Conheça a fundo a Virtualização e VMware – Parte 2

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Antes de continuar, caso ainda não tenha lido, leia a parte 1 desta série.

Vmware vSphere

Com o vSphere é possível gerenciar grandes estruturas de TI. Ao utilizar esta ferramenta você poderá controlar e gerenciar toda a complexidade de um departamento de infra tornando o processo fácil, pratico e ágil.

O Vmware vSphere é composto por: Virtualização, Gerenciamento e interface.

layers

Camada de Virtualização

A camada de virtualização do VMware se divide em serviços de infraestrutura e serviços de aplicativos.

Serviços de infraestrutura é a camada que atua diretamente no uso do hardware, como processamento, memória, rede, armazenamento e etc.. Nesta camada encontramos os seguintes itens:

 – Compute services: Este serviço é responsável por coletar todos os recursos computacionais dos servidores que estão com o VMware e a partir dai entregá-los para que sejam usados pela virtualização.

 – Storage services: Este service permite o uso de um conjunto de tecnologias que facilitam o uso e o gerenciamento de um storage.

 – Network services: O VMware conta com este serviço para melhorar e simplificar a administração de uma rede para ambientes virtuais, com ele a complexidade de uma rede física se torna bastante simples e eficaz.

Ja os serviços de aplicativos consiste em prover às aplicações toda uma estrutura de alta disponibilidade, segurança e escalabilidade. Um exemplo destas tecnologias são as features: HA e Fault Tolerance.

Camada de gerenciamento

Na camada de gerenciamento se encontra o vCenter, ele é o responsável pelo gerenciamento de toda sua estrutura virtual.

Camada de interface

A camada de interface é a camada por onde os usuários podem acessar o ambiente vSphere, atualmente é possível acessar pelo vSphere Client ou pelo vSphere Web Client que se trata de um client web que contém todas as funções do client convencional. Também é possível acessar via comandos ou via SDKs para aqueles que desejam desenvolver aplicativos compatíveis com o VMware.

Componentes e Features do VMware vSphere

O Vmware vSphere possui uma gama muito grande de features e aplicações que irão lhe auxiliar no gerenciamento da sua estrutura, na lista abaixo seguem as principais:

 – VMware ESXi
Sistema operacional da VMware que é instalado nos servidores físicos. Com ele é possível abstrair processador, memória e armazenamento dos servidores físicos para serem entregues aos servidores virtuais.

 – VMware vCenter Server
O ponto central para a configuração, provisionamento e gerenciamento de ambientes virtualizados de TI. Ele oferece serviços essenciais para o data center, como controle de acesso, monitoramento de desempenho e gerenciamento.

 – VMware vSphere Client
Uma interface que permite que os usuários se conectem remotamente a vCenter Server ou ESXi a partir de qualquer PC com Windows.

- Vmware vSphere Web Client
Uma interface Web que permite que os usuários se conectem remotamente a vCenter Server a partir de uma variedade de navegadores e sistemas operacionais.

 – VMware vSphere SDKs
Recurso que fornece interfaces padrões para o VMware e soluções de terceiros para acessarem o VMware vSphere.

 – vSphere Virtual Machine File System (VMFS)
Um sistema de arquivos de alto desempenho para máquinas virtuais ESXi.

 – vSphere Virtual SMP
Permite que uma única máquina virtual possa utilizar vários processadores físicos simultaneamente.

 – vSphere vMotion
Permite a migração “a quente” de máquinas virtuais de um servidor físico para outro com zero downtime, possibilitando uma disponibilidade do serviço contínuo e integridade da transação. Migração com vMotion não pode ser usado para mover as máquinas virtuais de um datacenter para o outro.

 – vSphere Storage vMotion
Permite a migração de arquivos da máquina virtual a partir de um datastore para outro, sem interrupção do serviço. Você pode colocar a máquina virtual e todos os seus discos em um único local, ou selecionar locais separados para o arquivo de configuração da máquina virtual e cada disco virtual. A máquina virtual permanece no mesmo host durante o Storage vMotion.

Migração com Storage vMotionpermite move os discos virtuais ou arquivo de configuração de uma máquina virtual para um novo datastore enquanto a máquina virtual está em execução. Migração com Storage vMotion permite que você mova o armazenamento da máquina virtual sem qualquer interrupção na disponibilidade da máquina virtual.

 – vSphere High Availability (HA)
Uma característica que proporciona para as máquinas virtuais alta disponibilidade. Se um servidor falhar, as máquinas virtuais afetadas são reiniciadas em outros servidores disponíveis, que têm capacidade de reposição.

 – vSphere Distributed Resource Scheduler (DRS)
Aloca a capacidade de computação de forma dinâmica através de pools de recursos de hardware para máquinas virtuais. Esse recurso inclui gestão (DPM) de recursos de energia distribuídos que permitem um data center reduzir significativamente o consumo de energia. Com este recurso, o balanceamento de carga é feito de forma automática.

 – vSphere Storage DRS
Com este recurso é possível realizar o balanceamento de carga no storage bem como no I/O de forma dinâmica. Inclui recursos de gerenciamento que minimizem o risco de maquinas virtuais ficarem sem espaço em disco e os riscos de gargalos de I/O que retardam o desempenho das máquinas virtuais.

 – vSphere Fault Tolerance
Fornece disponibilidade contínua, protegendo uma máquina virtual com uma cópia. Quando esse recurso está ativado para uma máquina virtual, uma cópia secundária da máquina original é criada. Todas as ações efetuadas na máquina virtual primária também são aplicados para a máquina virtual secundária. Se a máquina virtual primária ficar indisponível, a máquina secundária torna-se imediatamente ativa.

Não esqueça de ler a parte 1 desta série!

Bom pessoal é isso! No próximo post eu falarei de cada camada mais a fundo, detalhando uma a uma.

Abraços

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">