_big2

E você, já leu os livros que citei? O que achou? Quais outros livros você recomendaria a leitura?

Um grande abraço e até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


1 Comentários

Eduardo Costa
1

Muito bom artigo Emerson! Para mim será de grande valia ler alguns desses livros. Estava pesquisando sobre algum tipo de leitura que pudesse me ajudar profissionalmente…e pelo visto achei! Obrigado!

Abs!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">