Você realmente precisa de um diploma para fazer uma Carreira Em TI?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

É claro que uma faculdade de renome irá ajudar em sua carreira profissional, principalmente no Brasil, onde ter um diploma de graduação ainda é tido como obrigatório para o alcance de certos níveis salariais.

A questão é que este diploma não será o suficiente para o sucesso em sua carreira de TI (e em qualquer outra carreira, IMHO). O que percebo atualmente é a valorização, pelas empresas, das certificações (emitidas por entidades confiáveis) que fornecem aos alunos o conhecimento focado e concentrado em determinada tecnologia ou área de conhecimento.

Certificações são importantes, mas uma carreira de sucesso é o resultado de muitos fatores e decisões. Meus conselhos para quem deseja obter sucesso em TI são:

Tenha paixão pela área

A tecnologia de hoje estará obsoleta em alguns anos. Seu arcabouço de conhecimentos irá mudar constantemente. Tenha ciência também de que tudo o que você criar não terá uma vida longa. Já fui desenvolvedor de sistemas e olhando para o passado, posso afirmar com quase absoluta certeza de que todos os sistemas que criei não existem mais devido à mudança de tecnologia ou mudanças no negócio das empresas.

amor-carreira-tecnologia-computador-informatica

Isto me desmotiva? Claro que não! Estes sistemas foram importantes na sua época e contribuíram muito para o sucesso das empresas que os utilizaram. Quando passei a trabalhar com infraestrutura, implementei datacenters inteiros que hoje não existem mais devido à obsolescência dos equipamentos e tecnologias. Fiquei desmotivado? Não! Eles foram primordiais para a competitividade das empresas que os utilizaram. O profissional de TI deve estar preparado para este ciclo de construção, destruição e renovação de seus conhecimentos e criações. Esta é a regra do jogo. A paixão pela área irá transformar este ciclo em algo motivacional para você.

No início de sua carreira não busque um bom salário e, sim, boas empresas

Nesta fase o importante é ter contato com as melhores práticas e com a excelência. Isto formará a sua competência como profissional e lhe dará condições para uma carreira de sucesso. Antes de iniciar minha carreira em TI eu era bancário. Larguei o banco e fui trabalhar como estagiário em TI ganhando 5 vezes menos. O expediente era de 6 horas por dia, mas eu trabalhava 10 horas por dia com um sorriso no rosto, pois esta empresa era um centro de excelência.

caminhos-mercado-carreira

Já como programador de computadores e trabalhando em uma empresa de renome com mais de 5.000 colaboradores, recebi uma proposta para ganhar um salário 2,5 vezes maior em uma empresa pequena com 10 colaboradores para fazer a manutenção do único sistema da empresa. Aceitei? Não! A oportunidade de ter contato com novas tecnologias e de crescimento profissional na empresa atual era muito maior.

Conviva com outros profissionais que também cultuem a excelência

Afaste-se daqueles que só reclamam e que enxergam tudo de forma negativa. Lembro especialmente de 2 pessoas que ajudaram a forjar o meu lado profissional. Um deles, gerente de projetos de TI, sempre me falava: “você pode fazer melhor do que isto“. O outro, gerente de sistemas, me disse uma frase uma única vez e que mantenho sempre em minha mente: “Já que você vai investir tempo nesta atividade, faça-a da melhor maneira possível“.

equipe-desafio-quebra-cabeca-puzzle

Dizem que se conselho fosse bom, vendia-se. Mas aqui eu quis expor a minha opinião, o que me fez evoluir em minha carreira como Profissional de TI e espero poder ajudar aqueles que estão iniciando nesta área sempre tão promissora.

Concorda? Discorda? Deixe sua opinião abaixo :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

SERGIO SANCHEZ

Mais artigos deste autor »

Executivo Sênior de TI com +30 anos de experiência em empresas de grande porte (Halliburton, Accenture, Brahma, Grupo H. Dantas, Novartis, Nestlé, Aspen Pharma), atuando como Gerente de Projetos, Gerente de TI e CIO / Diretor de TI.


8 Comentários

Izaac Baptista
1

Parabéns pelo texto, concordo e muito na questão de nos aproximarmos de gente que quer sempre o melhor de nós. Quase desisti da carreira de TI de tanto ouvir falarem mal dela, mas continuo firme, trabalho na área de suporte em horário comercial, e a noite estudo redes de computadores, e aos finais de semana estudo programação. Procuro sempre melhorar meu inglês, leio artigos, aprendo técnicas e ferramentas novas, procuro cada vez mais aperfeiçoar meu relacionamento com o cliente e com o usuário final. Creio que não me arrependerei daqui alguns anos quando olhar para trás.

SERGIO SANCHEZSERGIO SANCHEZ Autor do Post
2

Izaac, obrigado pelo comentário. Não desista. É possível sim, ganhar um bom salário na área de TI mas é preciso se destacar da multidão e para isto, além das dicas acima, é necessário que você tenha uma pós-graduação em uma faculdade de renome e também fluência em inglês. São investimentos que serão importantes para a sua pessoal e também profissional. Em breve irei postar novos artigos sobre crescimento profissional

sylvio lia
4

Com toda certeza concordo com o senhor.
A parte de ser forjado pelo ato de seguir somente aqueles que lhe trazem conhecimento de fato é a chave. Estou bastante identificado com seu texto, parabéns e mais uma vez muito obrigado.

SERGIO SANCHEZSERGIO SANCHEZ Autor do Post
5

Thiago Augusto Borella, obrigado pelo comentário. Fique de olho, em breve irei postar novos artigos sobre crescimento profissional.

SERGIO SANCHEZSERGIO SANCHEZ Autor do Post
6

Sylvio Lia, obrigado pelo comentário. Procure um mentor que tenha bastante experiência em sua área de atuação. Não tenha medo de pedir conselhos. Tenho certeza que ele gostará de lhe ajudar. Fique de olho, em breve irei postar novos artigos sobre crescimento profissional.

Juliana
7

Sérgio, ótimo texto e conselhos! Estou animada com a carreira de TI!
Gostaria de saber a sua opinião, se possível claro, estou no último semestre de ADM e estudo programação através de plataformas como o alura, udemy.. ainda estou tentando me identificar com uma área exata no TI. Alguma dica? Estou no caminho certo? Acha viável investir numa pós graduação em alguma área próxima ao TI? Obrigada!

SERGIO SANCHEZSERGIO SANCHEZ Autor do Post
8

Juliana, boa noite. Obrigado pelo comentário. Minha opinião é que se você trabalhar com TI em empresas de renome, o que você estudou na faculdade (Adm, Economia, Letras, etc) terá pouca importância. Trabalhar em grandes empresas irá lhe conferir o status inicial de ser uma boa profissional. O problema de não ter uma faculdade em TI é que será impossível você fazer algum concurso público para a área de TI pois todos os editais pedem formação nesta área. Estudar via WEB (Alura, etc) é uma realidade atual. O importante é você conseguir um estágio assim que se sentir preparada. Como você sabe, TI possui várias especializações. Escolha a que despertar a sua paixão. Eu apostaria na área de analista/cientista de dados. É uma área promissora que lhe deixará mais próxima das áreas de negócio da empresa, lhe dará mais visibilidade interna e diversas possibilidade de progressão profissional. Faça no mínimo uma pós (se possível faça 2) em uma instituição de renome. Boa sorte.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">